sábado, agosto 20, 2011

O cacau, o que você sabe sobre ele?


O cacau é o fruto do cacaueiro, árvore que pode atingir até 6 metros de altura. É muito encontrada no sul da Bahia .

O Estado da Bahia é o maior produtor do Brasil (responde por apenas 5% da produção mundial), mas daí fui procurar saber mais e descobri na Wikipédia que por causa de uma praga que atingiu as plantações que foram reduzidas em 60% da produção, o que tornou o Brasil importador de cacau, o que anteriormente era exportador do produto. O maior produtor atualmente de cacau é a Costa do Marfim, responsável por cerca de 40% da produção mundial.





Esta fruta possui casca grossa,dura e amarela e seu interior possui as sementes (amêndoas) que produzem sucos, polpa, geléia, vinhos, sorvetes e claro, o nosso querido chocolate. Para produzir o chocolate é necessária a moagem das amêndoas secas e torradas para extrair e formar o chocolate. Ao contrário do que se pensa, essas sementes do cacau quando provadas in natura, são bem amargas.

E você o que sabia sobre o cacau? Confesso que não sabia muitas informações e procurei pesquisar mais para dividir isto com vocês!

Beijos e um ótimo fim de semana !




15 comentários:

  1. Olá Maria Tereza!

    Seu blog é ótimo, estou adorando vir por aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido uma delícia de viagem e esta fruta que vc trouce ta linda!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia, mas agora já sei :-)

    ResponderExcluir
  4. Tereza querida que belo post vc trouxe hoje. Eu sabia que o cacau in natura era amargo, mas não conhecia a fruta assim aberta. É um lindo fruto, e pensar que nos traz o que a maioria mais gosta "o chocolate" e é tão bom não? Adorei as informações, as fotos, e o texto.Super informativo. Obrigada por compartilhar conosco e ter tido esse carinho e intenção ao trazer a fruta com vc. Bjos querida um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Tereza, obrigada por partilhares, não tinha a mais pequena ideia de como era a fruta.
    Gostei de ficar a saber mais;)
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, esse danadinho nos faz muito felizes adoro bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá! Aprendi muito com o seu post. Que fruta fantástica. E eu que sou viciada em chocolate.
    Bj
    patrícia

    ResponderExcluir
  8. Boas dias
    vc acredita que aqui tem um pé de cacau que dá direto e nós nem comemos mais?
    hehe
    bjos

    ResponderExcluir
  9. OLÁ QUERIDA!
    POST RIQUÍSSIMO AMEI!
    O CACAU FRESQUINHO É BONITO DEMAIS, PENA QUE AMARGA, RSRS.

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA......

    ResponderExcluir
  10. Oi Tereza,obrigada pela visita ao meu blog! Fiquei super contente!Seu blog é um charme, adorei, já vai entrar na minha imensa lista de favoritos!!! =) Muita coisa boa aqui para testar!!!O cacau da Bahia é muito bem conceituado, tem inclusive um chocolate gourmet com cacau bahiano que é muito gostoso.. Depois ainda vou postar um post sobre cacau.. Adorei as suas informações!!! Beijos, Nat

    ResponderExcluir
  11. Nossa, sua foto do cacau está linda!
    Meu marido adora suco de cacau, eu acho meio amargo.. prefiro ele transformado em chocolate! ;)
    Beijos e boa semana para você!

    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Na verdade mesmo só sabia que era dele a delicia de chocolate e que era bem amargo porque já havia caido na besteira de provar. De resto, foi muito bom aprender mais sobre ele. Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Oii Roberta! Que bom que vc está gostando !! Obrigada pelo carinho!! Beijos

    Oi Didi!! A viagem foi uma delicia mesmo e que bom que gostou do cacau, eu mesma nunca tinha visto um de perto..rsrs Beijos!

    Oii Rachel!Que bom que o post serviu para informar vc! Beijos!

    Josy, eu tb não conhecia a fruta aberta, nunca havia pego num cacau antes, tive que ir procurar as informações e fico feliz que tenham sido úteis!! Mesmo estando viajando, sempre lembro de vcs amigos que me lêem aqui no blog! :) Beijos!

    Duxa, que bom que foi útil a informação!! Adoro poder compartilhar estas coisas com vocês! Obrigada! Beijinhos!

    Livia e Lucia, é verdade ...o cacau é responsável por muitos momentos de felicidades com chocolate...hahaha :) Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty!! Que bom que vc gostou do post, tb amo loucamente chocolate...ô vicio viu!rs Beijos

    Diana, como assim vc tem um pé de cacau e nunca me falou?!? Manda pra mim pelo correio que eu quero! hahaha :) Beijos

    Andréa, obrigada querida!! Tb acho o cacau lindo e não conhecia ele in natura, mas o amargo é quando morde as sementes...o suco dele é tão bommmmm! :) rsrs Beijos!

    Nat, que bom que vc gostou do blog!! Obrigada pelo carinho! Posta sim informações sobre cacau que quero conhecer mais sobre ele tb !! Beijos!!

    Vivian, obrigada pelo elogio!!:) Eu adoro o suco de cacau, mesmo que amargo e amo o chocolate...será este meu problema?!?! Hahaha Beijos!!

    Oi Maria José! Seja bem vinda! Então vc mordeu as sementes de cacau?!rsrs Mas o chocolate fica uma delicia né?!?! :) ô coisa boa!! Fico feliz que tenha gostado daqui! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Bom, eu ja tinha gostado do seu blog logo de cara, mas, quando vi o cacau, ai me apaixonei, sou da Bahia, rsrs, e o cacau é a minha fruta predileta (e não gosto muito de chocolate, sou meio doidinho não sou?). Bom sou apaixonado por gastronomia, inclusive estou estudando para prestar vestibular para gastronomia, e amei seu blog, muito bom, está de parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.