terça-feira, junho 28, 2011

Creme brulée de doce de leite


Oi gente!


Depois desse feriadão imenso que tivemos aqui no Nordeste devido ao São João com Corpus Christi deu para colocar em dia o repouso e fazer algumas delícias né! Daí lembrei que tinha uma receita que já tinha visto folheando meus livrinhos de culinária mas nunca tido coragem de fazer porque imaginava ser difícil! E uma delas é esse creme brulée de doce de leite. O creme brulée tradicional é uma receita francesa que consiste de um creme com uma crostinha de açúcar por cima. É servido geralmente gelado e em ramequins ou tigelinhas individuais. Tem pessoas que acham o creme brulée tradicional super sem graça (eu adoro todas as versões, livre de preconceitos...rsrs) Essa receita é de um restaurante que ainda não pude conhecer mas já ouvi falar muito bem, o Mocotó, que fica em São Paulo. O Chef Rodrigo Oliveira que criou esta versão e eu testei e a aprovei!! Recomendadíssima !!!



Ingredientes(rende 10 tigelinhas de 10cm de diâmetro):
-300ml de leite;
-600g de doce de leite;
-500g de creme de leite fresco;
-10 gemas;
-100g de açúcar para polvilhar

Como preparar?

Ferva o leite e tampe a panela e deixe por 3 minutos. Em seguida, acrescente o doce de leite, misturando até dissolver completamente. Adicione o creme de leite fresco e as gemas, mexendo com cuidado até que dissolva completamente. Deixe cozinhando por uns 10 minutinhos em fogo brando ou até que fique que num ponto de pasta cremosa, como mostra a foto abaixo.


 Pré-aqueça o forno por uns 5 minutinhos a 180 °C. Coe e coloque em formas para creme brulée. Asse no forno pré-aquecido a 160°C por 25 minutos ou até que comece a ficar firme. Deixe esfriar e deixa na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e queime com maçarico culinário. Deixe repousar por 30 segundos e sirva em seguida.


Eu diria que essa sobremesa é uma delícia, facílima e impressiona! Dá para fazer antes e deixa para polvilhar só na hora de servir , para ficar aquela crostinha crocante deliciosa! Não recomendo fazer de véspera, porque eu achei que no dia seguinte, já vai ficando menos pastoso... Bom mesmo é feito no dia, mas se for um jantar ou mesmo almoço, é só fazer algumas horinhas antes e tudo certo! Garanto que sucesso fará, porque ninguém resiste a essa delicia !! Hummm



Beijos e uma ótima Terça!!

21 comentários:

  1. Bom Dia,

    Deve ser uma sobremesa incrivel, eu amo doce de leite ... mas essa forma nunca experimentei...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hummm... que delícia Tereza!E uma linda sobremesa...adorei!beijkas

    ResponderExcluir
  3. Que diferente! Nunca imaginei um creme brulee de doce de leite. Promete ser mesmo delicioso. Obrigada pela dica de não deixar para o dia seguinte... Difícil, né? =D

    Beijos

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Maria Tereza,
    Creme brulee, já é uma delicia!
    Agora, fico aqui imaginando a sua versão feita com doce de leite...hummmm
    chego a ficar com agua na boca.
    Já estou anotando.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Humm deve ser uma delícia mesmo Tereza, vou tentar!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de receita!!
    Me motivou ainda mais a comprar um maçarico! haha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Doce de leite é bom em tudo...minha modesta opinião! Rs. Seu creme ficou apetitoso, e me lembrou que preciso de um maçarico(só tenho medo de botar fogo na cozinha, haha). Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Isso deve ficar bom demais!!! Preciso provar!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nunca fui muito fã de creme brulee, mas voce agora me veio com essa idéia genial de acrescentar o doce de leite. acho que deve ficar muito bom!!!
    Sou completamente louca por doce de leite. Acho que empata com o chocolate entre os meus doces favoritos.
    :)
    Arrasou!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. FICOU COM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO, APETECE MESMO METER A COMER E PROVAR.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. OLÁ MARIA TEREZA!
    ESSA SOBREMESA COM ESSES INGREDIENTES SÓ PODE SER UMA DELÍCIA!

    BEIJOS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  12. Não tem como uma receita com doce de leite ser ruim... fato. E a tua parece deliciosaaaaa! Gostei muito..mas tenhouam dúvida, aqui ondemoro n encontro creme de leite fresco, pode ser o de caixinha? E sim...tbm preciso comprar um maçarico pra mim hehehehe bjão!

    ResponderExcluir
  13. Tereza vc tem razão essa sobremesa é divina, já fui várias vezes no Mocotó qdo morava em São Paulo, o Rodrigo é um ótimo Chef. Esse restaurante antigamente era chamado Casa do Norte dos Irmãos Almeida, e o Sr. Zé que encabeçava a lista, e até hoje a tradição continua, o caldinho de lá é demais de bom amiga, eu adorava o carpaccio de carne seca, uma delicia... vc precisa conhecer. Adorei a receita, perfeita...bjokas

    ResponderExcluir
  14. Sensacional! Deve ter ficado delicioso! Adoro creme brule, beijão

    ResponderExcluir
  15. Hummm já fiz creme brulee de doce de leite e posso afirmar que fica deliciosa! O pessoal raspa o tacho! rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  16. Tereza,
    amei seu blog e já estou te seguindo. Quando puder, faça-me uma visita terei o maior prazer em recebê-la.
    Que receita boa e deve ter ficado deliciosa!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  17. Hummmm...
    Eu querooooooooo

    Adoro doce de leite!
    Bjs flor

    ResponderExcluir
  18. Parece ser delicioso! Vou tentar qualquer dia desses. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Queridas e queridos, fica muito bom mesmo esse creminho, recomendo!!
    O maçarico é um item importante na cozinha, eu comprei e não me arrependo, uso para dar acabamento nas massas, creme brulée... super útil!! Faz medo de usar não ...é só ter cuidado!rsrs Testem e depois me digam o que acharam!! :D

    Lu zefinhas, usei creme de leite fresco,porque deixa mais leve, mas se não achar achar mesmo faz com o de caixinha, não testei assim, mas acho que fica bom também!! :-)

    Josy, que máximo que vc conhece o Mocotó! Pretendo ir lá em breve, vi o cardápio, parece q tudo lá é gostoso!rsrs Quando for lá vou provar esse carpaccio que vc falou!Obrigada pela dica!


    Obrigada a todos vocês pelas visitinhas e comentários !!Fico muito feliz com o carinho!! :D Beijos !!!

    ResponderExcluir
  20. Eu AMO crème brûlée, com doce de leite então deve ser um pecado! Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.