quinta-feira, agosto 25, 2011

A alimentação nas escolas atualmente é a adequada?

Oi queridos!



Hoje não vai ter receitinha, mas vou falar um pouco sobre uma matéria que li na revista ISTOÉ desta semana e o nome dela é “Um toque de chef na merenda”, que está disponível aos interessados e achei uma ideia maravilhosa. Resolvi comentar esta reportagem porque já havia visto essa ideia parecida num programa do Jamie Oliver, chamado “The Food Revolution” que no Brasil é transmitido pela GNT e mostra como a alimentação das crianças hoje em dia está nada saudável.  No programa do Jamie (um chef inglês famoso que cozinha super bem), pude ver que muitas crianças se alimentam basicamente de alimentos industrializados, fritos ou requentados no microondas em suas casas ou nas escolas, e o mais chocante... alguns não conheciam um TOMATE, haviam visto apenas por foto que fica fora da lata do molho! Isso é uma tristeza, pois num país com tantas opções de frutas, legumes, verduras e coisas naturais gostosas e que podem se resultar em pratos saborosos, a alimentação do dia a dia tende a ficar cada dia mais pobre em nutrientes e com isso prejudicar a nossa saúde e a de quem amamos, ocasionando posteriormente doenças que nós conhecemos como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras.


Imagem daqui


A matéria da revista mostra um projeto que está sendo implantado em algumas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro, onde alguns chefs de cozinha renomados partem para a cozinha de uma escola pública e irá com auxilio das merendeiras, tentar formar um cardápio com novas receitas saudáveis e com baixo custo para as escolas envolvidas. A ideia é que ao menos 30% dos alimentos consumidos nestas escolas tenha origem na agricultura familiar, ou seja, ainda estimula a produção dos pequenos agricultores.  Os alimentos sugeridos não são diferentes daqueles que vemos em nossa casa como a macaxeira (mandioca), abobrinha, cenoura, ovos, tomates, arroz, abóbora, tangerina e que possuem um grande valor nutritivo.


Imagem daqui


Não possuo formação em nutrição, gastronomia ou culinária, sou apenas uma cozinheira que adora fazer receitas e provar novos ingredientes e sabores. Eu sempre tive várias restrições alimentares quando pequena, mas estou evoluindo e procurando colocar opções mais saudáveis no meu dia a dia, coisa que nem sempre é fácil, mas com um pouquinho de boa vontade, podemos melhorar a qualidade dos alimentos que nós e nossa família ingerimos todos os dias.


Imagem daqui
Vi a matéria que me chamou a atenção e resolvi compartilhar com vocês! Que tal se nossos governantes resolvessem destinar a verba de 03 bilhões de reais/ano que é repassado aos estados e municípios para a merenda escolar e transformassem a ideia em realidade, disseminando o projeto para vários estados? Acho que seria uma maneira de combater a fome que assola nosso país, assim como tantos outros, pois muitos destes alunos que frequentam as escolas dependem desta merenda para sobreviver, já que esta é muitas vezes, a única refeição do dia para eles.


Vamos refletir?

E você, o que achou desta matéria/ ideia? Apoia a ideia ou é contra? Gostaria de saber a sua opinião!! 


Beijos e ótima Quinta-feira!! 

17 comentários:

  1. Oi, Tereza! Já tinha te falado que achei a matéria superlegal, abrir espaço para uma postagem sobre o assunto foi ótima ideia.
    Acho que o programa do Jamie é "espetacularizado", mas não deixa de chamar atenção para um assunto importante. A obesidade é considerada uma epidemia e atinge cada vez mais as crianças, que anda comendo cada vez pior.
    No caso das escolas do Brasil, o buraco é mais embaixo: inclua na problemática a falta do repasse de verbas, o desvio da merenda e o descaso de algumas secretarias de educação. A merenda escolar é a única refeição de muitas crianças e muitas vezes ela não oferece nem o aporte calórico necessário, quanto mais o nutricional.
    Essa iniciativa com os chefs ajuda muito a dar visibilidade ao problema da merenda (não estamos aqui falando disso?). E isso é muito bom :-)
    Dou minha contribuição também com uma postagem sobre a alimentação das crianças:

    http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/04/blogagem-coletiva-infancia.html

    Beijos (me empolguei!)

