terça-feira, julho 05, 2011

Extrato caseiro de baunilha

Oi gente!!

Já havia visto em alguns sites sobre o extrato de baunilha caseiro, mas nunca tinha visto na cidade que moro as favas de baunilhas para vender! Mas encontrei por aqui e resolvi fazer este fim de semana meu extrato caseiro de baunilha! Aí você pode perguntar: “Mas pra que vou fazer meu extrato caseiro de baunilha se eu compro aquele vidrinho no supermercado?” E eu te respondo que aquele aroma de baunilha é artificial e além do que tem um gostinho meio enjoativo. Esse extrato caseiro é bem mais gostoso quando adicionado na receita e é super fácil fazer!  As favas de baunilha não são tão simples de encontrar, mas a Tati do Panelaterapia, tem um contato e eu já comprei nele, recomendo! Chama Alexandre e o e-mail é ccboxbr@gmail.com.
Para fazer um vidrinho de 300ml (usei um pote limpo com tampa que eu tinha em casa) basta adicionar umas 3 favas de baunilhas e completar o vidro com vodca. Dizem alguns blogueiros que a qualidade de vodca tem influência sim. Eu utilizei uma vodca de ótima qualidade, chama-se Titara, mas infelizmente ela não é encontrada fora de Alagoas. Daí agora é esperar. Isso mesmo, para que o extrato caseiro fique no ponto ideal temos que esperar uns 02 meses. Deve-se guardar em local seco e escuro. Recomendo dar uma sacudida no frasco de vez em quando, para misturar bem o conteúdo.


----->>> Clique aqui para ver como ficou 02 meses depois! 

Não se preocupe que , a medida que for acabando seu extrato caseiro, é só ir completando com mais vodca e favas. Para os leitores de Maceió, eu encontrei minhas favas no Palato, mas foi a primeira vez que vi lá, então assim que vi , agarrei bem e sai correndo para casa fazer meu extrato caseiro. rsrs


Daqui há 02 meses eu mostro uma foto do extrato de baunilha para vocês! Façam em casa se possível, pois vale muito a pena!


Receitas que utilizam extrato de baunilha:


- Muffins fofíssimos de banana;
- Crumble de frutas vermelhas;

Beijos !

14 comentários:

  1. Oi queridaaaa!!! Que delícia esse extrato caseiro, hein? Nunca fiz, mas vou fazer qualquer hora!!

    Obrigada por sempre espiar o blog e comentar. Seus comentários são sempre tão gentis... hehehe Eu moro em Blumenau - SC. Terra de alemão!! Aqui chamamos caipira mesmo. Morei um tempo em Fortaleza e lá tb é matuta! É esse regionalismo do Brasil que nos confunde heheh

    Beijo e passe sempre por lá!

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menina! vc acredita que eu estava redigindo agora mesmo um post sobre as favas de baunilha. Comprei pela net e chegaram ontem.
    Adorei a dica do extrato!

    ResponderExcluir
  3. Que ótima dica! Eu ganhei várias favas de baunilha e fiz açúcar de baunilha, fora as receitinhas deliciosas que preparei com elas. Infelizmente minhas favas acabaram e eu fiquei sem nenhum extrato natura... :(

    Dizem que o extrato feito com álcool de cereais também fica excelente e sem a influência do sabor de uma bebida alcóolica.

    Um beijo,

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina, obrigada pela visita! Depois irei de visitar!!
    Oi Monica! Pois é, transmissão de pensamento...hahaha É que encontrei essas favas e fiquei louca para mostrar aqui! =]
    Oi Talita! Nossa já ouvi falar mas nunca fiz açúcar de baunilha, deve ficar uma delícia!Vou olhar a receitinha no teu blog! Boa dica esta do álcool de cereais, que não conhecia, vou procurar aqui na minha cidade para ver se eu encontro! Obrigada querida!

    Beijos em todas e sejam sempre bem vindas!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela dica, mas infelizmente aqui no meio do Oceano Atlantico na ilha onde vivo , eu nunca vi nada disso à venda.

    agradeço o facto de ter ccomentado no meu blog.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tereza adorei sua receita, se tem uma coisa que gosto muito na culinária são produtos caseiros, e se podemos fazer, por que não fazer não é? Obrigada pela receita, já estou levando e depois te conto...bjos

    ResponderExcluir
  7. ESSA COZINHA PERFUMADA FICOU MAIS PERFUMADA AINDA COM FAVAS DE BAUNILHA AMEI A DICA!

    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  8. Super dica, hein, Tereza! Outro dia vi o Jamie Oliver explicando num programa dele que a essência de baunilha, que a gente compra no mercado, é química pura, o melhor é usar o extrato. Daqui a 2 meses, dá-lhe receitinha para estrear o extrato! Beijo :-)

    ResponderExcluir
  9. Oi Tereza!
    Aqui no Sul, tb é difícil achar as favas, mas ainda não procurei no mercado público em Porto Alegre.
    Enquanto estava lendo teu post relembrei várias coisas boas. Na minha lua de mel, fomos a Maceió, ficamos uns 15 dias conhecendo tudo. Fomos várias vezes até o Palato e comprei coisas para a cozinha que até hoje eu tenho.
    Lembranças ótimas, embaladas por um perfume de baunilha...hummm tudo de bom.
    Beijocas
    Alessandra

    ResponderExcluir
  10. Adorei a tua dica :))Já sou tua seguidora e virei sempre que puder espreitar!Beijinho

    ________/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯¯¯¯'\_„„„„\)

    ResponderExcluir
  11. ótima dica!Obrigada por partilhar conosco.
    Tenha um ótimo dia!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Menina, sabe que eu venho ensaiando há algum tempo pra fazer esse extrato! Descobri através de um blog um fornecedor que vende pelo Mercado Livre e entrega em todo o Brasil, vou comprar e te conto se é bom...
    E vou fazer meu extrato tb, depois quero saber como ficou o seu!

    Beijinhos
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Querida, eu fiz 2 favas para 200 ml e quase fazendo dois meses eu abri o pote para dar uma provadinha, mas tá com gosto de alcool somente. será que não é pouco fava para muito alcool?

    ResponderExcluir
  14. Oi Anita!! Na verdade o meu ficou com um sabor de baunilha mesmo...o cheiro ficou meio forte mas com aroma de baunilha! Se vc achou forte, basta adicionar mais 01 ou 2 favas de baunilha e deixar lá em local escuro e aguardar mais um pouco...acho isso que vai deixar o sabor mais forte! ;) Beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.