quarta-feira, agosto 28, 2013

Palha italiana ou brigadeiro com biscoito

Olá queridos!

Fiz uma pesquisa na nossa fan page do Facebook - se ainda não curtiu, curte lá ;-) , onde perguntava se preferiam doce ou salgado... a receita doce ganhou, então vim aqui mostrar essa delícia!
A receita de hoje é bem conhecida, a palha italiana. Mais popular no Sul e Sudeste do Brasil, a palha italiana nada mais é do que um brigadeiro com biscoito. E o curioso é que, apesar do nome “italiano”, é um docinho brasileiríssimo, assim como nosso amado, brigadeiro. Existem várias versões de palha italiana: com biscoito maisena, biscoito maria, com cobertura de farofa de biscoito ou cobertura de açúcar refinado. Resolvi fazer essa versão e ficou deliciosa! É um docinho super fácil e saboroso, agrada a todas as idades. Difícil resistir...



Ingredientes (rendeu 30 cubinhos):
- 01 lata de leite condensado (395g);
- 01 pacote de biscoito maisena (200g);
- 04 colheres de sopa de chocolate em pó (usei achocolatado, a pedidos em casa);
- 01 colher de sopa de manteiga

Separe o biscoito maisena e quebre-os em pedaços menores (coloque no processador e formará uma farofa). Deixe alguns pedaços inteiros, caso deseje formar uma crocância. Separe ⅓ dessa farofa do biscoito para utilizar no final. Coloque numa panela o leite condensado, chocolate em pó e manteiga, misture tudo e leve ao fogo brando. Vá aos poucos adicionando esse biscoito picado (⅔)  na panela e mexendo bem sempre. O ponto ideal é quando o líquido está grosso ao pegar com uma colher, aparecendo o fundo da panela (em torno de 10 minutos). Vale salientar que é preciso utilizar fogo baixo. Como resolvi cortar em cubinhos, escolhi uma travessa retangular (20 x 13cm) e pincelei com manteiga. Coloque a mistura do brigadeiro com o biscoito nesta travessa para esfriar.  Quando esfriar, corte com uma faca no formato que desejar (cortei em cubinhos) e passe esses cubinhos na farofa do biscoito separada anteriormente. Rendeu 30 cubinhos pequenos. 


Além do Facebook, a Cozinha Perfumada também está no Instagram! Se ainda não acompanha nossas delícias por lá, é só procurar @blogcozinhaperfumada


Espero que gostem da receita! ;-) Beijos!

11 comentários:

  1. Olá
    Descobri o blog hoje e estou a adorar!
    Vou visitar mais vezes :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Teresa
    Eu amo palha italiana, mas você passa na farofa de biscoito e eu no açúcar. Achei sua dica maravilhosa, melhor do que passar no açúcar...obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi mas pelo aspecto deve ser uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, lindeza! Há quanto tempo!!!! Mas isso não quer dizer que eu não acompanhe o blog, viu? Estas palhas-brigadeiro-com-biscoito são deliciosas! Eu inclusive não conhecia (antes de entrar para o nosso mundo blogueiro) o termo "palha Italiana"! Sempre conheci como brigadeiro de bolacha maria!!! E tu vês...no fim há "n" nomes para a mesma coisa!!!! Delícia amore!!!! Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aninha querida! Obrigada por voltar a acompanhar o blog, ele tava meio parado e aos poucos tou voltando pra panelas! :) Pois é,na culinária é assim, vários nomes pro mesmo prato! Beijos beijos grandes!!

      Excluir
  5. Olá querida

    Adorei conhecer o seu blog. Tem receitas ótimas e deliciosas!!!

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!!Que bom q vc gostou do blog,obrigada!Seja bem vinda!!:) Beijos grandes!

      Excluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.