quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Ciabatta


Hoje venho mostrar um pão fácil e que me apaixonei... A ciabatta é um pão versátil, pode ser comido sozinho, acompanhando uma pastinha, sardela, acompanhando frios ou até mesmo fazer um sanduiche super gostoso! E depois que fiz este pão me perguntei: mas porque eu não fiz antes?!?!?  :) Ficou fofo por dentro e com uma casquinha crocante por fora... Recomendo muito! Porque além de pão caseiro ser mais gostoso, é terapêutico...rs Ao sovar a massa, relaxamos e soltamos um pouco do stress... adoro!! Ah! E não poderia deixar de contar essa novidade, recebi alguns pedidos de leitores que muitas vezes tem dificuldade de compreender verbos ou palavras que usamos no universo da culinária, então montei um glossário com palavras, espero que ajude vocês! :) Vamos ao pão...
Ingredientes (rendeu 02 pães médios – 20 cm):
- 500g de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar;
- 02 colheres de chá de fermento biológico seco;
- 01 e ½ colher de chá de açúcar;
- 300 ml de água morna;
- 02 colheres de sopa de azeite;
- 01 e ½ colher de chá de sal
Como preparar:
Numa tigela grande coloque a farinha de trigo, o açúcar, sal, azeite, e fermento. Acrescente a água morna aos poucos. Mas não coloque a água muito quente, pois pode matar a levedura do fermento e assim o pão não crescer. Sove bem a massa até ficar elástica (sovei por uns 05 minutos) em uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo. Divida a massa em duas partes. Polvilhe as mãos com farinha de trigo e molde os dois pães em formato retangular. Separe uma assadeira untada e polvilhada com farinha (retire o excesso) ou 02 fôrmas retangulares de bolo inglês (como as da foto) e coloque os pães na assadeira e leve para um local abafado e quente para que ele descanse até dobrar de volume. Eu estava com pressa nesse dia, então resolvi ligar o forno a 200 °C por 10 minutos e depois desliguei, daí coloquei os pães para crescerem e fiquei surpresa, pois em 40 minutos meus pães já tinham tomado forma e dobrado de volume!  

Então, retire a assadeira do forno e pré-aqueça a 200°C por 05 minutos e só aí coloque os pães para assar. O tempo de assar pode variar, mas fica em torno de 40 minutos, asse até ficarem levemente dourados e bata levemente no centro do pão com um dedo, se fizer um som oco, estão assados. Deixe na assadeira por uns 05 minutos, só depois polvilhe com um pouco de farinha de trigo e divirta-se!

Comi este pão ainda quentinho e garanto, ficou delicioso! Você não querer perder né?! :)

Beijos!

20 comentários:

  1. Oi Tereza
    Faz tempo que eu queria fazer ciabatta, estou anotando a receita, é um pãozinho tão gostoso e perfumado!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola querida, recomendo mto esta receita! Fácil e deliciosa!!beijos

      Excluir
  2. oie meu anjo tudo bem ??? adoro ciabata é uma delicia ,mesmo né..amei a sua hoje eu tenho roca,bole com massa de pastel njokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia!!tdo ótimo e vc?! Ciabatta é uma delícia né?! :) Vou lá conferir seu rocambole. Beijos

      Excluir
  3. OI Maria Tereza,
    Sempre quis fazer ciabatta.Me animei com sua receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia tb sempre quis fazer este pão e achava q tinha mistério, q nada é mais simples do q pensamos!rs :) Beijos

      Excluir
  4. Que pão delicioso! Ficou lindo e fofinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tê, nem é novidade que adoro pão caseiro, né? Mas ciabatta eu nunca fiz, e adoro esse pão! Menina, como rende bem essa receita...vou guardar para a próxima vez que for atacar de loka do pão! Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, pão caseiro é outro sabor...Hummm!! E ciabatta é super tranquilo de fazer e delicioso, recomendo tb fatiar e comer com frios..fica uma coisa!!rsrs :) beijos

      Excluir
  6. Teresa também adoro ciabatta e o seu parece ter ficado delicioso, vou levar a receita.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê obrigada!! :) Leva sim e se fizer a receita me conta! Beijos

      Excluir
  7. Oi Teresa ... amo fazer pães!!!
    Vou fazê-la no fim de semana!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Teresa
    Ciabatta é uma delícia para fazer um lanche tostado com tomate seco, com certeza vou fazer essa receita aqui em casa.
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Teresa

    A-D-O-R-E-I...


    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  10. Aaah que saudade que eu tava de te visitar aqui! Sumi um tanto no blog...alguns problemas...mas não desisti e estou de volta! Fiz um pãozinho esses dias também, brioche. Pães caseiros são tão bons! Beijoca! Mah.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tê!

    A ciabatta está um escândalo!!! Vou fazer aqui em casa e te conto o resultado... Tô precisando desestressar um pouco e como você disse, nada melhor do que sovar uma massa!

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. delícia!!! vou fazer, tenho seu blog com atualizações postadas automáticas no meu FACE, via Hotsuite e não me arrependo, só coisas boas!!!! parabéns e vou fazer este pão amanhã!!!bjs

    ResponderExcluir
  13. acabei de fazer, vou postar a foto no FACE com créditos pra vc!! ficou delicioso, um ainda recheei com cubos de queijo e presunto, muito bom adoramos!

    ResponderExcluir
  14. querida cozinha perfumada!! acabei de fazer esta delicia que e o pao chiabatta.como procurei por esta receita,muito obrigada recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.