quinta-feira, julho 21, 2011

Salmão com molho de laranja e arroz negro

Essa semana eu estava passeando pelos blogs amigos e vendo as receitas que desejo fazer. Estava com um filé de salmão no congelador mas queria fazer alguma receita diferente e ao mesmo tempo simples. Daí achei esta (receita de salmão com molho de laranja da querida Maria, do Diga Maria. Essa receita é super gostosa e prática! Adorei e com certeza farei outras vezes aqui em casa já que eu adorei! Também havia comprado um pouco de arroz negro durante uma visita ao supermercado (confesso que fico lá me deliciando nas prateleiras, vendo os ingredientes novos e o que eu poderia fazer com eles ainda na loja, mas já fico pensando nas possíveis receitas que podem surgir...) e como nunca havia provado o arroz negro, resolvi testar junto com este salmão. O preço dele é um pouco salgado em relação ao nosso “arroz branco de cada dia”, mas confesso que gostei e farei outras vezes. O arroz negro tem um gosto um pouco diferente, ficou com um aspecto mais molhado e o preparo demora um pouco mais para ficar pronto. Vamos à receitinha!



Ingredientes para o salmão ao molho de laranja (serve 02 porções)

- 350 g de salmão (descongelei e separei);
- 01 batata grande cortada em fatias grossas (+ -  1 cm);
- 01 cebola cortada em rodelas;
 - suco de 03 laranjas (usei laranja pêra);
- ½  limão siciliano ;
- sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparo:

Separei o salmão que já havia deixado descongelando, coloquei numa tigelinha e pus para marinar. Na marinada deixei um pouco de sal, pimenta do reino e suco de 01 laranja e deixei pegar gosto por uns 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Coloque numa assadeira as rodelas de cebola e batatas intercaladas e adicione uma pitada de sal e um fio de azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 10 minutos. Após esse tempo, retire a assadeira e vire as batatas e cebolas para dourar por igual e coloque o salmão sobre elas, como se as batatas e a cebola fossem uma “caminha” para o salmão. Eu retirei a pele do salmão quando tava marinando com ajuda de uma espátula, mas fica a seu critério fazer com ou sem a pele. Salpique sobre o salmão mais um pouco de sal e pimenta se desejar, cubra com papel alumínio novamente e leve ao forno. Enquanto isso numa panelinha, coloque o suco de 02 laranjas e leve em fogo baixo, quando ferver e reduzir um pouco, reserve a calda de laranja. Espere o salmão ficar no ponto – o tempo varia mais o meu ficou bom em 25 minutos (ele deve estar com aspecto de assado mas ligeiramente cru por dentro, como disse a Maria). Quando o salmão estiver pronto, regue com a calda de laranja e algumas gotas de limão siciliano e sirva acompanhado do arroz negro ou acompanhamento de sua preferência.


Para o arroz negro (rende 02 porções):

- 200g de arroz negro (+ - 1 xicara);
- ½ cebola ralada ou picadinha;
- 500ml de água fervente
- 1 colher de sopa de óleo (usei azeite);
- Sal a gosto

Como fazer?

Coloque numa panela o azeite e acrescente a cebola picadinha em fogo médio mexendo até ela ficar transparente. Adicione o arroz negro e refogue demoradamente. Adicione a água fervente e sal. Misture bem e cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada por uns 45 minutos. Ele fica com um aspecto meio pastoso. Sirva com o salmão.


Sei que existem outras maneiras de preparar o arroz negro, mas eu quis fazer o preparo básico para poder sentir o gostinho do tal arroz, já que nunca havia provado. Achei esse arroz negro diferente, lembra um pouco o arroz integral. Na China, este arroz começou a ser cultivado há mais de 04 mil anos, sendo antes exclusividade dos imperadores (que chique!). Mas com o tempo conquistou os chefs da culinária mediterrânea e difundiu seu uso. Ele também combina bem com frutos do mar e carnes de caça, como cordeiro e pato.   Você já conhecia este tipo de arroz??


Esta é uma receitinha simples e que gostei bastante de fazer pois é rápida e light! Sei que o salmão não é um peixe magro, mas como é extremamente saboroso e a calda é de laranja (fruta) o peso na consciência fica bem menor do que se fosse um molho cremoso né? Adorei !! Espero que vocês gostem também!


