quarta-feira, agosto 28, 2013

Palha italiana ou brigadeiro com biscoito

Olá queridos!

Fiz uma pesquisa na nossa fan page do Facebook - se ainda não curtiu, curte lá ;-) , onde perguntava se preferiam doce ou salgado... a receita doce ganhou, então vim aqui mostrar essa delícia!
A receita de hoje é bem conhecida, a palha italiana. Mais popular no Sul e Sudeste do Brasil, a palha italiana nada mais é do que um brigadeiro com biscoito. E o curioso é que, apesar do nome “italiano”, é um docinho brasileiríssimo, assim como nosso amado, brigadeiro. Existem várias versões de palha italiana: com biscoito maisena, biscoito maria, com cobertura de farofa de biscoito ou cobertura de açúcar refinado. Resolvi fazer essa versão e ficou deliciosa! É um docinho super fácil e saboroso, agrada a todas as idades. Difícil resistir...



Ingredientes (rendeu 30 cubinhos):
- 01 lata de leite condensado (395g);
- 01 pacote de biscoito maisena (200g);
- 04 colheres de sopa de chocolate em pó (usei achocolatado, a pedidos em casa);
- 01 colher de sopa de manteiga

Separe o biscoito maisena e quebre-os em pedaços menores (coloque no processador e formará uma farofa). Deixe alguns pedaços inteiros, caso deseje formar uma crocância. Separe ⅓ dessa farofa do biscoito para utilizar no final. Coloque numa panela o leite condensado, chocolate em pó e manteiga, misture tudo e leve ao fogo brando. Vá aos poucos adicionando esse biscoito picado (⅔)  na panela e mexendo bem sempre. O ponto ideal é quando o líquido está grosso ao pegar com uma colher, aparecendo o fundo da panela (em torno de 10 minutos). Vale salientar que é preciso utilizar fogo baixo. Como resolvi cortar em cubinhos, escolhi uma travessa retangular (20 x 13cm) e pincelei com manteiga. Coloque a mistura do brigadeiro com o biscoito nesta travessa para esfriar.  Quando esfriar, corte com uma faca no formato que desejar (cortei em cubinhos) e passe esses cubinhos na farofa do biscoito separada anteriormente. Rendeu 30 cubinhos pequenos. 


Além do Facebook, a Cozinha Perfumada também está no Instagram! Se ainda não acompanha nossas delícias por lá, é só procurar @blogcozinhaperfumada


Espero que gostem da receita! ;-) Beijos!

12 comentários:

  1. Olá
    Descobri o blog hoje e estou a adorar!
    Vou visitar mais vezes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!!Obrigada pela visita,seja bem vinda! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Maria Teresa
    Eu amo palha italiana, mas você passa na farofa de biscoito e eu no açúcar. Achei sua dica maravilhosa, melhor do que passar no açúcar...obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen! Tb amo palha italiana,delicia né?rs :) Beijos!

      Excluir
  3. Nunca comi mas pelo aspecto deve ser uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, esse doce é tipico do Brasil, muito bom!:) Beijos!

      Excluir
  4. Oi, lindeza! Há quanto tempo!!!! Mas isso não quer dizer que eu não acompanhe o blog, viu? Estas palhas-brigadeiro-com-biscoito são deliciosas! Eu inclusive não conhecia (antes de entrar para o nosso mundo blogueiro) o termo "palha Italiana"! Sempre conheci como brigadeiro de bolacha maria!!! E tu vês...no fim há "n" nomes para a mesma coisa!!!! Delícia amore!!!! Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aninha querida! Obrigada por voltar a acompanhar o blog, ele tava meio parado e aos poucos tou voltando pra panelas! :) Pois é,na culinária é assim, vários nomes pro mesmo prato! Beijos beijos grandes!!

      Excluir
  5. Olá querida

    Adorei conhecer o seu blog. Tem receitas ótimas e deliciosas!!!

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!!Que bom q vc gostou do blog,obrigada!Seja bem vinda!!:) Beijos grandes!

      Excluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.