sexta-feira, junho 17, 2011

Folhado de queijo gruyère, tomate e manjericão ou do que você quiser!

Olá !!


Hoje vim mostrar uma delícia super rápida e facílima de fazer! Passeando pelo mundo dos blogs, fui visitar a Glau do Quitandoca  e encontrei esta receitinha de folhado... Não tive a menor dúvida e corri para fazer e matar esse desejo guloso que mora dentro de mim!  Na verdade eu sempre fui, já que era uma criança gordinha com bastante apetite e que adorava cozinhar...O legal deste folhado é que você tendo uma caixinha de massa folhada congelada , sua vida mudará! Fica maravilhoso esse folhado, ficando a seu critério variar o recheio!


Receita do Quitandoca
Ingredientes: (para 01 pessoa)

- 1 pacote de massa folhada congelada (usei da Arosa, mas existem outras marcas ótimas também);
- 1 colher chá de manteiga;
- 1 tomate picadinho;
- algumas folhinhas de manjericão que eu peguei da minha hortinha;
- Orégano para polvilhar;
- Queijo gruyère ralado

Como preparar:

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Descongele a massa folhada, mas não deixe amolecer demais senão irá dificultar o seu trabalho. Abra a massa folhada numa mesa e corte no formato de um retângulo ( a largura de uns 12 cm e o comprimento será a medida da massa folhada). Dobre as laterais para que a massa fique “fofinha” e crocante quando for ao forno. Pincele com um pouquinho de manteiga a massa e prepare o recheio. 

Nesse da foto (achei que ele não ficou lindo, mas tava delicioso gente!) eu fiz com queijo gruyère ralado (não medi gente, sorry!) de modo de cobrisse toda a massa, espalhei tomatinho picado e algumas folhinhas de manjericão. Para dar um toque, um pouquinho de orégano e SÓ!
 Agora é levar ao forno numa assadeira forrada com papel manteiga (para não grudar) e esperar ficar douradinha a massa. O meu folhado demorou em torno de 25 minutos para ficar douradinho e o queijo derretido! Hum! Ficou delicioso!!

 Expliquei aqui a porção de 01 folhado, mas se você quiser usar a massa folhada toda, basta fazer mais folhados, você determina o tamanho que desejar e o recheio! Para uma festinha, acho que ficar tudo fazer em tamanho de coquetel né?! Ah! Porque não pensei nisso antes...rs  Fica lindo e super fácil de fazer para impressionar os convidados!  Escolhi um recheio tradicional (queijo, tomate e manjericão) mas que eu adoro!

Podemos fazer também de: berinjela, abobrinha, brócolis, camarão (deve ficar uma coisa hein!!), frango, carne moída... dá para brincar bastante com essa idéia!

E você o que achou deste folhado?! Que recheio colocaria nele?! Adoro ouvir a opiniões de vocês!!

Beijos e um ótimo fim de semana cheio de luz, paz e alegrias!

8 comentários:

  1. Tereza, é sempre bom ter uma massa folhada guardadinha na geladeira, ficou um lanche bem gostosinho!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs ostei do "ou do que vc quiser" ... Mas é isso mesmoa gente delicia com a sua receita e depois se vira com o que tem em casa ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É minha primeira visita por aqui, e vi lá no LilicaGourmet. Estou encantada, já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  4. menina, receitinha ótima que salva a gente com as visitas de última hora!
    Super prática!

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Delícia! Adoro folhados, tanto doces quanto salgados! Até evito de fazer... hihihi
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tereza, que delicia deve ter ficado esse folhado, como vc, tbém gosto de ter uma massinha folhada em casa, nessas ocasiões resultam em deliciosos lanches como essa sua sugestão. Adorei. Um lindo final de semana prá vc e familia...bjokas

    ResponderExcluir
  7. Oii pessoal!! Adoro ter uma massa folhada na geladeira guardada, facilita demais a vida nas "emergências" ou quando chega visita!!
    A idéia é que você aproveite aqueles ingredientes que estão "sobrando" em casa e se transforme numa lanchinho gostoso!! Fica super gostoso e lindinho né?? obrigada pelo carinho meus queridos! Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Ai, adorei! Adoro folhado, mas nunca comprei dessas massas congeladas, sempre fiquei com um pé atrás sabe, de que é muito industrializado, não é tão bom, etc... mas com esse incentivo, vou tentar!! :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.