    ResponderExcluir
  2. Oi Tereza, acho esta conscientização muito importante,já que o Brasil está se tornando um país de obesos.A obesidade já é um problema de saúde pública. Segundo o IBGE, hoje no brasil 48% das mulheres e 50% dos homens com mais de 20 anos exibem quilos a mais.Recentemente, vi em algum programa (no Brasil mesmo) aquela chef Roberta Sudback (Não sei se escreve assim), propondo melhorias no cardápio das escolas publicas com opções simples e saudáveis.Adorei seu post!!!! Apoio totalmente esta campanha que comuçou no Rio, e espero q se espalhe pelo Brasil inteiro !!! Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tereza, ah como seria bom se realmente nossas crianças pudessem desfrutar de uma merenda de boa qualidade e com valor nutritivo que suprisse as necessidades nessa idade!
    como disse a colega acima, no Brasil o buraco é bem mais embaixo e muito mais complicado de ser resolvido...
    o que eu questiono tb não é só o que a merenda escolar oferece, mas, o que a família oferece.
    tenho filhos de 21 e 17 anos e me deram sim algum trabalho para comer, mas nunca sucumbi às facilidades da comida expressa: lamens, biscoitos, iogurtes, etc..
    hoje me sinto gratificada porque são adultos que comem de tudo, com suas preferências é claro, mas não são restringidos.

    dizia sempre: É MUITO MAIS FÁCIL ABRIR UM PACOTE DE BISCOITO E UM POTE DE IOGURTE DO QUE FICAR SENTADA AQUI BRIGANDO COM VOCES PARA COMEREM TUDO.

    e o menu sempre foi muito trivial, mas do jeito que aprendi a comer: saladas de folhas verdes e varidas, depois arroz e algum tipo de feijão, uma carne e um legume cozido, ou uma salada, massa e legumes...

    tanto que até hoje não sei comer se meu prato for só "bege" kkk

    mas é isso ai, vamos juntar forças para que nossas crinaças cresçam saudáveis e espertas e deixem o sedentarismo e a obesidade de lado

    tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindo!! Tou amando esses comentários de vocês!!

    Adri,adorei sua empolgação !! :) Fui lá ver sua postagem sobre alimentação infantil e adorei tb! Concordo quando diz que o programa do Jamie é meio "mídia" mas infelizmente mostra algumas realidades. Espero que no Brasil possamos um dia vencer esses problemas todos né... Obrigada querida! Beijão!

    Leticia, Não sabia que a Chef Roberta Sudback estava envolvida neste projeto! :) Acho que essa ideia é muito bacana e deve sim ser divulgada para que possa expandir para o país todo!Infelizmente o problema da obesidade no Brasil e no mundo está cada dia maior, espero que possamos combatê-lo com algumas medidas como esta de reeducação alimentar... Obrigada!! Beijão!!

    Caro anônimo, lamento infinitamente que uma pessoa com uma opinião tão bacana não tenha deixado o nome! Adorei seu comentário, principalmente quando diz por experiência própria que insistiu numa alimentação mais saudável para seus filhos quando criança e que isso deu um resultado maravilhoso com filhos saudáveis e que comem de tudo! Eles só tem a ganhar com isto!! Vamos como vc falou, unir nossas forças e tentar mudar este cenário no país né?!Obrigada por sua opinião !! Beijão pra vc !

