terça-feira, abril 19, 2011

Berinjela a caponatta



A Páscoa está chegando... e aqui estou eu para sugerir mais alguma coisa gostosa para integrar seu almoço de Páscoa ou mesmo de Sexta-feira da Paixão! Berinjela à caponata é TUDO DE BOM !! Acompanhada de um pãozinho italiano então com uma cervejinha gelada ou mesmo um vinhozinho... Hum!!
Então vamos à receita!



Ingredientes:
Usei 04 berinjelas bem lavadas
½ xícara de vinagre balsâmico ou de maçã
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas bem fininhas
1 pimentão amarelo cortado em tirinhas bem fininhas
4 dentes de alho bem picados
2 cebolas roxas grandes cortadas em rodelas
½ xicara de azeitonas fatiada (opcional)
½ xicara de nozes quebradas (enrrolei num paninho e bati com martelo)
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Aproximadamente de 02 xícaras de azeite de oliva

Como preparar?
Corte as berinjelas em fatias bem fininhas! (É eu sei, dá o maior trabalhão, mas a vale a pena!) Coloque-as arrumadas num escorredor de macarrão e coloque 3 colheres de sopa de sal. Deixe descansar por uns 10 minutos e depois lave bem até retirar todo o sal. Com um pano de prato limpo, coloque as berinjelas e seque-as, apertando até sair bem o líquido escuro.
Numa panela grande, coloque um fio de azeite e as berinjelas fatiadas e secas. Frite-as por alguns minutos, mas não espera dourar, coloque um pouquinho do vinagre para evitar que queime. Reserve-as numa tigela. Repita o processo com as cebolas e alhos fatiados. Separadamente repita o processo com os pimentões.
Separe um pote de vidro, esterelize-o cobrindo com água fervente todo seu interior. Depois com cuidado, jogue fora toda a água quente e seque com um pano limpo. Agora é só colocar as berinjelas, cebolas, alhos, pimentões, azeitonas e nozes. Coloque o sal, orégano e pimenta do reino a seu gosto. Complete o potinho com bastante azeite. Espere esfriar tudo e então coloque na geladeira bem tampada, deixando lá por 02 dias para que ela “curta” ou apure seu sabor.

Com o potinho estéril, conseguindo manter a berinjela na geladeira por até 15 dias (lá em casa não conseguimos durar este tempo todo)! rs... É um ótimo antepasto, servido com um pão italiano então...Recomendadíssimo!!

Beijinhos !!!

Um comentário:

  1. hum que delicia de receita flor felia ano novo cheio de reaizações .bjoka sadhia

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.