quinta-feira, agosto 11, 2011

Biscottis de parmesão e alecrim



Oi meus queridos!!


Já estava com vontade há tempos de testar essa receita e aproveitei o fim de semana para fazer esses biscottis. Já tinha visto em alguns blogs de culinária algumas receitas de biscotti, e sempre fiquei em dúvida sobre o que teria de tão especial esses “biscoitos”, mas descobri que o principal fato é que ele é assado duas vezes. Essa receita era originalmente de biscottis de nozes, alecrim e parmesão como está no livro, e até separei as nozes para fazer como a receita manda, mas acabei esquecendo de colocar as nozes na massa... Pois é, aqui em casa eu também algumas vezes mudo ingredientes da receita de acordo com meu gosto e o que tenho na despensa, o bolo não dá certo, o pão não cresce, enfim probleminhas como em qualquer casa com alguém que cozinhe. Mas confesso que mesmo sem as nozes os biscottis ficaram bem gostosos!! Adorei!! Vou colocar a receita completa como a do livro...



 (rendeu em torno de 25 biscottis)
Ingredientes:
-01 xicara de nozes picadas em pedaços grandes;
- 01 ramo de alecrim picado;
- 01 e ¾ de xicara de farinha de trigo (aproximadamente);
- ¼ xicara de fubá;
- ¾ xicara de parmesão ralado;
- 02 colheres de chá de sal;
- 01 colher de chá de açúcar;
- ½ colher de chá de pimenta do reino;
- 01 colher de chá de fermento pó;
- 01 colher de chá de bicarbonato sódio;
- ½ colher de chá de semente de erva doce (não usei);
- ½ xicara de iogurte natural;
- 02 ovos inteiros;
- 01 colher de sopa de azeite


Como preparar:

Aqueça as nozes numa frigideira até perfumar, passe para uma tigela média , junte o alecrim, a farinha de trigo, o fubá, parmesão, sal, açúcar, pimenta, fermento, bicarbonato e erva doce.
Acrescente o iogurte natural, os ovos e azeite e trabalhe até conseguir uma massa macia que se solte das mãos, caso necessário adicione mais um pouco de farinha de trigo para atingir o ponto. Divida ao meio e forme com cada uma das partes um rolinho com 12 cm de comprimento ( como se fosse um pão mesmo) e coloque numa assadeira não untada e leve a geladeira por 15 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o  a 180 °C. 

Asse por uns 20 minutos, até que os rolinhos comecem a dourar na superfície e nas laterais, perdendo o jeito de massa crua. Abaixe a temperatura para 160 °C e retire a assadeira do forno e transfira os rolinhos para uma tábua. Aguarde 5 minutos e corte com uma faca de serra em fatias de 1cm , disponha na assadeira e volte ao forno por mais 35- 40 minutos , virando na metade do tempo para que as fatias sequem e dourem por igual.

Deixe esfriar e guarde num pote fechado por até 01 semana.

Esta é mais uma receita do livro da Heloisa Bacellar que utilizo bastante, adoro e tem cada receita deliciosa!! Estes biscottis são perfeitos para aquele lanchinho da tarde, dar de presente ou mesmo quando bate aquela vontade de comer alguma coisinha gostosa, mas leve. Não tem sabor tão marcante, mas gostei bastante e pretendo fazer novos sabores depois...

E aí já pensou no que vai dar de presente para seu Pai no Dia dos Pais? Eu já comprei meu presente e também quero fazer algo bem gostoso para o meu neste próximo Domingo, depois eu mostro aqui para vocês!


* Quer concorrer a um kit da Mococa!??! Então participe que é muito fácil, clica aqui

Uma ótima Quinta para você! Beijo!





13 comentários:

  1. Tereza, eu também nunca fiz biscottis e tenho essa mesma dúvida, o que tem de tão especial neles, para todo mundo fazer? rs Vou seguir seu exemplo e fazer de uma vez por todas!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto tão bom, e certamente bem aromáticos.

    ResponderExcluir
  3. Parecem muito bons... Muitas vezes tambem me acontece esqecer de ingredientes x)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amei o blog!
    Parabéns!
    http://tecendoossabores.blogspot.com/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tereza! É...mas esses teus biscottis não deixaram por menos, não é? Devem ter ficado muito bons! eu tenho este livro de Heloísa, e ele está cheio de "orelhas" dobradas, com receitas assinaladas para eu fazer...é de chorar de apetitoso! Um beijo pra vc também, querida!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desses biscottis Tereza querida, deve ter dado um aroma fantástico em sua cozinha, ficaram lindos demais, preciso me aventurar e entrar na fila, Qualquer di vou fazer, lindos amigas adorei,,,bjocas

    ResponderExcluir
  7. OLÁ QUERIDA TEREZA!
    NUNCA FIZ BISCOTTIS,IMAGINO O AROMA QUE FICOU POR SUA COZINHA SEM CONTAR NO SABOR, AS FOTOS ESTÃO LINDAS!

    BEIJOS......

    ResponderExcluir
  8. NUNCA FIZ MAS O ASPECTO ESTA BEM APETITOSO.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Tereza, sou mais uma do grupo "nunca fiz biscottis"rsrs. Tira uma dúvida de leiga, eles ficam crocantes, tipo biscoitos, ou macios, tipo pão? Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Tereza

    Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
    QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

    Bjooooooooooo...................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esses biscottis com café ou chá, num final de tarde, devem ser uma delícia! Ótima sugestão para um fim de sexta-feira, hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia Teresa!! Só fiz biscottis salgados uma vez, estou para fazer outros faz séculos... hihih
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria Tereza!!!! Realmente admiro muito a sua profissão, acho linda e muito útil!!!! Obrigadíssima pelo comentário lá no blog! Menina esses biscottis devem ser tudo de bom, que delícia!!!!!!! Minha irmã fez uns bem apimentados uma vez e amei! Um beijão!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.