quarta-feira, junho 22, 2011

Risoto de queijo gruyère e ervas de Provence

Hoje apesar de ser próxima das festas juninas, vim aqui mostrar uma receita que eu adoro: risoto! Eu sinceramente acho que risoto é uma comida que te dá aquela sensação de aconchego, e se onde você mora está friozinho é mais um motivo para fazer esta delícia fácil e muito saborosa. Mas se você mora num lugar que faz muito calor, como aqui em Maceió, isto não é impedimento para você curtir esse prato. 

Esta receita é para aqueles dias em que tudo o que você precisa é de uma comida quentinha e rápida, além de muito prática porque você vai precisar de poucos ingredientes e pode escolher adicionar o quiser nele. Eu por exemplo, estava com um pedaço de queijo gruyère na geladeira e tava louca para estrear meu tempeirinho de ervas de Provence, então, este prato era o prato ideal para utilizar minhas ervinhas! Vamos lá, a receita é aquela básica de sempre de risoto, mas para quem não sabe ainda vou colocar aqui:



Ingredientes (para 02 pessoas):
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
-1 xicara de arroz arbório (para risotos) – use ½ xicara para cada pessoa
- Queijo gruyère ralado grosso (usei umas 100g, confesso que não medi, foi de olho mesmo);
- 125 ml (1 taça + -) de vinho branco de boa qualidade;
- 1 litro de caldo quente de legumes caseiro ;
- 2 colheres de sopa de ervas de Provence (mas pode usar outra se quiser)

Modo de preparo:
Derreta a manteiga e o azeite numa panela em fogo médio, adicione a cebola e deixe cozinhar até amolecer e ficar transparente. Coloque o arroz e continue mexendo bem por uns 2 minutos até fritar o arroz. Aumente o fogo e adicione o vinho branco. Não pare de mexer até que o vinho seja totalmente absorvido.
Com a ajuda uma concha comece a colocar na panela o caldo quente de legumes aos poucos, mexendo bastante até que todo o líquido tenho sido absorvido pelo arroz. Depois vá adicionando mais caldo até terminar esse processo até que o arroz esteja al dente (nem muito duro – cru – mais cozido e firme).  Mexa bastante já que o arroz que deve estar mais pesado, para que o arroz solte o amido e forme aquele aspecto mais pastoso da massa. Esse cozimento deve durar em torno de 18 -20 minutos. 
Quanto estiver al dente, desligue o fogo e adicione o queijo gruyère ralado.  Coloque na panela 1 colher de sopa de manteiga gelada e misture bem. Isso dará ao risoto aquele ar brilhante e mais sabor.Polvilhe com uma pitada das ervas de Provence.  Misture bem e leve aos pratos. Salpique com uma pitadinha de ervas para enfeitar.

Bom apetite!

Beijos  e curta muito seu São  João!! 

11 comentários:

  1. EU NÃO LIGO MUITO PRA RECEITAS DE FESTAS JUNINAS, HOJE MESMO FIZ BACALHAU, TUDO QUE ME DAR VONTADE DE COMER EU FAÇO, RSRS.
    RECEITA MARAVILHOSA O SEU RISOTO.
    BJS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  2. Às vezes tudo o que você precisa é de uma comida quentinha, gostosa e rápida! Tô sentindo o cheirinho de queijo daqui, hummm...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tereza adoro risotos, e esse seu ficou com certeza delicioso, não conheço essas ervas de Provence que vc se refere, mas sendo ervas com certeza deu um toque especial ao prato. Gostei muito...bjokas querida

    ResponderExcluir
  4. Olá Teresa, muito obrigada por comentar no nosso blog, assim descobri o seu e vou voltar sempre

    bjs

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tereza, passei para conhecer sua cozinha é lógico que já estou seguindo! quantas maravilhas, menina!
    Amo risoto! O seu ficou lindo. Me deu vontade de experimentar.
    Tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Tereza

    Sabe que também sou arquiteta e tenho também um blog de culinária? Puxa, que coincidência. Adorei seu espaço, virei sua seguidora e ainda por cima encontrei algumas amigas por aqui e esse lindo risoto. Parabéns!
    Quando puder, ficarei feliz em te receber
    http://massalanovamente.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tereza!
    Obrigada por me apoiar nesse momento tão especial na minha vida!
    Dicas, opiniões e sugestões nunca são demais, ainda mais se são passados por alguém que já passou pelo o que estou vivendo agora!
    Adorei te conhecer!
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Pô, Tereza!!!!! Tô tentando perder uns quilos antes do verão. Dá pra você colaborar?!?!?! Fica aí, postando essas coisas... aí me obrigo a testar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Déa! Esse risoto é uma delicia mesmo! Hummm Beijos e ótimo feriado!

    Andréa!! Vai do gosto de cada uma gostar de comida junina ou não né...! Bacalhau sempre vai bem independente da época né! rsrsr Beijos e bom feriado!!

    Adri, pois é esse risoto faz essa alegria rápido, comida quentinha e aconchegante!! Humm! Garanto alegria na certa! Beijos e ótimo feriado!

    Josy, esse risoto ficou uma delicia mesmo, meu marido comeu bastante!rsrs Essas ervas de Provence são um mix de ervas como lavanda, manjerona, erva-doce, manjericão e tomilho, com pimenta moída e sal marinho. É maravilhoso, vê se você acha ai na sua cidade. Combina com massa, carnes, peixes, aves ou vegetais!! Beijos e ótimo feriado!!

    Oi Conceição! Seja bem vinda aqui e vou voltar sempre lá na sua Cozinha!! Beijos !!

    ResponderExcluir
  10. Oii Mônica! Seja bem vinda e volte sempre por aqui!! Vou sempre olhar sua delicias! Hummm Ótimo feriado! Beijos

    Oi Sandra!! Que bom que você é arquiteta como eu e tem um blog! Coincidência mesmo! rs Vou lá olhar suas delicias com certeza! Volte sempre e seja bem vinda! Beijos e ótimo feriado!

    Oii Ana!! Que bom que você gosta das minhas dicas, eu tou sempre lá olhando suas delicias e expectativas para o casamento!! É uma época tão legal, fico feliz em poder ajudar !!  Beijos e ótimo feriado!

    Oii Túlio!! Hahahaha Fazer dieta e ter blog não dá né?!?!rsrs Até coloco algumas coisas lights mas é difícil resistir...! Suas delicias também me fazem correr para cozinha...rsrs Abraços !

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.