segunda-feira, dezembro 12, 2011

Lasanha de tomate e manjericão

Hoje venho mostrar uma receita deliciosa e leve! Recebi um livro da Editora Larousse, o livro Jantar- Simples, prático e delicioso. Escrito por Annie Bell, traz muitas receitas fáceis e perfeitas para você inovar o seu dia a dia de maneira prática e simples! Confesso que desde que recebi fiquei em dúvida sobre qual receita escolher primeiro (são muitas opções deliciosas!) e optei por esta lasanha. Primeiro por observei que no blog ainda não havia postado uma lasanha e também por ser uma opção vegetariana. Eu não sou vegetariana, mas confesso que cada dia tenho simpatizado mais com esse tipo de culinária saudável, já que antes eu tinha a ideia de que “ não comer carne seria um suplício”, mas confesso que é bem menos sofrível do que imaginei, e tenho tentando diminuir meu consumo, só que ainda adoro uma boa carne de vez em quando...rs






Ingredientes (rende 06 porções):
Para o molho de tomate:
- 1,300kg de tomate caqui;
- 03 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- 01 cebola cortadinha;
- 04 dentes de alho sem casca  picadinhos;
- 02 colheres de sopa de purê de tomate (usei a passata de tomate);
- 75ml de vinho tinto (usei 01 taça);
- 01 folha de louro;
- 02 ramos de tomilho fresco;
- 01 colher de chá rasa de açúcar (não usei);
- Sal e pimenta do reino moída na hora

Para a massa:
- 250g de massa de lasanha branca ou verde;
- 375g de mozarela de búfala picada (usei queijo mussarela mesmo);
- 75g de queijo parmesão ralado;
- Folhas de manjericão

Modo de fazer:
Numa panela coloque cerca de 03 litros de água, quando a água ferver, adicione a massa da lasanha e um pouco de sal. Deixe cozinhar até ficar al dente, ou seja cozida e firme , isto deve levar cerca de 08 a 10 minutos. Quando a massa estiver cozida, escorra com cuidado e dê um leve jato de água fria para interromper o cozimento. Reserve.

Para fazer o molho, retire a pele dos tomates como ensinei aqui e pique em cubos médios e reserve. Aqueça o azeite numa panela média e adicione a cebola picada. Refogue ela em fogo médio até ela ficar transparente. Acrescente o alho picado e mexa bem por mais 01 minuto, junte o tomate picado, a passata ou purê de tomates, o vinho, louro e o tomilho. Espere levantar fervura e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Retire o louro e o tomilho e misture bem com uma colher de pau até virar um purê (eu amassei tudo com meu amassador de batatas). Adicione o açúcar (não usei) e tempere com sal e pimenta do reino.

Pré-aqueça o forno a 200ºC, separe uma travessa de 28 cm x 20cm e cubra o fundo com uma camada do molho de tomate. Coloque 01 camada de lasanha, cubra com molho de tomate, adicione mussarela e parmesão e algumas folhinhas de manjericão. Repita o processo até completar a travessa nessa ordem (cerca de 04 camadas), finalizando com o molho de tomate e queijo. Regue com um pouco de azeite e tampe com papel alumínio. Asse por 20 minutos e depois retire o papel e asse até dourar.

Essa lasanha é super prática e pode ser feita de véspera, deixando na geladeira por até 12 horas, além de ser uma refeição leve e deliciosa!! É uma ótima opção para um almoço ou jantar com os amigos ou a família, até mesmo no almoço de Natal ! Super recomendo! E também informo a vocês a parceria do blog com a Editora Larousse! 



Beijos e uma ótima semana pra vc!

* Atenção, esta semana é a ÚLTIMA antes do sorteio dos presentes de Natal que o blog está dando para os leitores! Se você não tá participando ainda, corre aqui que ainda dá tempo!

10 comentários:

  1. A lasanha parece gostosa, mas o livro é a cara de minha cozinha, simples e prática

    Boa semana para você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A lasanha parece ótima!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA!
    LASANHA É UM PRATO INDISPENSÁVEL, ADOREI A RECEITA BOA DEMAIS!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    TEM MAIS PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
    BEIJOS..♥

    ResponderExcluir
  4. Que receita deliciosa! Obrigada por compartilhar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Deve ser uma delícia!! Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  6. Ficou uma refeição de aspecto mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  7. Deliciosa deve ter ficado. Deu água na boca miga...bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Acho que escolhemos o mesmo livro! heheh Mas fiz outra receita... Estou há nos para fazer uma lasanha para o blog e não foi dessa vez! A sua parece ótima!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Tê, adoro lasanhas levinhas como essa! Escolhendo bem o recheio e não abusando do queijo, fica amigo da dieta :-) A sua está apetitosa, guarda um pedaço pra mim! Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Queridas, tb adoro comidas levinhas mas não precisa ter a carinha de light!E essa receitinha é super prática e deliciosa! Recomendo mesmo! Obrigada pelo carinho sempre!beijos!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.