segunda-feira, outubro 10, 2011

Geleia caseira de morango

Oi meus queridos!


Hoje venho mostrar uma receita facílima para vocês, como fazer uma geleia de morango caseira. É super simples e não requer “prática, nem tão pouco habilidade” e fica uma DE-LI-CIA !! Eu mesma nunca fui muito fã de geleia industrializada, porque geralmente elas são extremamente doces e logo enjoa na primeira torrada, mas esta não... faça e você vai amar! E o melhor de tudo: são apenas 02 ingredientes!



Ingredientes:
- 01 caixinha de morangos cortado em pedaços grandes (em torno de 01 xicara e ½ );
- 04 colheres de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo:

Levei ao fogo baixo numa panela (usei esmaltada da Le Creuset) os morangos e o açúcar e deixei o açúcar derreter, quando ele derreteu, esmaguei os morangos com uma espátula (para não ficar com pedaços) e mexi de vez em quando. Quando começou a formar uma espuminha (como mostra na foto abaixo), retirei com a ajuda de uma colher a espuma e deixei no fogo baixinho até a água secar quase toda, o que não demorou muito.



Rende em torno de ¾ de xicara, dá para colocar num potinho e deixar guardado para comer com torradas ou sempre que desejar. Ainda não sei quando tempo dura, mas acredito que poucos dias, já que não possui nenhum conservante... 

É uma receita perfeita para você enfeitar um potinho e dar de presente ou mesmo fazer um cheesecake e usá-la! Recomendadíssimo!! Caso você não goste de morango, vale a pena trocar os morangos por alguma outra fruta de sua preferência - framboesa, amoras...

Beijos e ótimo inicio de semana (com direito a feriado no meio da semana, hein?)

Ps:Tá participando do sorteio da coleção de receitas? Se ainda não, basta entrar aqui e se inscrever!

12 comentários:

  1. Oi, querida! "Que qué isso" que eu encontro aqui hoje pela manhã, enquanto tomo café com pão e manteiga??? É para matar de vontade!!! Ficou linda, linda!!! Eu também não aprecio geleias industrializadas, justamente por conterem muito açúcar! Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ QUERIDA TEREZA!
    FÁCIL MESMO,AMO GELEIA DE MORANGO JÁ ANOTEI A RECEITA!

    BEIJÃO E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. Tereza, realmente as geleias feitas em casa são bem melhores. Sempre que dá, costumo fazer as minhas. Aproveito pra te dar suas sugestões: primeiro, quando for fazer a geleia, pique os morangos e jogue o açúcar por cima. Deixe assim por uns 20 minutos. O açúcar vai sugar toda a água do morango e criar uma calda. Cozinhe essa calda em fogo baixo e você nem vai precisar mexer. Segunda dica... com geleia de morango, uma colherzinha de Aceto Balsâmico faz toda a diferença. #FicaaDica :)

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Adoro geleia de morangos caseira.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sua geleia ficou com a cor linda, Te! Por aqui, os morangos já andam raros e caros, mas tem maçã, tangerina, manga...que também dão boas geleias :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esta receita de geleia de morango é maravilhosa, aqui em casa faço sempre para acompanhar bolos, sorvetes, coalhada.
    Adorei
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sABE AMEII MEUS PARABEMS MESMOOO AMEII ADOREII EU SO TENHO 12 ANOS MAS EU FIZ NO DIA DA MÃES PARA MINHA ,MÃE E ELA AMOUUUUUU

      Excluir
  7. huuummm :P Geleinha, feitinha em casa... tudo de bom :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  8. Geléia feita em casa sem dúvida nenhuma é muito melhor Tê, adorei sua receita e ficou linda a sua geléia. Amei a toalhinha, ficou uma linda apresentação. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Tê, as geleias feitas em casa duram as vezes mais de um mês, guardadas na geladeira. Se ela açúcarar nesse meio tempo, volte ao fogo e dê ponto novamente, deixe esfriar e guarde. Aqui em casa fazemos as vezes um balde (5L) de geleia, e dura quase que o ano inteiro, todo mês fervemos ela e damos ponto denovo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tê!
    Eu também não sou fã de geleia industrializada.. a que está na minha geladeira agora é parecida com a sua, mas leva um pouco de canela em pau ;)
    Beijos, Vivian
    http://temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amo geleia de morango, que cor linda!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.