segunda-feira, junho 20, 2011

Pão de minuto - Fácil e rápido !!

Hoje vim mostrar uma receitinha para vocês que é uma delícia! Tava folheando este livro, o Cozinhando para amigos da Heloisa Bacellar. São tantas receitas gostosas e as histórias são super legais de ler, parece que ela está falando com uma amiga, contando os relatos dela. Além do que a capa é linda né?! rs  Adorei essa receitinha porque é rápida e fácil fazer!




Ingredientes:
- 03 xícaras de farinha de trigo;
- 01 e ½ colher de chá de sal;
- 1 pacotinho de 10g de fermento biológico para pão;
- 120g de manteiga gelada em cubinhos;
- 1 xícara de leite gelado;
Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de fazer:

Unte uma assadeira retangular com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.  Retire o excesso da farinha de trigo e reserve.

Numa tigela, misture a farinha de trigo e o sal . Dissolva o fermento em 1 xícara de água morna. Adicione à farinha de trigo. Junte a manteiga gelada e amasse bem com a ponta dos dedos até ficar como uma farofa. Adicione o leite e trabalhe a massa o suficiente para incorporar todos os ingredientes até a massa soltar das mãos.  Coloque numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo e abra a massa com um rolo até ficar com uns 2 cm de espessura (mas não precisa medir gente, faz de olho mesmo!rs). 
Corte a massa em disquinhos de uns 3 cm e faça bolinhas. Espalhe pela assadeira untada sempre deixando um espaço entre cada um deles, para que quando crescerem não fique grudadinhos! Daí agora é só deixar eles em repouso por uns 40 minutos no armário da sua cozinha* por uns 15 minutos (mas eu deixei uns 30 minutos, porque fui fazer umas coisinhas em casa e perdi o tempo rs), daí aproveite para pré-aquecer o forno a 220 °C. Quando o forno estiver quente (uns 3-5 minutinhos), coloque os pãezinhos para assar! Os meus assaram em 30 minutos e ficaram uma delícia! Quando saíram do forno, pincelei com um pouquinho de manteiga (só para ficarem douradinhos) e polvilhe um pouquinho de parmesão ralado em cima!

  
*Muitas receitas dizem para colocar pães cobertos com um pano nesse período de descanso do pão. Mas, eu por experiência própria não recomendo isto! Já fiz várias receitas de pães que quando estavam crescendo, acabaram por bater no pano que estava por cima e murcharam depois! Ou seja, tristeza na certa! Portanto, depois deste dia, arrumei uma das melhores soluções para fazer pães em casa, coloco nos armários da cozinha! Aí você vai dizer, mas armário!?!? É sim, senhora! Os armários da cozinha são perfeitos para que os pães fiquem abafados e escurinhos, fazendo com o fermento haja direitinho, eles cresçam e fiquem gorduchos e delicioso!! Vale a pena experimentar essa dica, porque eles podem crescer bastante e não vão bater em nada por cima!

Te digo que esse pão de minuto fica uma delícia! Ele pode estar num café da manhã, no lanchinho da tarde ou até para um jantarzinho light! Tudo depende do que será o acompanhamento dele. Pode-se colocar ainda um recheio de queijo, ou fazer sanduichinhos com ele, comer com presunto de parma (que eu amooo!), pastrami, queijos variados, enfim...pãozinho multi-uso! Eu estranhei que o leite seja gelado e a manteiga também, mas na receita dizia isso e te digo que funcionou direitinho.

E aí você faz também pão em cima ou compra pronto?? Eu adoro pão caseiro, acho tão bom...

E hoje também quero agradecer o apoio dos meus pais, que estão acompanhando as receitinhas do Cozinha Perfumada e curtindo bastante! Mãe e Pai, obrigada por estarem acompanhando e participando comigo, vocês não sabem como é importante para mim este carinho que recebo de vocês ! Amo muito vocês, Cristina e Luiz Ernesto!

Beijos e uma ótima Segunda! ( Essa semana vai ser mais curta por causa do feriadão né?!? Humm Obaaa !! rs)

21 comentários:

  1. Tereza, o último pão de minuto que fiz ficou horrível e não demorou 30 segundos para jogá-lo fora...Portanto, essa receitinha já está mais do que copiada e vou fazer com certeza!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. Maria Tereza,
    Vim agradecer e retribuir a visita!
    Olha, estou adorando o seu cantinho recheado de delicias.
    Achei muito fofa a sua sobrinha te ajudando com as guloseimas, crianças na cozinha, é diversão garantida, né?
    Agora, quanto a esses pãezinhos..
    ficaram maravilhosos, e eu com a minha dificuldade com massas de pães, até me animei, tamanha é a facilidade.
    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado realmente delicioso!!
    Adoro receitinhas assim: Fáceis e gostosas!
    E realmente não há nada melhor do que um pão caseiro né? haha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Maria Tereza, essa receita de pão de minuto lembra muito minha infância, era uma das receitas top do caderno da minha mãe, escrito à caneta e todo enfeitado com fotos recortadas :-) Agora minha mãe está "digitalizada" e coleciona as receitas no computador, hehe.
    Vejo um hamburguinho caseiro dentro desse pão, receita prática nota 10! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tereza! Parabéns pelo blog e obrigada pela visita aos Desafios Gastronômicos! Também virei sua seguidora! Beijo, Bia

