terça-feira, outubro 15, 2013

Bacalhau ao forno


Oi pessoal!!

Achei para vender por aqui um bacalhau já dessalgado, dai fiquei curiosa para experimentar e isso foi uma ótima desculpa para fazer esta receita! ;-) Bacalhau é um prato tão gostoso que não exige muitas desculpas para fazer, né? Ainda mais quando lhe poupa daquele processo demorado de ter que deixá-lo de molho e etc. Esse bacalhau é super saboroso e fácil de fazer!



Ingredientes (rende 04 porções):
- 01 kg de bacalhau em postas altas (comprei um já dessalgado para experimentar, então não precisei deixar de molho);
- 01 pimentão verde cortado em rodelas;
- 02 tomates cortado em rodelas sem sementes;
- 02 colheres de sopa de azeite extra virgem;
-06 dentes de alho inteiros;
- 01 cebola grande cortada em rodelas;
- Pimenta do reino moída na hora e ervas a gosto

Como preparar:
Se você não comprou dessalgado como eu, faça assim - Deixe o bacalhau de molho em água fria na geladeira por 48 horas. Troque a água no mínimo oito vezes nesse período. Geralmente deixo o bacalhau de molho no leite (e não na água) na geladeira e dessalga bem mais rápido, o bacalhau fica fofinho, mas lembre de deixar de molho na véspera de usar. Com o bacalhau já dessalgado, pré-aqueça o forno a 180 °C. Numa travessa de vidro, coloque as postas do bacalhau, acrescente por cima as rodelas de cebola, os tomates e pimentão fatiados, distribuindo aleatoriamente. Caso prefira usar o alho picado, basta descascar e fatiá-los, porém decidi usar os dentes inteiros ainda com casca e ficaram deliciosos (com um sabor levemente doce). Tempere com pimenta do reino e ervas finas a gosto. Não utilizei sal nesta receita, pois apesar de o bacalhau já ser dessalgado, achei que não seria necessário, e realmente não o sal não fez falta, ficou no ponto. Deixe assando as postas até elas ficarem douradas por cima, formando uma leve crosta. Retire do forno, regue o bacalhau com o azeite e aproveite!

Acho que bacalhau sempre combina muito com arroz de brócolis ou batatas assadas para acompanhar, mas fique à vontade para apreciá-lo com o que desejar! Fica delicioso, além de ser um prato leve, já que o azeite só é adicionado no final (assim não forma a gordura saturada). E você gosta de bacalhau com o que para acompanhar?


Beijos!

7 comentários:

  1. Um bacalhau bem ao meu gosto,esta uma maravilha
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga. Teu blog é lindo mesmo. Então, falando em bacalhau, vai uma dica que aprendi em Portugal: quando tiver uma boa promoção, compra um bom bacalhau e daqueles em pedaços mais grossos sabe? Ai vc dessalga ele, troca umas 2x a água de um dia pro outro, na geladeira. Depois vc guarda os pedaços já dessalgados envolvidos em plásticos (coloca em cada saquinho a quantidade que vc e Lucas consumiriam em uma refeição por exemplo). Ai td vez que vc quiser preparar um prato lindo como esse ai de cima é só descongelar! O peixe fica macio, não resseca. É só cuidar do dessalgue pra não ficar sem sal...
    Um beijão e abraço linda!

    ResponderExcluir
  3. Adoro bacalhau, o teu ficou com um aspecto delicioso!
    Bjs
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou louco por receitas de bacalhau.
    Também gosto muito dessa aqui: http://acomidinha.wordpress.com/2013/10/26/bacalhau-assado-no-forno-com-azeite-e-alho/

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.