sábado, agosto 13, 2011

Picanha na manteiga

Este é um prato que adoro e sempre que posso faço em casa. Na verdade, não faço com tanta frequência porque eu adoro e sei que comerei bastante.. rs. Além do que é FACÍLIMO fazer esta “receita”! Eu confesso que não chamo muito de receita mesmo porque na verdade nunca uso medidas para fazer este prato, sempre faço de olho e nunca medi...! Mas juro que vou tentar dimensionar um pouco a quantidade para fazer esta picanha. Vamos lá!




Ingredientes (rende 04 a 05 pessoas):
- Uma peça de picanha de qualidade com 900g;
- 04 colheres de sopa de manteiga;
- Mais ou menos 05 colheres de sopa de sal grosso
E só!

Modo de preparar:

Descongele a picanha até ela ficar levemente molinha, separe uma assadeira de alumínio que caiba a picanha por inteiro. Pré-aqueça o forno a 180 °C e vá preparar a picanha. Numa tábua coloque a picanha e corte-a superficialmente, apenas para facilitar a penetração do sal grosso e manteiga. Se desejar, faça com cuidado e auxilio de uma faca de ponta, uns furos da carne. Espalhe um pouco de sal grosso na assadeira, como uma “cama” para a picanha. Espalhe um pouco de sal por cima da picanha e retire o excesso para que não fique muito salgada. Coloque a manteiga em cima da picanha, dividindo em três partes a quantidade: colocando um pouco em cada extremidade da peça e no centro.  Pronto!! Agora é só levar ao forno por 1 hora e meia ou 1 hora e 45 minutos, dependendo da potência do seu forno e da sua preferência! Eu não curto muito carne mal passada, mais aí vai do gosto de cada um né?! Então você que manda ! :)

Quando ela estiver no ponto de servir, vale a pena colocar por cima da carne no seu prato aquela manteiga que ficou na assadeira... É, eu sei que não é nada saudável, mas gente do céu, ô negócio bom viu?!?! Ai Jisus!! Só tenha cuidado na hora de colocar em cima da carne para não pegar os pedaços de sal grosso, porque ai vai se tornar muito salgada.

Essa picanha pode ser servida com o acompanhamento que desejar! Eu adoro ela com o arroz e feijão além da farofinha ,é claro! E ai, como você faz picanha na sua casa ?? Você usa algum ingrediente especial ? Não temos tanta tradição em carne por aqui no Nordeste, como no Rio Grande do Sul que a minha amiga Carol domina a arte do churrasco, mas vamos nos virando né!? E aí gostaram? Que tal servir no almoço de amanhã, no Dia dos Pais? Não vai dar trabalho nenhum e todo mundo vai amar, garanto! Se fizer, depois vem me contar tá?





* Quer concorrer a um kit da Mococa!??! Então participe que é muito fácil, clica aqui

Beijos e ótimo Sabadão de sol!

13 comentários:

  1. ótima sugestão! Meu pai adora picanha... imagine assim na manteiga, coisa que ele também ama :)
    Já anotei tá! Beijão

    ResponderExcluir
  2. TEREZA QUERIDA,
    É DE BABAR ESTA PICANHA,IMAGINO O SABOR, ÓTIMA PEDIDA PARA O ALMOÇO NO DIA DOS PAIS.

    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  3. Tereza querida, sempre tive vontade de fazer picanha no forno com sal grosso, mas tenho muito medo que fique salgada, adoramos picanha, bem passadinha mas não salgada. Se vc garante que não fica, vou tentar fazer, me parece que ela fica macia, pelo que vejo na foto. Vou ver se faço, a picanha é deliciosa, gostei muito, se eu fizer lhe conto...Bjos um ótimo final de semana....bjcas

    ResponderExcluir
  4. ADORO PICANHA E ADOREI A SUA FICOU MARAVILHOSA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Obrigada queridas, que bom que vocês gostaram !!:)

    Podem fazer sem medo, viu Josy, que com essa quantidade não vai ficar salgada! É importante que você coloca por cima dela já com os furos, para facilitar que o sal e a manteiga penetre bem na carne e retire o excesso do sal grosso na hora de levar ao forno! Adoro porque é fácil e uma delicia ! ;-)

    Beijocas e ótimo fim de semana pra vcs tb !

    ResponderExcluir
  6. Tereza, realmente essa receita é uma DELÍCIA, é uma das favoritas dos meus pais, fazemos com frequência! É muito bom pra um domingo =)
    Querida, aproveito a visita para informar que a migração do Temperaria finalmente está pronta! Ainda estamos corrigindo alguns pequenos detalhes, mas num geral já está pronto para receber visitas! Dá uma passadinha lá.. infelizmente todos os nosso seguidores foram perdidos na migração, então peço que siga de novo, ok? Vou colocar uma mensagem de redirecionamento no link antigo do blogspot, e em breve ele será desativado. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que delicia....Adoro picanha!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Tereza, o Marcelo faz uma receita facílima também com picanha, mas só leva sal grosso e alecrim. A manteiga deve deixar a carne ainda mais macia e especial!!!!!!! Vou repassar pra ele e experimentar na primeira oportunidade! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. tê essa picanha.so bota manteiga mesmo,e na assadeira?bota um pouco tabm?ou so na carne?bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deisy querida não precisa colocar manteiga na assadeira não, basta colocar na picanha que a manteiga vai derreter e ficar aquele "molhinho" com gostinho de carne!!Deliciosa!recomendo! se fizer mesmo depois me conta! ;) Beijos

      Excluir
  10. Excelente post ... uma picanha sempre vai bem!!!

    Uma ótima receita de picanha tbm é a picanha com sorvete da TVChurrasco ... É uma receita fácil, diferente e super saborosa ... Vale apena conferir no link abaixo.

    http://www.tvchurrasco.com.br/receita/picanhas/picanha+com+sorvete+2,141.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.