domingo, agosto 28, 2011

Escondidinho de batata com linguiça defumada e Concurso Jovem Chef

Oi meus queridos !!


Hoje é dia de curtir, sair para almoçar fora com a família, mas para aqueles que pretendem ficar em casa ou receber amigos e querem uma sugestão de aperitivo, segue aí a receitinha de um escondidinho deliciosa!!! Ele combina perfeitamente com aquela cervejinha que você toma para relaxar e caso queira servir como prato principal, não tem problema! Basta aumentar a quantidade de ingredientes e utilizar um refratário maior! Sei é que fica delicioso, isso sim !!





Ingredientes (para 04 porções individuais de aperitivo):
- 700g de batata inglesa;
- 200 ml de leite;
- 02 colheres de sopa de manteiga;
- Pimenta e sal e a gosto;
- 02 linguiças defumadas pequenas (se quiser coloque mais);
- 01 cebola picada;
- 02 dentes de alho picados;
- Queijo parmesão ralado para decorar

Como preparar:

Coloque numa panela grande cerca de 2 litros de água e as batatas descascadas e cortada em pedaços menores (isso faz com que elas cozinhem mais rápido) e leve ao fogo baixo. O ponto ideal é quando ela está bem cozida que está quase se desmanchando (enfie um garfo e veja isso), em torno de 15 – 20 minutos.
Enquanto isso cortes as linguiças em pedaços menores e leve a uma frigideira para fritar na própria gordura dela, até ela dourar um pouco em fogo médio. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e salteie ela por uns 03 minutinhos. Reserve.

Quando as batatas estiverem cozidas, passe num espremedor para formar um purê. Tem pessoas que gostam de usar amassador de batatas, mas eu prefiro utilizar uma peneira. É que não curto aqueles grumos grandinhos que passaram pelo espremedor e não foram amassados. Caso use a peneira, utilize uma colher de pau para ajudar e vá amassando tudo, até sair o purê embaixo da peneira (aproveite enquanto a batata está quente porque facilita muito este processo). Quando terminar isso, coloque as batatas amassadas numa panela e vá adicionando o leite até ficar consistência de purê, ou seja, bem pastosa. Adicione 02 colheres de manteiga, pimenta, sal e misture bem até ferver em fogo baixo , deixe por uns 02 minutos e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Disponha os ramequins (ou tigelinhas que você tiver) numa assadeira e forre cada um nessa ordem: uma grande camada do purê de batatas, linguiça defumada em pedacinhos e cubra novamente com o purê de batatas. Coloque um pouco de queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno a 200 °C até dourar (cerca de 30 minutos). Sirva bem quente.


Este pratinho é delicioso! É uma outra versão para o tradicional escondidinho que eu já fiz aqui e deliciosa! Você não pode deixar de provar!


Dia desses recebi um e-mail sendo convidada para participar do Concurso Jovem Chef, onde apenas os estudantes de gastronomia ou de culinária podem participar. Como eu não faço nenhum curso nesta área e imagino que algum de vocês que me lê pode cursar ou conhecer alguém da área, repasso a informação para a inscrição, pois o mesmo não está ligado ao consumo ou compra de quaisquer produto! Vale a pena passar lá e ver se te interessa! 




Um lindo Domingo para você ! Beijão!

12 comentários:

  1. apetitosa sua sugestão, adoro escondidinho.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ LIDONA!
    UM BELO PRATO PARA UM ALMOÇO DE DOMINGO.
    ESSE FICA PARA O PRÓXIMO AMEI A SUGESTÃO,AS FOTOS ESTÃO LINDAS!

    TENHA UM ÓTIMO DOMINGO!
    BEIJOS.....

    ResponderExcluir
  3. Estes ramequins de batata com linguiça tirou-me do sério. Tão bonito, chique e de certo saboroso. Acompanhava bem com um curtume. Temos uma sugestão no receitasaodesafio.
    Bj
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de escondidinho Tê. Adoro escondidinho de vários tipos, e esse de linguiça defumada, nunca provei, com certeza ficou uma delicia, e a sua apresentação ficou linda e delicada. Bjos amiga. Um ótimo domingo

    ResponderExcluir
  5. ESSE ESCONDIDINHO FICOU LINDO, AS FOTOS ESTÃO LINDAS.
    ATÉ ABRE O APETITE.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Oi Tereza! Adorei a dica :) tá anotada! Adoro escondidinho :) Recebi o mesmo e-mail, achei que era vírus e não abri :s Li sobre o concurso na revista alta gastronomia, mas como eles chegaram até a mim, não sei. Concerteza irei abrir para ler agora :)
    Um beijão

    ResponderExcluir
  7. A receita é ótima, e a sua apresentação não deixou a desejar. Ficou bem criativa
    bjo

    ResponderExcluir
  8. adoro escondidinho, já copiei a receita! valeu!

    ResponderExcluir
  9. HUmmm
    O tal escondidinho, ainda no domingo?
    Combinação perfeita!
    Boa Semana
    Beijinhos Jê

    ResponderExcluir
  10. Muito saboroso, adoro puré de batata.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Uma óptima sugestão! Amo puré de batata! Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.