sexta-feira, março 23, 2012

Bolo de limão amanteigado

Eu sempre acho que finais de semana pede um bolinho, uma sobremesa... Acho que nestes dias podemos nos dar ao “luxo” de um café da manhã mais elaborado, especial ou mesmo que simples, mas que deve ser apreciado com calma, longe daquela correria do dia a dia. Então fiz este bolo delicioso da Donna Hay. Depois que comprei o livro dela, me apaixonei porque tem muita coisa gostosa por lá e as receitas são super práticas e fáceis (tudo o que queria...), e pretendo fazer várias receitas de lá e postar aqui, mas este bolo é delicioso!!! Para aqueles que gostam de limão, ele fica perfeito com um gostinho suave, e para aqueles que não são fãs, não tem problema, basta retirar o suco de limão da receita e curtir o sabor amanteigado, o que não pode é deixar de fazê-lo, já que ele leva pouquíssimo tempo para preparar! Imperdível!



Receita do maravilhoso Donna Hay 
Ingredientes (rende um bolo forma retangular de 27 cm):

Para o bolo:
- 125 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 01 colher de chá de extrato caseiro de baunilha;
- 01 xicara de açúcar de confeiteiro (usei cristal e serviu!);
- 03 ovos em temperatura ambiente;
- 01 e ½ xicara de farinha de trigo;
- ½ colher de chá de fermento em pó;
- ¼ de colher de chá de bicarbonato em pó;
- ½ de xicara de leite em temperatura ambiente;
- 01 colher de sopa de suco de limão

Para a calda:
- 01 e ½ xicara de açúcar de confeiteiro;
- 02 colheres de sopa de suco de limão

Como preparar:
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Coloque na batedeira todos os ingredientes numa batedeira em velocidade baixa até a massa ficar homogênea. Forre uma fôrma retangular (27 cm) com papel manteiga, e despeje toda a massa.  Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos (não abra o forno antes de 30 minutos) e faça o teste do palito (espete o palito no bolo e ele deve sair limpo) para ver se o bolo está pronto. Quando retirar do forno, deixe na fôrma por uns 05 minutos e retire com cuidado, colocando numa grade ou prato para esfriar. Aconselho fazer nessa hora a calda, pois se você fizer antes ela vai endurecer e você terá que aquecê-la novamente para derramar sobre o bolo.

Preparando a calda:
Numa panela coloque o açúcar e o suco de limão, leve a fogo baixo e mexa bem até derreter tudo e ficar em ponto de calda. Coloque por cima do bolo ainda quente e deixe endurecer.

Desculpem não ter tirado foto dele aberto, mas te garanto que fica deliciosamente fofinho e saboroso! Essa pode ser a receita ideal para o seu café da manhã esse final de semana, que tal? ;)

Beijos e bom fim de semana!

10 comentários:

  1. É mesmo uma óptima sugestão para o fim-de-semana!
    Que maravilha de aspecto, deve ser tão bom :)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Maria Tereza! O dia a dia é tão corrido, que vale a pena preparar uma mesa especial, bem posta,no café da manhã, almoço, jantar nos finais de semana, p/ família! É carinho, é bem estar! E esse bolo é uma ótima p/ acompanhar o café, além de embelezar a mesa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já copiei a receita Tereza, que delícia ele deve ter ficado.
    Estava procurando uma receita de bolo de limão e fiquei encantada com a praticidade desta.
    Um beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Hummm! Adoro bolos esta semana já fiz dois para comermos em casa. Este ficou perfeito.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. que maravilha de receita..deu agua na boca..bjo

    ResponderExcluir
  6. Que irresistível, Tê! Humm, essa caldinha escorrendo está me convidando. Pode me esperar que amanhã de manhã tô batendo na sua porta, não perco esse café da manhã :-) Vou guardar a receita, adoro bater um bolinho diferente :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que tal sim,

    Amei esse bolo, se der tempo ainda o farei,

    Obrigada pela delícia!

    ResponderExcluir
  8. Também acho que final de semana merece um bolo, esse ficou lindo com essa calda!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. ontem no programa dela peguei uma receita de bolo de limao mais simples ainda, nao vai nem na batedeira e neste exato momento estou tomando uma xicara de cha juntamente com uma generosa fatia do referido bolo... o jeito fast fresh and simply de donna hay nos estimula a habituar cm o nao convencional todos os dias!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.