    ResponderExcluir
  5. OLÁ TEREZA!
    ÓTIMO POST!
    ACHO QUE NÃO SÓ NAS ESCOLAS, TODO MUNDO TEM DIREITO DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, FICO TÃO TRISTE EM VER CRIANÇAS INDO PARA ESCOLA SÓ POR CAUSA DA MERENDA E NÃO É DE BOA QUALIDADE, MAS PRA ELAS É A MELHOR REFEIÇÃO DO MUNDO. FALO ISSO PORQUE SOU PROFESSORA, NO MOMENTO ESTOU AFASTADA. QUEM TEM DINHEIRO COMPRA NAS CANTINAS, SÓ BOBEIRAS,E QUEM NÃO TEM COME A MERENDA FEITA PELAS CANTINEIRAS, QUE NÃO SÃO MERENDAS SAUDÁVEIS. OS NOSSOS GOVERNANTES PODERIA FAZER O MELHOR PARA A EDUCAÇÃO E PARA SAÚDE, AQUI NO BRASIL TUDO É TRISTE, QUEM PRECISA DE SERVIÇO PUBLICO FAZ VERGONHA. ONTEM ASSISTINDO O JORNAL NACIONAL FIQUEI BOBA DE VER TANTO SOFRIMENTO DAS PESSOAS QUE PRECISAM DE UM SERVIÇO PUBLICO, MORREM NAS PORTAS DOS HOSPITAIS. É TRISTE DE VER TANTA COISA ACONTECENDO E NÃO PODEMOS FAZER NADA. IMAGINA NA EDUCAÇÃO, MORADIA, ALIMENTAÇÃO, ELES NÃO TÃO NEM AÍ.
    FALEI DEMAIS ATÉ O QUE NÃO DEVIA,RSRS.
    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tereza! Adorei a reportagem e ainda não tinha visto na revista. Acho super importante nos preocuparmos com a alimentação infantil. Totalmente apoiada!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Tereza parabens por compartilhar conosco a sua leitura, é realmente estamos passando por uma época difícil para nossas crianças e adolecentes com relação a alimentação, precisamos ajudar tambem, pois se cada um fizer um pouquinho vai dar um montão no final,tenho certeza que estamos ajudando postando e dividindo e praticando informações assim. BJUS.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tereza! Num país como o Brasil, com tantos problemas e coisas absurdas acontecendo, não vale nem a pena começar a discutir muito sobre o assunto. Apoio duas coisas, Menor cargar horário de trabalho (para que os pais possam cozinhar para seus filhotes) e claro, melhoria na comida oferecida pelas escolas!
    Parabéns pelo post!
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. adorei a matéria e acho que esta mais do que na hora de se fazer algo com as crianças, o que muitas vezes acontece é que os pais para não terem trabalho se rendem a natureza das crianças que é se fartar de alimentos com muita gordura e açúcares, que até deve existir, mas com moderação, e as escolas que as crianças passam boa parte da vida deve ajudar sim na boa nutrição, minha filha pede e chora por cenoura e brocolis!! educação alimentar desde pequena, mas na escola recebe alimentação de "peão" aquelas pesadas com muita gordura sem itens naturais aqueles achocolatados sem chocolate(só açúcar) então quebra todo um trabalho que é feito em casa. acho que falei demais(rs) abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Tereza, com certeza é uma ideia bem interessante. Lembrei-me da minha infância, quando estudei num colégio que tinha almoços preparados por merendeiras. Ainda enquanto eu estudava lá (fiquei 3 anos nesse colégio, que era municipal), trocaram as refeições (que eram, em grande parte, saudáveis) por lanches. Biscoitos, achocolatados, cachorro quente.. enfim, tudo que era saudável foi retirado do 'cardápio'!! Uma pena, você não acha?

    Eu tenho 3 enteados, com idade entre 10 e 13 anos. Sempre faço vitaminas e legumes variados para eles. E eles comem sem reclamar, muito pelo contrário! Acho que tudo é uma questão de educação e conhecimento.

