sexta-feira, novembro 18, 2011

Foccacia de semolina com manjericão

Hoje venho mostrar uma receita nova de foccacia, desta vez utilizando semolina. Eu nunca havia encontrado semolina vendendo aqui em Maceió (felizmente por estes dias encontrei vendendo no supermercado diferenciado daqui), e sempre quis fazer alguma receita com este ingrediente. Então, quando estive em SP há pouco tempo, trouxe na mala alguns quilos de semolina grano durum, devidamente empacotados e louca para estrear este novo ingrediente, só que quando cheguei aqui fiquei adiando fazer alguma receita e até agora não entendo o porque não fiz antes... Daí peguei este livro antiguinho do Jamie, o Chef sem mistérios e resolvi fazer esta foccacia que me parecia (e é mesmo!) deliciosa!





 Receita do Jamie 
Ingredientes (rendeu 02 assadeiras redondas diâm. 33cm)
- 30g de fermento fresco ou 21g de fermento seco (usei o fresco);
- 30g de mel ou açúcar (usei mel);
- 600ml de água morna (não pode ser fervente, para não matar a levedura);
- 500g de farinha de trigo;
- 500g de semolina (usei esta daqui) ;
- 30g de sal

Para a cobertura:
- Folhas de manjericão;
- Azeite

Modo de preparo:
Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em 300ml de água morna. Numa tigela grande ou superfície limpa, coloque um pouco de farinha de trigo, semolina e sal. Faça um buraco no centro e adicione o fermento dissolvido no meio, misture bem tudo em movimento circulares, trazendo os ingredientes secos até que a mistura do fermento tenha sido absorvida. 
Acrescente os 300ml restantes da água morna e incorpore gradualmente toda a farinha e asemolina. Caso seja necessário, adicione um pouquinho de água morna para que atinja o ponto necessário (não usei). Sove a massa e amasse bem com força (aproveite este momento para tirar todo o stress do dia a dia, socar, amassar...), buscando misturar bem os ingredientes, por uns 08 minutos, para que o glúten se desenvolva. Se a massa grudar em suas mãos, polvilhe com um pouco de farinha de trigo e misture. Faça com a massa uma grande bola e polvilhe levemente com farinha de trigo e faça talhos na massa com uma faca (para que cresça mais rápido) e deixe descansar por 01 hora e meia ou dobrar de tamanho (sempre deixo dentro do armário da cozinha, pois é escuro e abafado). Depois desse tempo, sove novamente a massa por uns 02 minutos, para que tire todo o ar dentro dela e modele no formato que desejar (eu fiz cobrindo toda a assadeira) e faça furos com as pontas dos dedos, deixe descansar novamente em local escuro e abafado por mais 01hora (ou até que cresça e fique com uma altura de 3cm +-).
Agora com todo o cuidado deixe o pão quietinho e pré-aqueça o forno a 200 ºC por uns 10 minutos. Não bata no pão para que o ar não saia dele. Eleve a temperatura do seu forno para a mais alta (ele deve assar por fora – crocante- e por dentro ficar macio) e asse o pão por uns 15 - 20 minutos até que o pão fique pronto. Assim que o pão sair do forno, coloque algumas folhas de manjericão picadas por cima e regue com azeite de oliva. A cobertura você pode variar conforme desejar: tomates secos marinados, queijos, azeitonas fatiadas ou mesmo pura, sem cobertura.


Em uma assadeira coloquei a cobertura de manjericão e azeite e na outra, apenas algumas ervinhas! Posso te afirmar que já fiz foccacia com semolina e foccacia sem semolina  e amo os dois tipos, mas achei que com a semolina fica mais durinha e crocante por fora, ai que delícia!!! E aí você já fez os dois tipos? Qual você prefere?


Beijos e um ótimo fim de semana cheio de coisas boas!

12 comentários:

  1. OLÁ QUERIDA TEREZA!
    ÓTIMA RECEITA,GOSTEI DA SUGESTÃO!!!

    TENHA UM FIM DE SEMANA ABENÇOADO!
    BEIJOS.....

    ResponderExcluir
  2. Me parece deliciosa! Gosto muito de massas com semolina.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho Fogaccia td de bom..
    Bom fds.. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei semolina, também não sei se é fácil encontrar aqui. Gostei da receita!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de focaccia!

    A massa com semolina fica mais consistente, mas com uma textura mais crocante que me agrada muito,

    Perfeita,parabéns!

    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa receita Tê, e adoro focaccia, mas nunca provei com semolina, aliás nunca usei semolina, vou procurar por aqui. Se fica mais crocante como vc diz, claro que vou dar preferência por ela. Linda apresentação...beijinhos um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Te, que delícia querida, imagino que com a semolina tenha ficado mais leve.
    Estamos sentindo sua falta no grupo...correria?
    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Uma foccaccia que vou ter que fazer.Delícia.
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Foccacia sempre bom, confesso que com semolina não comi... como voce acho que não encontro nos supermercados daqui.

    ResponderExcluir
  10. Hummmmmm, tudo de bom pra um lanchinho agora mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Tê, que delícia de focaccia! Adorei! to com um pacote de semolina aqui em casa de bobeira, agora achei a receita para abrir!!! ah e já estou participando do sorteio, quero o livro das bolinhas!!! beijos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada a todas pelo carinho!! =) Beijos!
    Teresa, eu passei a encontrar um supermercado daqui em Maceió, chamado Palato, mas não é sempre q acho... Beijos!
    Bru, fiquei super feliz q vc fez a foccacia!! Ficou linda a sua e a semolina dá um toque mesmo! Tou torcendo pelo sorteio!! boa sorte! beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.