segunda-feira, dezembro 12, 2011

Lasanha de tomate e manjericão

Hoje venho mostrar uma receita deliciosa e leve! Recebi um livro da Editora Larousse, o livro Jantar- Simples, prático e delicioso. Escrito por Annie Bell, traz muitas receitas fáceis e perfeitas para você inovar o seu dia a dia de maneira prática e simples! Confesso que desde que recebi fiquei em dúvida sobre qual receita escolher primeiro (são muitas opções deliciosas!) e optei por esta lasanha. Primeiro por observei que no blog ainda não havia postado uma lasanha e também por ser uma opção vegetariana. Eu não sou vegetariana, mas confesso que cada dia tenho simpatizado mais com esse tipo de culinária saudável, já que antes eu tinha a ideia de que “ não comer carne seria um suplício”, mas confesso que é bem menos sofrível do que imaginei, e tenho tentando diminuir meu consumo, só que ainda adoro uma boa carne de vez em quando...rs






Ingredientes (rende 06 porções):
Para o molho de tomate:
- 1,300kg de tomate caqui;
- 03 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- 01 cebola cortadinha;
- 04 dentes de alho sem casca  picadinhos;
- 02 colheres de sopa de purê de tomate (usei a passata de tomate);
- 75ml de vinho tinto (usei 01 taça);
- 01 folha de louro;
- 02 ramos de tomilho fresco;
- 01 colher de chá rasa de açúcar (não usei);
- Sal e pimenta do reino moída na hora

Para a massa:
- 250g de massa de lasanha branca ou verde;
- 375g de mozarela de búfala picada (usei queijo mussarela mesmo);
- 75g de queijo parmesão ralado;
- Folhas de manjericão

Modo de fazer:
Numa panela coloque cerca de 03 litros de água, quando a água ferver, adicione a massa da lasanha e um pouco de sal. Deixe cozinhar até ficar al dente, ou seja cozida e firme , isto deve levar cerca de 08 a 10 minutos. Quando a massa estiver cozida, escorra com cuidado e dê um leve jato de água fria para interromper o cozimento. Reserve.

Para fazer o molho, retire a pele dos tomates como ensinei aqui e pique em cubos médios e reserve. Aqueça o azeite numa panela média e adicione a cebola picada. Refogue ela em fogo médio até ela ficar transparente. Acrescente o alho picado e mexa bem por mais 01 minuto, junte o tomate picado, a passata ou purê de tomates, o vinho, louro e o tomilho. Espere levantar fervura e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Retire o louro e o tomilho e misture bem com uma colher de pau até virar um purê (eu amassei tudo com meu amassador de batatas). Adicione o açúcar (não usei) e tempere com sal e pimenta do reino.

Pré-aqueça o forno a 200ºC, separe uma travessa de 28 cm x 20cm e cubra o fundo com uma camada do molho de tomate. Coloque 01 camada de lasanha, cubra com molho de tomate, adicione mussarela e parmesão e algumas folhinhas de manjericão. Repita o processo até completar a travessa nessa ordem (cerca de 04 camadas), finalizando com o molho de tomate e queijo. Regue com um pouco de azeite e tampe com papel alumínio. Asse por 20 minutos e depois retire o papel e asse até dourar.

Essa lasanha é super prática e pode ser feita de véspera, deixando na geladeira por até 12 horas, além de ser uma refeição leve e deliciosa!! É uma ótima opção para um almoço ou jantar com os amigos ou a família, até mesmo no almoço de Natal ! Super recomendo! E também informo a vocês a parceria do blog com a Editora Larousse! 



Beijos e uma ótima semana pra vc!

* Atenção, esta semana é a ÚLTIMA antes do sorteio dos presentes de Natal que o blog está dando para os leitores! Se você não tá participando ainda, corre aqui que ainda dá tempo!

10 comentários:

  1. A lasanha parece gostosa, mas o livro é a cara de minha cozinha, simples e prática

    Boa semana para você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A lasanha parece ótima!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA!
    LASANHA É UM PRATO INDISPENSÁVEL, ADOREI A RECEITA BOA DEMAIS!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    TEM MAIS PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
    BEIJOS..♥

    ResponderExcluir
  4. Que receita deliciosa! Obrigada por compartilhar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ficou uma refeição de aspecto mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  6. Deliciosa deve ter ficado. Deu água na boca miga...bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Acho que escolhemos o mesmo livro! heheh Mas fiz outra receita... Estou há nos para fazer uma lasanha para o blog e não foi dessa vez! A sua parece ótima!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Tê, adoro lasanhas levinhas como essa! Escolhendo bem o recheio e não abusando do queijo, fica amigo da dieta :-) A sua está apetitosa, guarda um pedaço pra mim! Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Queridas, tb adoro comidas levinhas mas não precisa ter a carinha de light!E essa receitinha é super prática e deliciosa! Recomendo mesmo! Obrigada pelo carinho sempre!beijos!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.