    Beijos!
    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Tereza, obrigada pela visitinha e pelos elogios! Volte sempre, tá?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tereza!
    Primeira vez no seu Blog e adorei o tema que você postou...extremamente importante o assunto. Infelizmente é triste pensar que a maioria das crianças depende da merenda da escola para se alimentar. Você viu acho que passou na Record no domingo uma reportagem sobre a merenda escolar no Brasil? Eles até deram uma imitada no programa do Jamie e levaram uma cozinheira famosa para ajudar na elaboração da merenda do dia...achei legal, mais tem muito a ser feito ainda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. É um assunto muito importante a ser discutido. Ainda mais levando em consideração alguns aspectos, como o fato de que essas refeições oferecidas nas escolas são de extrema importância em relação as outras consumidas durante o dia pelos crianças/alunos. :)

    ResponderExcluir
  14. excelente matéria e sensacional sua idéia de criar um post com esse assunto, nossas crianças, muitas delas, precisam das merendas das escolas, e estas deveriam ser mais saudáveis.Tomara que essa idéia seja permanente.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oi Teresa,
    A merenda escolar/alimentacao nao eh soh ruim no Brasil, aqui nos EUA minha sobrinha conta que a merenda dela em escola publica (paga, $2 dolares por dia) conta com fatias de pizza, mac cheese, frango frito e por ai vai. Tem tbm legumes cozidos e frutas, mas sao poucas as criancas que escolhem as opcoes mais saudaveis.
    No Brasil, realmente o buraco eh fundo, eh uma bola de neve (apesar de nao nevar) mas eh a realidade, uma coisa ruim esta puxando outra e outra, e a comodidade da populacao por nao ter instrucao adequada faz com que governantes virem as costas para qualquer tipo de problema que nao seja importante pra eles.
    Acredito que nos, mulheres que estamos acordadas ou acordando para esses problemas devemos educar nossos filhos para que a proxima geracao e a proxima... possam reverter essa situacao. O caminho esta comecando a ser trilhado, mas acho que eh soh o comeco, muito se ouve falar a respeito de alimentacao, aquecimento, reciclagem, etc... mas infelizmente a maioria da populacao no mundo ainda nao abriu os olhos.
    Voltando as escolas, minha mae eh diretora de uma escola publica (EEPSG) em um bairro bem pobre de sao paulo, e por mais que ela tente, ela nao tem condicoes de melhorar as condicoes atuais da escola em todos os sentidos, inclusive a alimentacao. Uma vez conversando com ela sobre isso, soube que ja houve varias tentativas de melhoria na merenda, mas os pais dos alunos tambem nao querem se envolver no assunto, eh complicado.
    Trate-se de um tema complexo, parabens por te-lo abordado
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  16. Falando sobre ter o chefe de cozinha participando da elaboracao de uma merenda escolar, acho que eh bacana, eh como ter um nutricionista la colaborando com a cozinheira, dandos dicas e fazendo uma refeicao gostosa com produtos simples e naturais. Feliz da escola que recebe essa oportunidade e sorte se a cozinheira manter o que aprendeu no dia a dia, senao vai ser um dia diferente no cardapio e nada mais.
    Eh bacana mas nao acho que resolve o problema

    ResponderExcluir
  17. Tereza, na minha opinião, qualquer iniciativa para melhorar a merenda escolar tornando-a mais saudável é benvinda. Mesmo na classe média, de filhos de pais ocupadíssimos com seus afazeres e que não tem tempo de checar o que os filhos estão comendo está havendo um aumento de crianças com sobrepeso e até obesidade. Nas escolas públicas, em geral as crianças são oriundas de famílias de menor poder aquisitivo e há uma carência de opções mais saudáveis na alimentação nas suas casas. A escola proporcionando pelo menos 1 refeição mais equilibrada e diversificada pode evitar não só a obesidade, mas também muitas doenças!
    Gostei muito de vc ter compartilhado conosco essa matéria e informações.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.