quarta-feira, junho 08, 2011

Como ter uma hortinha em apartamento

Oi pessoal!

Tudo bem? Hoje já é Quarta-feira, nossa... essa semana está passando rápido! Nem acredito que já estamos no meio do ano, mês de Junho... Na verdade, já ouvi dizer que o tempo continua passando no mesmo ritmo, mas nossa vida que é tão corrida que achamos que algo está acelerado...

Mas hoje não vim falar com vocês sobre receitinha! Vim aqui mostrar minha querida hortinha! Moro em apartamento, mas isso não é impedimento para ter uma hortinha de temperos. Lógico que seu morasse numa casa com um jardim legal, acho que eu ia plantar várias coisinhas, entre elas alguns árvores para dar muita sombra e aquela brisa gostosa de sentir...e  com muitas frutas, hummm!!




Essa minha hortinha de temperos sempre foi um desejo meu. Acho que cozinhar e poder colher um temperinho ali, do lado da sua panela e com gostinho fresquinho, sabendo a procedência...é fantástico! Infelizmente não tenho como produzir tudo o que gostaria (por mim teria pés de cebolinha, salsinha, coentro (tenho mas tá pequeninho ainda), tomates, pimentão, enfim...tudo !rs

Resolvi enumerar minha hortinha para facilitar a explicação.

A plantinha número 01 é o tomate cereja. Não consegui encontrar a mudinha deve então fui numa loja de agropecuária e comprei um pacotinho com milhares de sementinhas e plantei. Peguei um vasinho, coloquei húmus de minhoca (dizem que é o melhor adubo que tem!) e coloquei algumas sementinhas (umas 8 só). É que o vendedor me orientou que se colocasse muitas, quando ela crescessem poderia enroscar uma na outra e morrerem...dai resolvi não arriscar.

A plantinha 02 é a alfavaca. Confesso que comprei essa mudinha já prontinha sem saber bem para que ela servia, daí depois descobri que podemos colocar no feijão (substituindo a folha de louro), ou para cozinhar e temperar carnes. É gostosa, mas não comparada ao manjericão.

O número 03 é o alecrim, que possuo algumas mudinhas dele. Como o vasinho dele é pequeno e eu amo esse ingredientes, optei por ter algumas mudinhas dele para não “sobrecarregar” apenas uma...rsrs Adoro quando tou finalizando algum pratinho ou mesmo cozinhando e vou lá e tiro o galhinho do alecrim e uso direto na comida, assim..fresquinho! Dá um sabor e tanto!

A plantinha número 04 é o manjericão da folha larga. Este manjericão que geralmente é usado 
para fazer o molho “ao pesto”, mas pode ser usado para temperar o que desejar.

O vasinho número 05 é o manjericão de folha pequena, aquele que geralmente uso para finalizar os pratos, dar um “gostinho a mais “ aos pratos, e adoro!! Eu já tinha essa plantinha e comprei recentemente o da folha larga.

E para finalizar, a plantinha 06 é a arruda. Ela não é tempero, mas adoro ter em casa! Ela protege dos maus olhados e afinal é sempre bom uma proteção, né?! Acho que deu para perceber que sou supersticiosa SIM! rs

Tenho ainda, que não apareceram nas fotos meus pés de pimenta, boldo e hortelã. A pimenta ainda tá pequena e não deu frutinhos ainda, prometo que quando der tiro fotos ! E o boldo e hortelã são ótimos para fazer chás. Servem como calmante, para dor no estômago... Adoro plantas, adoro verde!

Minhas plantinhas tomam sol apenas no período da manhã, então seguindo orientações do vendedor das mudinhas, devemos colocar 150ml (+ - um copinho pequeno plástico) de água todos os dias em cada mudinha. Caso sua plantinha leve sol o dia todo, deve colocar o dobro dessa quantidade de água para que ela não fique seca. E a terra deve ser sempre adubada com húmus ou adubo. Esse húmus comprei um saco imenso lá na loja de jardinagem que dura horrores...e suas plantinhas agradecem, ficam lindas, verdinhas, felizes! rs

Sempre fui ansiosa e tenho isso por característica, mas tenho procurado através do contato com minhas plantinhas de ver que ...tudo tem seu tempo na natureza. Para que uma sementinha venha a se tornar uma grande plantinha (seja frutífera, tempeiro ou não) ela precisa de : água que é o alimento, adubo , carinho...e o senhor da razão, o TEMPO! Isso não podemos mexer nem acelerá-lo...não adianta.

