segunda-feira, janeiro 09, 2012

Kibe frito

Hoje começo a semana com esta receitinha deliciosa! Por favor, não me reclamem de mim por postar uma receitinha de fritura em plena Segunda-feira, mas é que estou voltando de férias e o blog também está aos poucos voltando a sua frequência normal, e havia feito estes kibes que ficaram deliciosos! :) Eu adoro a culinária árabe, afinal sou descendente e tenho muito orgulho disto, já que é uma culinária riquíssima e acabo fazendo poucos pratos típicos em casa (prometo que irei fazer mais e colocar por aqui!). É super prático fazê-los e casa e servem como aperitivos ou prato principal. Para os vegetarianos, a opção é substituir a carne bovina pela proteína de soja! Delícia! ;)



Ingredientes (rendeu 27 unidades):
- 250 g de trigo para kibe;
- 500 g de carne bovina moída (usei patinho);
- 01 cebola grande picada;
- 04 dentes de alho picados;
- folhas de hortelã fresca;
- 04 colheres de chá de sal;
- 03 colheres de chá de pimenta síria (se não tiver substitua por pimenta do reino)


Como preparar:
Lave bem o trigo e deixe-o de molho em água numa tigela por cerca de 03 horas. Retire o excesso da água e com as mãos esprema bem o trigo para
deixá-lo mais seco e coloque numa outra tigela para trabalhar a massa.  Adicione a carne moída e misture bem com as mãos. Num processador, bata
bem a cebola com as folhas de hortelã e o alho, até ficar pastoso. Reserve.
No processador, bata separadamente 250g da carne moída e a metade do trigo de kibe. Acrescente essa mistura da carne e trigo processada, misture a pasta de alho, cebola e hortelã, adicione também o sal e pimenta síria. Amasse bem a massa, formando uma massa homogênea e grudenta. Com as mãos úmidas, forme os kibes e reserve. Frite-os em óleo bem quente, mas procure não fritar mais de 02 unidades por vez, para que eles não desmanchem.
 Para quem desejar congelar, basta congelar em aberto – coloque os kibes numa assadeira e leve ao congelador ou freezer. Quando eles estiverem congelados, basta retirar um por um e colocar num saco plástico, pronto! Agora na hora de fritá-los, utilize óleo bem quente e frite em fogo baixo para que doure por fora e cozinhe por dentro.
 Para um versão mais light, basta pré-aquecer o forno por uns 10 minutos e levá-los ao forno até dourar, sempre lembrando de virar de lado cada um deles, conforme forem assando.


Beijos e um ótimo início de semana para você!

8 comentários:

  1. Acho que hoje é o dia do quibe, vi alguns por aí e fiquei com uma vontade!! Hummm, o seu está lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Tereza,
    Você faz bem em colocar esses kibes nessa segunda, pois dá até uma certa alegria.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. OLÁ TEREZA!
    QUIBES SÃO DELICIOSOS DE QUALQUER JEITO EU AMOOOOOO.....DELÍCIA!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Tê, está perdoada mesmo por que adoro kibes e confesso que prefiro os fritos kkkkk. Adorei sua receita, eles ficaram lindos e bem sequinhos. Gostei muito...bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Tereza você está perdoada! Fritura uma vez na vida não faz mal a ninguém, mas é uma tortura ver esses seus deliciosos quibinhos em minha frente e não poder atacar :( Ai tô com fome :s
    Um forte abraço querida,
    Queila

    ResponderExcluir
  6. ADOROOOOOOO , para mim nao tem salgado melhor...

    ResponderExcluir
  7. Reclamar de você...como assim amiga, com esse visual só dá para agradecer, mesmo que eu só possa olhar com os olhos e lamber com a testa...rs!
    Delícia!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Kibe está na lista dos salgadinhos favoritos da minha mãe. Confesso que nunca fiz por pura preguiça! Mas essa sua receitinha parece ótima :)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.