terça-feira, janeiro 14, 2014

Piadina integral ou Wrap


Eu adoro comer wraps, que nada mais é do que uma massa bem fininha que dá para colocar um recheio e comer rapidinho! E daí que nem sempre encontro a tal massa pronta para vender no supermercado e veio na minha cabeça, de tentar fazer a piadina! Piadina é um pão italiano que não necessita fermentação e super rápido de fazer. Com esta massa da piadina, dá para fazer: wrap (para isto basta deixar a massa bem fininha) enrola em círculos, burrito (pão tipo tortilla com recheio no estilo mexicano), pizzas em tamanho individual... mil opções! 

Resolvi fazer esta piadina para tentar substituir a tal massa pronta que compro e surpresa: FICOU DELICIOSA!! Confesso que não ficou devendo em nada a massa industrializada, com o beneficio de ser mais saudável (pois sei os ingredientes que leva e não tem conservantes nenhum!), além de ser mais barato! ;-) Fiz na versão integral para aumentar as fibras e torná-la um pouco mais light e saudável, mas fique à vontade para fazer a versão tradicional (com farinha de trigo) que fica tão boa quanto!! Imperdível!


Receita adaptada da querida Rita Lobo
Ingredientes (rende 07 porções):
- 03 xícaras de farinha integral (se quiser a tradicional, basta usar farinha de trigo normal);
- 01 e ½ colher de chá de sal;
- 01 colher de chá de fermento químico em pó (aqueles de fazer bolo mesmo!!);
- 02 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 01 ¼ xícara de leite (usei semidesnatado);

Como preparar:
Numa tigela coloque a farinha de trigo integral, sal e fermento. Misture com um garfo e faça um buraco no meio. Adicione o azeite no centro e vá misturando aos ingredientes secos. Coloque o leite aos poucos, vá acrescentando e misturando e seguindo este processo até que forme uma massa homogênea, fácil de trabalhar e faça uma bola. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, sove bem a massa por apenas 03 minutos. Divida a massa em 07 partes iguais (cada um ficou com cerca de 15 X 18 cm). Separe cada parte e abra a massa com auxilio de um rolo, formando o formato que desejar... Se for utilizar para pizza, faça redonda, mas eu resolvi abrir a massa no formato quadrado e fazer wraps!

Abri todas as massas separadamente e assei apenas as que fui comer no dia. Para assar, leve uma assadeira antiaderente para fogo alto, deixe aquecer bem, então diminuir o fogo para brando e coloque uma massa para assar. Faça furos com um garfo. Quando a massa começar a ficar com bolinhas escuras (algo em torno de 02 minutos), vire para o outro lado e deixe cozinhar novamente por 02 minutos.


 Com as outras que sobraram, resolvi congelar!  Para isto, coloquei num pote plástico com tampa seguindo a ordem: 01 wrap e 01 folha de papel alumínio ou papel manteiga alternadamente para que nenhuma delas grude nas outras. Para utilizar, basta retirar do freezer uns 10 minutos antes e assar da mesma maneira!

O recheio escolhido no dia foi: alface, atum em água escorrido e misture com 02 colheres de sopa de queijo cottage! Nossa, ficou delicioso e super leve! Sabe aquela refeição que alimenta, mas não pesa no estômago? ;-) Já estou providenciando um estoque de piadina/wrap  integral lá para ter sempre congelada e ir variando  os recheios! A-M-E-I! Se quiser pode fazer vegetariano também, basta substituir o atum por cogumelos, queijo com tomate... Quero tentar fazer também fazer uma versão sem glúten, vamos se funciona!

E você já conhecia a piadina ou wrap?



Beijos e ótima semana! 

3 comentários:

  1. A cor da massa é bem diferente da original, mas parece ser bem bom a tal da piadina. Só experimentando pra saber.

    Baby Back Ribs

    Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Assa no forno?? ou na frigideira tipo na foto.. não ficou claro...

    ResponderExcluir
  3. Assa no forno?? ou na frigideira tipo na foto.. não ficou claro...

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.