quinta-feira, junho 09, 2011

Canjica Nordestina ou Curau de milho - Em ritmo de São João!


Vou começar esta Quinta-feira falando sobre mais uma receitinha junina! Já que estamos na época de São João , vou mostrar algumas delicias feitas com milho para vocês! Vamos com uma das receitinhas mais tradicionais desta época: a canjica!

   A Canjica de milho, também é conhecida como Curau de milho. É que nosso país tão grande (em termos de tamanho mais parece um continente! rs) que os nomes mudam para cada região deste Brasil! Aqui no Nordeste chamamos o Curau (como o Sudeste e Sul conhecem) de Canjica, que é este “pudim” de milho e a Canjica (para o Sudeste e Sul) é mais conhecido como Munguzá. Outro dia mostro a vocês essa receitinha de munguzá, mas hoje vamos nos concentrar nessa canjica que é super fácil de fazer e dá pra fazer e ir comendo de colherinhas ou fazer e levar para alguma festinha típica, arraiá ou quermesse em que você seja convidada! Garanto que todos vão adorar!!



Ingredientes:
  
- 03 xícaras de leite
- 06 espigas de milho verde (pode substituir por 02 latas de milho, se quiser)
- 01 lata de leite condensado (pode substituir por 08 colheres de açúcar,se desejar)
- 01 colher de sopa rasa de manteiga
- Canela em pó para polvilhar

Modo de preparar:

Retire o milho das espigas com uma faca. Em seguida, bata no liquidificador o milho e o leite por cerca de 3 minutos. Coe a mistura com auxilio de uma peneira e coloque em uma panela funda. Acrescente a manteiga, leve ao fogo médio e mexa sempre até virar um creme meio grosssinho. Não pare de mexer para não empelotar. Isso vai levar uns 15 minutos em média depende do seu fogão.
Adicione o leite condensado e mexa novamente, mais um pouco por uns 5 minutos. Retire do fogo, espere esfriar.  Alguns utilizam açúcar na receita da canjica, outros leite condensado. 

DICA: Caso sua canjica fica muito rala, adicione 02 colheres de sopa de fubá (fininho) dissolvido num pouco de leite e adicione. Vai ajudar a engrossar a massa. Não utilize amido de milho (maisena) ele pode interferir no gosto da canjica, já que maisena não tem gosto de milho. Para quem usa flocão, basta passa no liquidificador que vai ficar um fubá fininho!

Dai agora é só colocar numa tigela, polvilhar com canela em pó e fazer como desejar! Tem gente que adora canjica ainda quentinha, outros preferem colocar na geladeira e comer geladinha como um pudim de milho... fica à sua escolha!

Beijos e vamos lá aproveitando essa época de milho, porque muitas comidinhas típicas ainda vão rolar por aqui! 

7 comentários:

  1. Oi, Maria! Babei muito com esse curau feito da espiga do milho. Por aqui só rola aquele curau pronto do saquinho, que pobreza culinária, rs.
    Antes de comer curau, canjica e cuscuz em qualquer região, pergunte o que é, pois as diferenças vão do salgado ao doce, da tapioca ao milho, uma loucura :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço como cural, mas nunca fiz com leite condensado ...achei bem legal ...
    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente Adri, a culinária nesse Brasil é muito rica! São tantas diversidades que ficamos loucas !hahaha :) Que bom que você gostou !!Beijos!!

    Daniel, que legal que você gostou do curau!! Essa receita com leite condensado fica bem gostosa! Depois vou te visitar e volte sempre ! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maria, uma dúvida que me bateu: qual o rendimento dessa receita de curau? As lombrigas me pedem milho, mas quero alimentá-las só um pouquinho, rsrs, tô pensando em fazer meia receita. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aqui, quantos potes eu fizer, serão todos consumidos, fato! Rss. Vou na meia receita e no milho em lata, que a vontade urge (ruge!) e a espiga está em falta. Não vai ficar tão gostoso como o seu, de espiga, mas dá pro gasto, rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, o curau de milho no lado da região sudeste, ele é mais consumido em qual estado? estou fazendo um trabalho e não consigo encontrar, se alguém souber me responda por favor?!!
    vou deixar meu e-mail qualquer coisa :)
    lilaka_girl@hotmail.com, deixei como URL meu facebook ^^,

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  7. Em algumas regiões de Americalatina hispana está sobremesa eu encontrei com os nomes de mazamorra de Maiz y o majarete e no Brasil eu encontrei os seguintes nomes, creme de milho, canjica bahiana, jibelê e curau

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.