    ResponderExcluir
  6. Tereza, eu amo pão, mas fazer não é muito meu forte, rsrs. Quase nunca dá certo. rsrs. O seu ficou lindo a parece apetitoso! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tereza eu amo fazer pães em casa, nada como pãezinhos caseiros pra tornar seu lanche ou café da manhã mais prazeroso. Adorei a dica de colocar a massa para crescer dentro do armário, e tem fundamento, pois é um lugar escurinho e fresco. Geralmente coloca as massas pra crescer com um pano por cima, mas vou tentar do seu jeito agora pois acho que é o ideal. Adorei essa receita, fácil, e pelas fotos resultaram em pães deliciosos. Uma linda semana pra vc...bjokas

    ResponderExcluir
  8. Tereza:
    Adorei o nome do seu blog e nada como uma "cozinha perfumada". A mnha hoje estava assim e lembrei do seu blog.
    Adorei a receita.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Receitinha de infância, que delícia! Minha avó fazia muito, mas infelizmente não deixou nada anotado, então, não sabia como reproduzir. Vou fazer essa semana ainda, para matar a saudade!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tereza, todo mundo que tem esse livro adoora!! eu não tenho...
    Também guardo massa dentro do armário para descansar. É bom o cheirinho de pão assando!! adoro.
    bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de receita!!! Vou testar com toda a certeza...
    Bjooooo

    ResponderExcluir
  12. Precisoooo desse livro tbmmm!! Estou com agua na boca aqui com essa sua receita kkkk Pura maldade
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi minhas queridas!!
    Maisa, testa essa receita de pão de minuto que fica ótima! Vai ser um sucesso você vai ver!! Depois me conta como ficou! Beijos!

    Fabi, cozinhar com criança é sempre uma delicia né! rs E esse pão não tem segredo, facilimo!! Você vai adorar! Beijos!

    Ellen, obrigada!! Ficou uma delicia mesmo!! :D Beijos !

    ResponderExcluir
  14. Adri, que legal que sua mãe está digitalizada, receita de mãe é sempre ótimo né! Sua idéia de um hamburguinho fica ótimo mesmo! Delicia !!rs Beijos!!

    Oi Bia! Seja bem vinda e obrigada!! Beijos

    Fabiana, testa essa receita que vai dar certo! Seus pequenos vão adorar!! Essa é... batata! rsrs Beijos!!

    Josy, obrigada pela visita!! Essa dica de colocar a massa para crescer no armário é bem prática e facilita sua vida né! beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Anny!! Seja bem vinda!! Que bom que sua cozinha estava perfumada, adorooo!! Obrigada pela visitinha!! Beijos!!

    Oi Bruna! Que pena que sua avó não deixou as receitas dela anotada! Minha avó também cozinhava bastante mas não deixou nenhum caderno com as receitinhas... Faz essa semana o pão que você vai adorar e mata as saudades da infância!! Beijos!!

    Oii Paula!! Esse livro da Heloisa é ótimo! Tem muitas receita bacana e fácil de fazer.. Humm!! Recomendadissimo!!E cheirinho de pão assando deixa a casa perfumada né...adoro!! Hummm!! Seja bem vinda!! Beijos!!

    Oi Carminha! Adoro esse livro da Heloisa, que já queria há um tempo... vale muito a pena comprá-lo porque tem cada delicia..!!!Recomendo!! E faz esse pãozinho sim que você vai adorar!! Esse casa bem com tudo!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Ui, adore! Eu estou na fase dos pães, mais tentando aprender do que fazer aventuras por aí hehehe. Vou tentar esse, daí eu posto no Temperaria dando o devido crédito ao Cozinha Perfumada, ok? Beijos e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  17. Tereza! Adorei a receita, até pq eu amoooooooo fazer pão, até comprei aquelas maquina de pão sabe, mas qnd eu tô estressadinha prefiro mesmo é fazer na mão e dá aqueeeeeela sovada hahahahaha pra relaxar, mt bom! Gostei da dica, deve ser delicioso quentinho com um requeijão cremoso! hmmm vou fazer! bjão
    Lu

    ResponderExcluir
  18. Super fácil mesmo! Acho que recheadinho com queijo deve ficar uma delícia! Receitinha anotada!!

    ResponderExcluir
  19. Maria Tereza, eu posso colocar queijo parmesão nessa receita?bjs Lisiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisiane!! Pode sim! Inclusive na receita falo para polvilhar, mas se quiser pode incluir parmesão ralado,manjericão, ervinhas... o que sua imaginação mandar!Vai ficar uma delicia!Beijos

      Excluir
  20. Olá! Assim que vi a receita fui para a cozinha fazer. Só que tive que acrescentar mais duas xícaras de farinha para que a massa desgrudasse das mãos.Ficaram deliciosos. A família toda aprovou, da próxima vez vou recheá-los.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.