quarta-feira, julho 20, 2011

Muffins salgados de tomate, manjericão e queijo


Olá meus queridos!


Sabe quando dá aquele “comichão” e você quer comer algo salgado (leia-se gula rs)? Mas não serve qualquer coisa, tem que ser um lanchinho gostoso, quentinho, simples mas com cara de foi feito com o maior carinho para você. Estes muffins salgados são assim, simples e gostosos, servem para um café da manhã inspirado ou de lanchinho, ou até mesmo para jantar... rs Os ingredientes são fáceis de encontrar e dá para todo mundo curtir essa delicia! 
Vi essa receita no Panelinha, da Rita Lobo e adorei!! Farei novamente com certeza!




Ingredientes (rendeu 11 bolinhos médios):
- 01 tomate cortado em cubinhos;
- ½  xícara de queijo em cubinhos (usei o gruyère, mas pode ser outro);
- 01 ramo de manjericão;
- ½  xícara de leite;
- 04 colheres de sopa de manteiga;
- 02 ovos inteiros;
- 01 e ½  xícara de farinha de trigo;
- 02 colheres de chá de fermento em pó;
- 01 colher de sopa de açúcar; 
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar as forminhas (usei de silicone e coloquei forminhas de papel dentro, então não precisou)

Como preparar:
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte as forminhas de muffins ou de empadinhas com manteiga e polvilhe farinha de trigo, retire o excesso e reserve. Corte o tomate, retire as sementes e corte em cubinhos. Pique as folhas de manjericão. Numa panela pequena, junte o leite e o manjericão. Leve ao fogo alto e, quando o leite ferver, desligue o fogo. Acrescente a manteiga imediatamente e mexa bem até derreter. Adicione os ovos e misture bem. Numa tigela grande, passe por uma peneira a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Faça um buraco no meio da tigela e regue com a mistura de leite e manjericão. Com uma espátula mexa até a farinha de trigo absorver todo o líquido. Acrescente o queijo e o tomate já cortados em cubinhos. Coloque as forminhas numa assadeira, se desejar, coloque forminhas de papel dentro das forminhas de alumínio ou silicone e em cada forminha coloque cerca de 03 colheres de sopa de massa. Leve ao forno já pré-aquecido por uns 30 minutos ou até enfiar um palito de dente na massa e ele sair limpo. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar.

Para aqueles que adoram bolinhos doces ou salgados como eu, aproveitem! Mesmo aqueles que não curtem tanto os bolinhos, vale a pena fazer e provar essa receita que é super fácil e todos vão adorar! Os sabores podem variar de acordo com o seu gosto e o que você tiver na geladeira. 
Recebi um e-mail de uma leitora do blog em que ela perguntava se podia substituir ingredientes e te digo: claro que pode!! As receitas daqui são sugestivas e você pode e deve substituir de acordo com seu gosto e disponibilidade do que tem na sua despensa/geladeira. Assim fica tudo mais fácil e saboroso, não?!

Ai adoro esse carinho de vocês !! Me deixa super feliz! Obrigada!!


Feliz dia do amigo para você !!!

Beijos e ótima Quarta !!

22 comentários:

  1. Tem um aspecto maravilhoso. A comida assim, em doses pequeninas, tem logo outra graça. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Del´cia viu, e o bom é que dá para levar na casa de amigos e surpreender. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu AMEI sua receita! Sou louca por manjericão, adooro bolinhos, preciso fazer essa receita urgente! Engraçado que estou com sua receita de muffins de amora aberta aqui na minha tela também, hehe

    Estou precisando é comprar essas forminhas de papel, onde posso encontrar, você sabe me dizer?
    Beijos e tenha uma excelente tarde!

