terça-feira, dezembro 03, 2013

Escondidinho de inhame com carne moída e brócolis

Oi pessoal!!

Hoje trago uma receita bem gostosa, escondidinho! Há tempos que eu não fazia um escondidinho em casa e adoro esse prato, acho que combina como aperitivo ou prato principal. Pode ser servido como prato único ou acompanhado de arroz, legumes ou o que desejar. A carne moída eu fiz como mostrei anteriormente neste post. O inhame, também chamado de cará, é mais nutritivo do que a batata (rico em vitaminas A, C e Complexo B), é ótimo alimento para cansaço e fadiga, além de melhorar as defesas do organismo! Inhame é tudo de bom!;-)




 Ingredientes (rendeu 02 travessas médias- cerca de 06 porções grandes):
- 400g de inhame;
- 01 kg de carne moída (usei patinho);
- 200 ml de leite;
- 02 colheres de sopa de manteiga;
- 03 flores de brócolis cozidas no vapor;
- 01 cebola média picadinha;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
-Azeitonas fatiadas (opcional);
- 01 tomate picado;
- 02 dentes de alho picados;
- 01 fio de azeite;

Como preparar:
Coloque numa panela grande cerca de 02 litros de água e o inhame cortado em rodelas e sem casca (isso faz com que ele cozinhe mais rápido) e leve ao fogo baixo. O ponto ideal é quando ele está bem cozido (enfie o garfo e ele deve entrar com facilidade), demora algo em torno de 15 – 20 minutos.
Enquanto isso vá preparando a carne moída. Mostrei já neste post como fazer, mas vou explicar novamente como fazer a carne. Numa panela a parte, coloque a cebola picada com um fio de azeite, e refogue até ela ficar transparente. Adicione a carne moída, os cubinhos de tempero caseiro e deixe cozinhando no fogo baixo. Tempere com sal e pimenta do reino e quando já estiver quase no ponto, adicione o tomate picado (ele deve entrar no final, porque solta muita água), dai espere a água da carne secar novamente e reserve. Numa panela a vapor, cozinhe as flores de brócolis e quando estiverem cozidas (deve enfiar um garfo e entrar com facilidade), separe num pratinho e corte em pedaços.
O inhame já deve estar cozido, então escorra e passe num espremedor (eu passo numa peneira) até formar um purê – aproveite pra fazer isto com o inhame quente, isto poupa trabalho! Coloque o inhame amassado numa panela e vá adicionando o leite até ficar na consistência de purê, bem pastoso. Acrescente a manteiga, pimenta, sal e misture bem em fogo baixo até ferver e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Separe a travessa que irá utilizar e coloque em camadas: 1ª camada - purê de inhame, 2ª camada- carne moída, 3ª camada- brócolis picadinh0 (como mostra foto abaixo), 4ª camada – purê de inhame novamente. Leve ao forno para dourar (cerca de 30 minutos). Sirva quente.

1ª camada

3ª camada


Um prato gostoso e super saudável! Uma dica para variar o purê de batatas, é fazer o purê de inhame, super saboroso!! Tem outras receitas de escondidinho aqui , aqui e aqui

Aproveitem e boa semana!




3 comentários:

  1. Ola teresa!!! Nossa que legal eu nunca fiz escondidinho com inhame, deve ficar muito bom, tbm nunca fiz c brocules, mas sempre tema primeira vez, vou copiar sua receita.

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma refeição bem apetitosa e com um aspecto caseiro delicioso!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.