terça-feira, maio 10, 2011

Algumas técnicas culinárias para facilitar seu dia-a-dia !

Olá gente!
Por aqui tudo bem, mas muita chuva... Sei que estou repetitiva, mas é que gosto muito de chuva, mas chega a ficar monótono olhar esse tempo cinza...rs Daí tava lembrando que muitas vezes falamos sobre algumas técnicas culinárias e muita gente não sabe o que é...



Daí vamos tirar essas dúvidas!
* Cozinhar em banho-maria – É basicamente o cozimento que se dá com uma panela dentro de um recipiente com água. Muito utilizado para cozinhar pudim ou pratos que não podem receber calor diretamente, podendo aquecer ou cozinhar lentamente.
*Curtir – É o ato que deixar o alimento apurar mais o sabor de um molho ou bebida alcóolica. Exemplo: a berinjela em conserva ou sardela fica bem melhor quando passa uns 2 dias curtindo o seu sabor.
* Escaldar -  É mergulhar o alimento em água fervente por alguns segundos ou ainda despejar água ou liquido fervente sobre o mesmo.
* Gratinar – É o processo de levar ao forno para “tostar” ou queimar a superfície de um alimento. Exemplo, quando levamos ao forno uma massa com molho e queijo ralado por cima, é com o objetivo de gratinar ou derreter o queijo de cima.
 * Branquear – É mergulhar os alimentos em água fervente por alguns segundos e logo depois mergulhar em um recipiente com água gelada (e com gelos se possível!). Isso é feito para interromper que o cozimento do alimentos continue mesmo retirá-lo do fogão. Muito utilizado em legumes.

* Marinar – É deixar o alimento de molho com tempeiros durante horas ou dias, para que tome gosto. Muito usado para peixe, carnes, frangos.
* Sovar – É o ato de bater vigorosamente uma massa com as duas mãos, sempre tentando misturar bem a massa para que fique uniforme e forme bolhas. Muito usado para pães.

Imagem tirada daqui
* Refogar – É fritar os alimentos com pouca gordura até ficarem um pouco macios.
* Flambar – É uma técnica de regar com bebidas, como o whisky ou rum com auxilio de uma concha diretamente na panela com o alimento, para que nela apareçam chamas e o álcool evapore, deixando um leve sabor do álcool. Muito usada em crepe suzette.
* Saltear – É muito parecida com a fritura, mas utiliza pouca quantidade de gordura ou óleo, fazendo com que o alimento preserve seu sabor.

Espero ter ajudado de alguma forma ! Mais dicas ou perguntas, estou a disposição !

Beijos e uma ótima Terça para você !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.