terça-feira, maio 31, 2011

Caldo básico galinha


Oii pessoal!

Vim aqui mostrar para vocês uma receitinha básica, o Caldo de galinha! Esse caldo pode ser usado como base para muitas sopas, tipo Capeletti in brodo e sopa de beterraba, sopa de legumes, risotos... Depois prometo que vou fazer e postar algumas sopitchas novas para vocês usarem esse caldo! 

Mas é que ganhei um frango inteiro e resolvi aproveitar todas as partes dele. O que eu fiz? Separei todas aquelas partes comestíveis (asas, coxas, sobrecoxas, peito) e a carcaça (que é pescoço, pés, miúdos...). Essa parte dá sem problemas para gente usar pra esse caldinho! Vai sempre lembrar que é ótimo usar o caldo caseiro no lugar daquele de pacotinho ou em tablete. Menos sódio, mais nutritivo e mais gostoso! Humm! Vamos lá que vou explicar para vocês direitinho como faz!

Ingredientes:
- 1kg de ossos de frango (carcaças)
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho (deixei inteiro mesmo!)
- 2,5 litros de água fervente
- 1 cenoura grande descascada e cortada em rodelas grandes
- 1 cebola grande cortada em pedaços grandes
- Tomilho (não tinha em galho, então usei desidratado)
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque numa panela de pressão 1 litro de água e a carcaça do frango. Deixe cozinhar por 40 minutos na pressão e depois desligue. Espere esfriar bem a panela, sair todo o vapor, dai complete com mais 1,5 litro de água e os outros ingredientes. Deixe cozinhar por mais 1 hora em fogo baixo (dessa vez não na pressão,viu galera!). É bom sempre ir mexendo de vez em quando para misturar bem os ingredientes. Depois disso é só coar o caldo com uma peneira e deixe esfriar.



Essa foto é do caldo pronto. 



Caso você não queira o caldo com essa gordura na superfície, basta adicionar cubos de gelo e depois retirá-los. A gordura vai sair todinha neles. 

Dai depois fica a seu critério como você vai guardar! Tem quem coloque em cubas de gelo e congele, utilize potinhos, mas eu prefiro congelar cada litro separadamente em sacos plásticos. Acho mais prático, mas vai da maneira de cada um né!

Rende 2 litros de caldo de galinha pronto. Perfeito para risotos, sopas, galinhada...

Beijos!!

Um comentário:

  1. Sua cozinha tá lindaaaaa! E cooom certeza esse caldo deve ser muito melhor e mais gostoso do que os tabletinhos. Você tá recomendada lá no meu blog viu, sua cozinha é um sucesso hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.