terça-feira, dezembro 20, 2011

Trufas de chocolate para adoçar o Natal

Faltando poucos dias para o Natal, venho aqui mostrar mais uma deliciosa sobremesa ou ideia para presentinho delicioso para os amigos. Essas trufas podem variar o sabor conforme sua preferência, mas resolvi fazer da tradicional com chocolate meio amargo e cobrir com cacau em pó, o que resultou num sabor amargo e forte, mas delicioso. É uma sugestão de presente fácil e charmosa, basta colocar numa embalagem fofinha e encantar quem receber! Além do que quase não dá trabalho de fazer...





Receita adaptada do livro Petit Larousse do chocolate
Ingredientes (fiz meia receita, rendeu 20 trufas):
- 300g de chocolate meio amargo;
- 100 ml de creme de leite fresco;
- 01 colher de café de extrato de baunilha;
- Cacau em pó para polvilhar

Como preparar:
Pique o chocolate meio amargo e coloque numa tigela. Numa panelinha ferva o creme de leite fresco e o extrato de baunilha, logo depois retire do fogo e adicione o chocolate amargo picado e misture delicadamente com auxílio de uma espátula até a mistura ficar brilhante e homogênea. Leve para gelar por 1 hora ou até a mistura endurecer.
Quando endurecer, forre uma assadeira com papel manteiga, modele a ganache no formato de bolinhas e disponha na assadeira, deixe gelar por 20 minutos. Coloque num prato fundo ou tigelinha um pouco de cacau em pó e enrole as trufas com as mãos (aconselho usar luvas plásticas para evitar que o calor das mãos derreta) e em seguida passe-as pelo cacau em pó. Passe por uma peneira para retirar o excesso e coloque em forminhas. Armazene em local fresco e consuma em até 15 dias. 

Se você não gostar de chocolate amargo, vale à pena substituir por chocolate ao leite ou chocolate branco, deve ficar muito saboroso também! Como ainda dá tempo de fazer, sugiro fazer essas trufinhas para adoçar sua ceia de Natal ou presentear parentes e amigos. É sucesso na certa! ;)

Beijos e ótima Terça-feira!

8 comentários:

  1. HUMMMMMMM...DELÍCIA AMIGA, ADORO TRUFAS, ESTAS FICARAM PERFEITAS!

    BEIJOS..♥

    ResponderExcluir
  2. Caraca... tá com uma cara maravilhosa...

    Bom Natal pra vc !
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ai ai Tê que delicia pode mandar por sedex umas 40 que ta bom kkkkk Lindas e perfeitinhas ficaram minha amiga. Adorei.Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Molezinha de se fazer e ótimas para presentear! Para mim, você pode colocar uns pedaços de castanha de caju no meio das trufas que eu aceito, tá? Rss. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Ai, essa trufas... delícia :P
    Você pensa em tudo né Tereza? Que bom para nós que podemos chegar aqui e ver essa super dica de presente ;)
    Suas trufas ficaram um mimo :)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  6. queridfa que delicia ...ótima para o natal né ...amei bjokas

    ResponderExcluir
  7. adorei suas trufas.
    eu estou pesquisando varios tipos de trufas para fazer para eu vender...
    http://paodemeletruffasdeliciosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.