    ResponderExcluir
  4. hummm Muffin salgado eh tudo de bom!!
    bjao querida.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei tentada á experimentar!! Vou fazer quando der!! :D
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, obrigada por trazer pra gente essa maravilha!
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu queruuuuu, que boa esta receita, não é?
    Olha amiga feliz dia dos amigos, que Deus te abençoe a você e sua familia.BJUS

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Tereza!
    Acabo de passar no blog da Silmara,Casa e fogão e fiquei curiosa pelo nome do seu blog.Resolvi vir conhecer e estou gostando de tudo por aqui!
    Tenha um lindo e abençoado dia do amigo!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tereza,
    Vim agradecer a visita ao Simples Assim e já copiei essa delícia.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. This cookies are very delicious.If you like olive I have a good recipe.You can search in my blog zeytinli muffin.If you can't find yogurt you can change with milk.I like your recipes very much.

    ResponderExcluir
  11. Vim agradecer a visita no meu blog, e aproveitei para conhecer o seu.
    Adorei, receitas maravilhosas, com certeza virei sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Tereza!
    Esses muffins são uma super idéia para de vez em quando variar nas receitas de todo dia. Acho que quando eu os fizer, servirei no almoço e acompanhando, uma saladinha de folhas. Que me dizes? :)
    Um abraço e obrigada pela visita lá no blog!

    ResponderExcluir
  13. Tereza, adorei estes muffins. Gosto imenso de muffins, mas nunca fiz salgados. Acho que vou experimentar estes, pois adoro estes ingredientes mediterrânicos. Obrigada pela partilha e parabéns pelo blogue. Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Tereza, nunca fiz muffins salgados, acabo ficando sempre nos doces. Essa sua receita está muito boa! Um muffin quentinho desse no final da tarde é tudo de bom :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Adoro muffins salgados e essa receita me conquistou!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria!
    Obrigada pela visita à minha cozinha!
    Então, respondendo à pergunta, queques é o mesmo que muffins, empadas em Portugal é o mesmo que no Brasil, aquela massinha com recheio por dentro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Olà!!! muito obrigada per la tua visita!!! adorei estos muffins salgados!!! muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi queridas!
    Que bom que vcs gostaram dos muffins salgados! Nunca havia feito e adorei! Acho uma graça formatos pequeninhos, dá um charme...rsrs

    Vivi, essas forminhas de papel você encontra em qualquer loja de artigos de festas, sempre peço pelo a forminha de número 01, que é uma empada maior, fica ótimo! Vende também online na loja na barra doce, que tem muita coisa legal lá! Vale a pena a visita!

    Regina que Deus tb te abençoe todos vcs! Um feliz dia do amigo também !:)

    Oi Claudia !Que bom receber visitas novas! Seja bem vinda e volte sempre!

    Hi Pembe! Thank you! I’m glad that you like my recipes! I’ll look in your blog your recipe zeytinli muffin, this is interesting. I like your visits and your blog very much! Kisses!

    Oi Erica! Seja bem vinda e volte sempre !:)

    Oi Gourmet! Obrigada pela visita !!Acho sua ideia de servir com uma saladinha fica perfeito!!Humm adoro saladinha e com esses bolinhos fica 10!

    Oi Iliada!! Obrigada pela visita!! Também adoro ingredientes mediterrâneos porque além de gostosos fazem bem para saúde né!:)

    Adri, sei da sua paixão por bolinhos, então vc deve provar estes, ficam deliciosos e super fáceis de fazer! rs Depois vem me contar! Beijos!

    Oi Léia! Que bom que vc gosta de muffins salgados, tb adoro!:)

    Ai Cidália! Obrigada pela visita! E obrigada por tirar minha duvida, já que apesar de falarmos a mesma língua, algumas palavrinhas mudam né... Então esses são meus queques !:) rsrs

    Oi Judith! Seja bem vinda a minha cozinha! Volte sempre !!

    Beijos em todas vocês !

    ResponderExcluir
  19. Adorei a dica! Mto criativa!
    Bom final de semana.
    Abs.

    ResponderExcluir
  20. Tambem adoro muffins, doces e salgados, e com manjericão, simplesmente enriquece o que já é gostoso por si só, gostei muito desses muffins e com um pouco de imaginação, podemos com isso criar vários recheios. Amei amiga. bjocas

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.