E resolvi terminar este post deixando para vocês uma das minhas músicas preferidas que é trilha sonora de um dos meus filmes preferidos: Only time da Enya, tema de Doce Novembro (quem não viu ainda, vale a pena... é lindo!)



Beijos no coração de vocês e uma linda Quarta-feira!



8 comentários:

  1. Oi, Maria! Vim retribuir a visita. Adorei seu blog, as dicas, as receitas, tudo!
    Fiquei apaixonada pela sua hortinha. Eu acabei matando as mudas que comprei, fiquei só com um pé de alecrim que é highlander, hehe. Uma das plantas veio com praga e contaminou as outras, foi triste. Ainda estou tomando coragem para tentar de novo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!

    Achei lindo seu blog.
    Pena que eu não tenho mão boa para horta, senão até arriscava...

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Também moro num ap e comecei a minha "coleçãozinha" agora. tenho umas 3 plantinhas e cuido com muito carinho. Já sei quais vão ser as próximas. Obrigada pelas dicas. beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria! Que linda a sua hortinha! Nossa, fiquei até com a consciência pesada pela minha horta, que está meio deixada de lado!! Sabe que o seu tomatinho cereja logo logo vai ter que se mudar para um vaso maior com uma haste que é para dar apoio. Sabia? Ele vai ficar imenso e vai te dar muitos tomatinhos!!
    Adorei te conhecer e voltarei sempre!
    bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas !!
    Adri, tenta de novo fazer a hortinha, eu mesma já matei algumas mudinhas antes...haha faz parte do processo, e depois a gente vai pegando o jeitinho! Tenho certeza que vai ficar ótimo!! Beijos!

    Micheli, tenta sim plantar! Vale a pena arriscar! Depois vem me conta como ficou...! Beijos!

    Ju, que ótimo que você começou sua coleção de plantinhas! O sabor é tão bom né?! Acho que dá um toque perfeito nas comidinhas! Hummm!! Beijoos!

    Paula, nossa não sabia dessa dica do tomate cereja! rs Então terei que comprar uma haste para ele ? Vou providenciar isso para que ele cresça firme e forte e dê muitos tomatinhos lindos e deliciosos! rs Quero sempre suas diquinhas viu! :) Vou sempre te visitar! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse seu post! Também moro em apartamento, e estou há uns dois meses pensando em tentar fazer uma hortinha dessas em casa, mas sem saber se dá certo, etc... queria muito plantar manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim, que são os temperos que eu uso mais. Meu problema é que eu não durmo em casa todos os dias, pelo menos duas vezes na semana eu durmo na casa dos meus pais (que é muito mais perto do meu trabalho). Precisa molhar todo dia mesmo? Porque já viu né, se for depender do marido para regar minhas mudinhas...

    ResponderExcluir
  7. Ola Maria! Vim lhe retribuir a visita...Seja sempre bem vinda no Meu Tacho!
    Uma hortinha em casa é tudo de bom! Eu moro em apartamento e tambem tenho a minha pequena horta.
    tenha uma ótima semana!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria, parabéns! Eu, como você, amo verde!
    Tenho uma minihorta improvisada do lado de fora do meu apertamento. Está anexada à uma das janelas da sala, tenho 6 vasinhos já. Minha mãe e minha sogra que vivem me presenteado com uma muda ou outra de vez em quando, mas já tive alguns sucessos: consegui fazer nascer uma semente de fruta do conde (que apesar de muito pequena, ja me preocupa o crescimento), é uma linda planta até para dar uma decoração mais leve e o alho que plantei já está enorme!
    Gostei da dica dos temperos e agora já estou arquitando uma estante de plantinhas!

    Parabens!!!

    Abração!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.