quarta-feira, maio 11, 2011

Caldo de legumes básico!

Oi pessoas!
Hoje resolvi postar uma receitinha básica, que todo cozinheiro deve fazer para servir como base para outros pratos.  Hoje vamos fazer do caldo de legumes. Sei que com inúmeras ofertas de caldo prontos nos supermercado ao nosso alcance , e como dona de casa reconheço o quanto é difícil “e a lei do menor esforço” tende a nos absorver. Muitas vezes pensamos : "para que fazer um caldo de legumes para elaborar um risoto ou uma sopa e ter todo o trabalhao de um caldo ainda?" Pense bem !
Esse caldo de legumes (que pode ser de frango ,carne) quando caseiro tem um gosto muito melhor, além do que toda cozinheira que se preza, procura utilizar caldinho caseiro, porque faz toda diferença no prato (além da menor quantidade de sódio em relação aos caldos industrializados), dai escolhi preparar o caldo de legumes confesso que pela praticidade! É bem simples mesmo, você não vai acreditar!!
Antes
Depois 
Ingredientes:
- 02 cebolas pequenas cortadas em rodelas;
- 04 dentes de alho picados;
- 01 tomate cortado em pedaços grande;
- 01 bouquet garnie ( utilizada folhas de cebolinha, salsinha, manjericão e tominho) – se possível mantenha tudo amarrado para facilitar retirá-lo.
- 02 folhas de louro;
- 01 cenoura fatiada em rodelas;
- 02 cravos da índia
Modo de preparar:
Ponha numa panela 3 litros de água e todos os ingredientes acima citados, levando ao fogo para ferver. Quando iniciar o processo de fervura, diminua o fogão e deixe por uns 40 minutos. Depois coe o caldo e reserve. 


Para congelar, espero esfriar bem e guarde em potinhos plásticos ou saquinhos as porções.  O ideal também é colocar em cubas de gelo e usar os cubinhos em todos os pratos que usam tempeiro, usando o caldo caseiro ao invés do pacotinho tradicional. Muito mais saudável!! Para utilizá-lo, basta deixa descongelar e leva ao fogo.
Rende 2,5 litros de caldo pronto.

Algumas receitas que utilizam esse caldo:

Beijos !!

4 comentários:

  1. Gostei da dica, não vou usar em sopas pq não gosto, mas em outras receitas quem sabe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É incrível a diferença que dá usar caldo industrializado e caldo natural! O gosto é muuuito melhor, pra risotos é perfeito!
    Pra mim, o mais impressionante é para sopas: a consistência fica incrível, cremosa!
    Meu professor costuma falar que qualquer lugar onde se vai água, se for fundo, fica mais gostoso! E eu concordo! Hahahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii!!! Uso muito caldinho industrializado, vou fazer esse com certeza, adoro fazer tudo em casa também, desde o requeijão até o leite condensado, hehehe. Bjokasss

    ResponderExcluir
  4. Maria Tereza a dica é bárbara, vou fazer!
    bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.