quarta-feira, outubro 26, 2011

Hamburguer Caseiro


Hoje venho mostrar uma receita que embora muitos possam imaginar que seria complicada, não é! Não é de hoje que venho falando que prefiro produtos caseiros aos industrializados, assim tenho dado preferência aos sorvetes caseiros, biscoitos caseiros e caldos caseiros (que podemos usar para fazer vários pratos ou até cozinhar a própria comida com ele, dispensando tempeiros...) e agora chegou a vez do hamburguer caseiro. Em casa tem um relativo consumo de hamburguer (adoro!),então depois de ver essa receita da Vivian, do Temperaria, eu não tive dúvidas e fui para a cozinha! Confesso que achei até vantagem não só pela saúde, mas também pelo preço e sabor, já que rendeu muito essa receita! Vamos conferir!



Ingredientes (rendeu 18 unidades):

- 900g de carne moída sem gordura (usei patinho);
- 01 pacote de creme de cebola (68g) – não usei o creme de cebola, substitui por um mix de salsinha, cebolinha e coentro bem picadinhos (cerca de 1/3 de xicara + -);
- 01 cebola grande picadinha;
- 01 ovo inteiro;
- Manjericão fresco picado;
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto (usei sal, pois não havia colocado o creme de cebola!)

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes a uma tigela e com as mãos, misture bem tudo até ficar uma massa homogênea. Forme bolas de carne como almôndegas grandes e amasse com a palma da mão, até formar uns discos. O tamanho do hamburguer vai de acordo com seu gosto, mas o meu tinha uns 09 cm de diâmetro cada (não precisa medir gente, vai de olho mesmo...) e rende bastante!



Daí você decide se quer fritar na hora ou congelar. Como rendeu muito lá em casa, resolvi congelar a maioria e fazer apenas alguns para o jantar. Para congelar, basta enrolar com cuidado cada um deles naquele plástico filme e levar ao freezer.

Para fritá-los, basta um pouco de manteiga numa frigideira e derretê-la. Deixe o fogo baixo e frite até dourar cada lado, lembre de virar para ficar frito dos dois lados. Derreta queijo de sua preferência no grill (sanduicheira), adicione o hamburguer frito e o que desejar. O meu fiz apenas o hamburguer, queijo mussarela, alface e tomate!


Esse hamburguer ficou delicioso e já tenho as ideias de testar novos sabores de hamburguer...Humm! Afinal, temos que comer corretamente e saudável, mas um lanchinho desses assim é bom né?! :)


Beijos e ótima Quarta-feira! 

9 comentários:

  1. Hum... lindos os seus bifinhos de hambúrguer... já estou inspirada.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Huumm! Devem ter ficado saborosos demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estão com uma cara ótima! Quem dera eu tivesse esse talento... Parabéns!

    Um forte abraço,
    Equipe do Armazém das Especiarias

    ResponderExcluir
  4. Oi Tereza,
    Que hamburgueres deliciosos esses,hem?
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Nham, que delícia...o seu hambúrguer ficou de "raiz", um cheeseburguer salad bem clássico. O meu estaria mais para um podrão (não sei se conhece essa gíria, chamamos assim aqueles hambúrgueres com tudo dentro, rs). Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai que coisa boa Tê, hamburgueres feito em casa é outra conversa não é mesmo? Gostei muito da receita e do seu mix substituindo o creme de cebola, achei genial...bjokas

    ResponderExcluir
  7. Tereza querida, estou fazendo um sorteio de um kit MOCOCA lá no blog. Não perde, não! Estou te esperando.
    Fabiola
    briecomgoiabada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tereza, essa receita de hamburguer realmente é um curinga na cozinha! Super fácil e rápida! Essa sua versão com as ervinhas deve ter ficado especial!
    Grande beijo, Vivian

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua receita!!! Estava querendo uma que substituísse o creme de cebola por temperos naturais!!! Vou fazer a sua assim que acabarem os hamburgueres congelados. Sempre prefiro a versão com ingredientes naturais!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.