PS: Já curtiu a nossa página no Facebook? Corre lá e fique por dentro das novidades!

Beijos e ótima Quinta!!

18 comentários:

  1. Very delicious.Very nice recipe with orange.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tê!
    Nem me fale... o preço da caixinha aqui está nas alturas =(
    Mas, o sabor eu acho que compensa. E tb sai do tradicional. Ficou uma delícia a aprensentação (coisas de arquiteta:)
    Tê, vou tomar a liberdade...gosto mt de suas fotos, mas estou achando um cadim escuras...vc mora em apto? =]Espero q não se chateie, quero só ajudar.
    Um bejim bem grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Eitaa, agora fiquei na tentação... adoro essa combinação de salmão e molho de laranja!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Tem muito bom aspecto. Nunca vi desse arroz à venda! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que delicia deve ter ficado este salmão.
    Gosto de peixe com laranja, e o salmão combina muito bem. Quanto ao arroz negro, embora caro é muito saboroso e muito saudável também.
    Ótima sugestão de cardápio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Teresa! Sou a Formiguinha:)

    Vim agradecer a sua visita e comentário na minha Casinha. Adorei!

    Não conhecia o seu cantinho, fiquei encantada com a delícia das receitas e das fotos. Parabéns!
    Não aprecio muito salmão mas vou experimentar a sua receita com molho de laranja pode ser que fique a gostar. Arroz negro não conheço mas fica um prato interessante.:)

    Já fiquei sua seguidora.
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  7. Eu amo salmão. Que receita maravilhosa, parabéns!
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas visitas e comentários!! :)

    Amehlia querida, moro em apto sim e confesso que as vezes tb acho as fotos meio escuras, tento arruma no Photoshop mas nem sempre sai como quero. Mas dai acho importante colocar a foto porque receita sem foto é tão sem graça né?! rsrs Obrigada pela dica e vou tentar melhorar tá?! Beijos!!

    Ricardo, Sonia e Vivi que bom que vcs gostaram !! Caso façam o prato, depois me avisem tá?! Beijos!

    Picarota, esse arroz vende aqui no Brasil, não sei se em Portugal vende ou usa outro nome... Ele é gostoso e diferente! Se puder provar, compensa! Beijos!

    Formiguinha, obrigada pela visita! Tb adorei seu blog! O arroz como falei aqui em casa, acho que deve existir em Portugal mas com outro nome...se achei aqui em minha cidade que é pequena, duvido que ai em Portugal não encontre...rsrss Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tereza, adorei a receita, principalmente por causa do arroz negro. Já comi em restaurantes mas ainda não me aventurei a fazer, quem sabe você me inspira hehe
    Beijos, Vivian

    ResponderExcluir
  10. Nunca provei esse arroz mas acho uma graça. Salmão eu adoro :)

    ResponderExcluir
  11. TÊ,
    Dá pra sentir o perfume daqui,rsrs
    Nossa mãe,q maravilha!!!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  12. Flor tem selinho pra vc no meu blog! pega lá bjinhussssssssss

    ResponderExcluir
  13. Flor tem selinho p/ vc no meu blog..pega lá bjinhusssssss

    ResponderExcluir
  14. Amei ler que a receita do salmão fez sucesso por aí, Tereza! Eu mesma há tempos não a preparo mas lembro perfeitamente do perfume e do sabor. E com esse arroz negro... hummm...

    ResponderExcluir
  15. Hum, que delícia heim? Aqui ta tão quente que não dá vontade de comer nada, só um peixinho igual a este...hehe. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Te, ficou com uma aparência ótima... e esse arroz negro então?? Demais! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  17. Ficou com bom aspecto. Já vi desse arroz em programas de televisão e gostava de experimentar, mas infelizmente nunca vi à venda...

    ResponderExcluir
  18. Então Tereza, sabe que tenho a maior curiosidade prá experimentar esse arroz, dizem que é muito gostoso. Quem sabe um dia né? Adorei o salmão com laranja, já fiz e foi aprovadissimo aqui em casa. Bela apresentação amiga. Bjocas

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.