sexta-feira, novembro 11, 2011

Yakissoba de camarão

Hoje venho mostrar uma receita que vai lhe encantar e com certeza te deixará na vontade de fazer no final de semana! Yakissoba é um prato popular na culinária chinesa e japonesa, sendo composta por legumes, verduras, macarrão e algum tipo de carne. É um prato indispensável nas festas tradicionais orientais, além de ser deliciosa.

Sei que tem quem não goste ou mesmo seja alérgica a frutos do mar (uma opção é substituir o camarão pela carne ou frango, fica ótimo também!), mas confesso que essa yakissoba ficou deliciosa! Nunca havia testado yakissoba na vida e tinha guardada esta receita no meu caderno que coleciono desde pequena, então resolvi tirá-la do papel e executar e confesso, me surpreendi! A receita não é difícil, mas chega a ser um pouco trabalhosa porque são vários ingredientes no pré-preparo (demorei cerca de 60 minutos entre separar ingredientes e preparar), mas não demorou muito para ficar pronta e valeu a pena! 





Ingredientes para a yakissoba (rende 04 porções):
- 200g de macarrão para yakissoba;
- 02 colheres de sopa de óleo de gergelim;
- 01 colher de sopa de óleo (usei canola);
- 01 pimentão vermelho em fatias (não usei);
- 01 pimentão amarelo em fatias (não usei) – substitui pelo pimentão verde e ficou delicioso;
- 01 cenoura grande em tiras finas;
- 02 talos de cebolinha cortados no sentido do comprimento;
- 01 pimenta vermelha bem picadinha;
- 350g de camarões sem casca e cozidos;
- 01 colher de sopa de gergelim torrado;
- 01 dente de alho picado;
- ½ xicara de molho teriyaki (compre pronto ou utilize caseiro)

Modo de preparo:

Coloque numa panela cerca de 04 litros de água e espere ferver. Adicione uma pitada de sal e o macarrão da yakissoba. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar al dente -  é o ponto ideal, com a massa cozida porém firme. Quando estiver cozida, escorra com cuidado e dê um jato de água fria, apenas para interromper o cozimento da massa e reserve.
Cozinhe o camarão separadamente primeiro, adicionando o dente de alho picado e o molho teriyaki (compre pronto ou faça em casa) numa panela e deixando cozinhar por uns 10 minutos (prove e verifique se está cozido). Não coloquei sal, pois não senti necessidade. Depois de cozido, reserve para misturar tudo ao macarrão e demais ingredientes.
Numa frigideira grande ou panela wok, adicione o óleo vegetal e óleo de gergelim e frite os pimentões por uns 02 minutos em fogo baixo. Acrescente as cenouras cortadas e frite por mais 01 minuto. Ponha as cebolinhas, pimenta picada e camarões já cozidos no molho teriyaki e frite tudo por uns 03 minutos. Adicione o macarrão já pronto e misture tudo. Salpique coentro picado e gergelim. Sirva imediatamente.

Para o molho teriyaki:
- ½ xícara de shoyu;
- 125g de açúcar demerara;
- 01 colher de chá de gengibre ralado;
- suco de laranja
- 50ml de saquê (opcional) – usei o saquê culinário;
- 01 fio de óleo

Modo de preparo do molho:

Numa panela, adicione o óleo e frite o gengibre ralado. Acrescente o açúcar e shoyu, mexendo devagar e com fogo médio. Quando ao açúcar dissolver todo, basta adicionar o suco de laranja e o saquê. Abaixe o fogo e deixe levantar fervura até ficar um caldo grosso, pois quando esfriar ficará caramelado.


Sei que existe a opção de comprar o molho teriyaki já pronto, mas como eu não tinha em casa resolvi fazê-lo, até porque o preparo é simples e rápido e ficou delicioso! Para quem não sabe, o molho teriyaki é aquele delicioso molho marrom que é geralmente servido nos restaurantes orientais.


* Hoje é um dia no mínimo curioso, pois é 11/11/2011... isso deve ser um dia de sorte não? :) 

Beijos e um ótimo final de semana! 

9 comentários:

  1. Deve ter ficado deliciosa, nunca provei, mas tenho muita vontade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Ficou lindo e com uma apresentação mesmo oriental ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. HUm... adoro yakissoba com camarão então. Este seu parece ter ficado dos Deus.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Te, que prato lindo amiga, quanto capricho! aqui em sampa a culinária oriental é super difundida, e em casa todos somos fãs.
    beijos muitos e um fim de semana especial

    ResponderExcluir
  5. Oi Tê, yakissoba já é muito bom, com camarão sem dúvida ficou delicioso. Gostei da sugestao as fotos estão lindas...beijinhos um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Yakissoba e o seu ficou com uma cara ótima! Tô babando!!!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  7. Hoje almocei um yakissoba de camarão, mas sempre que como na rua, penso "porque não faço em casa?"... Os restaurantes chineses por aqui cozinham com muita gordura! Vou botar essa tua receitinha na minha lista "a fazer"! Beijão, Ju

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.