terça-feira, novembro 26, 2013

Bolo de banana e canela sem glúten

Oi pessoal!!

Eu sou fã de bolos, embora coma muito menos do que gostaria, e dai estava com algumas bananas bem maduras, então fazer um bolinho tornou-se a desculpa perfeita para evitar o problema de elas estragarem... Sempre acho que banana e canela ficam deliciosas juntas, e resolvi utilizar a farinha de arroz integral que tinha em casa para uma versão sem glúten, mas nem por isso, sem sabor. Basta dizer que este bolo durou apenas...01 dia!rs ;-)



Ingredientes (rendeu 02 bolinhos com 17cm de diâmetro cada):
- 01 e ½ xicara de farinha de arroz integral;
- 03 ovos em temperatura ambiente;
-125g de manteiga em temperatura ambiente;
- 01 xicara de chá de açúcar;
- ½ colher de chá de fermento químico em pó;
- ½ xicara de leite em temperatura ambiente;
- 04 bananas prata amassadas com o garfo;
- 01 colher de sopa de canela em pó (gosto o sabor da canela marcante , se quiser pode diminuir a quantidade)

Como preparar:
Pré-aqueça o forno a 180 °C por 10 minutos. Coloque na batedeira todos os ingredientes (menos o fermento) numa batedeira em velocidade baixa até a massa ficar homogênea. Adicione o fermento e bata apenas para misturar à massa. Separe a fôrma de bolo, pincele com manteiga, polvilhe com farinha de arroz e retire o excesso. Despeje a massa do bolo na fôrma e leve para assar por cerca de 40 minutos (não abra o forno antes de 30 minutos) e faça o teste do palito (espete o palito no bolo e ele deve sair limpo) para ver se o bolo está pronto. Quando retirar do forno, deixe na fôrma por uns 05 minutos e desenforme com cuidado, colocando numa grade ou prato para esfriar.

Esse bolo é muito fácil, rápido e perfeito para combinar com café ou lanchinho da tarde... O problema é que de tão simples de ser feito, dá vontade de fazer toda hora!rs ;-) Se quiser fazer uma calda para deixá-lo numa versão mais gostosa e "gordinha", fique à vontade! 

Beijos e boa semana!

2 comentários:

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.