quinta-feira, junho 30, 2011

Cocotte de tomate,manjericão e peito de peru - Comida para um!


Oi gente!!


Tenho adorado o carinho que tenho recebido com este blog! Nem acredito que já passaram mais de 3 meses da existência dele e fiz tantas amizades, conheci muita gente, quem delícia isso!! De fato, muito obrigada a você que acompanha meu dia a dia e me lê todos os dias as coisas baboseiras que escrevo! Uma delícia esse apoio e atenção!

Com preguiça de cozinhar, surgiu um “problema”, como eu poderia fazer comida de verdade só pra mim e não me render ao miojo, misto quente, salada ,ovo frito ou pizza delivery? Então, resolvi fazer uma pesquisa na internet sobre comida feita para uma pessoa. Tive IMENSAS dificuldades em achar receitas deste tipo! Confesso que nunca havia parado para pensar como é complexo para uma pessoa que mora sozinha, está sozinha apenas por alguns dias em casa  ou apenas que fazer uma refeição decente individual. Daí com a necessidade, achei apenas algumas dicas no Panelinha, da Rita Lobo que sugere algumas receitinhas fáceis e deliciosas! Nunca havia sequer provado uma cocotte na vida, mas confesso que viciei! É uma delicia !!!! Usei como base esta receitinha do Panelinha, mas mudei alguns ingredientes adaptando com o que tinha na geladeira! Bingo! Refeição quentinha, deliciosa e fiquei nem 5 minutos na cozinha!

Ovo em cocotte é uma receita francesa em que o ovo é colocado numa tigelinha ou ramequim e assado em banho maria no forno! E você pode variar o recheio que desejar... E vamos aprender a fazer essa delicia!





Ingredientes:
- 01 tomate picado em cubinhos;
- 02 ovos inteiros;
- 02 colheres de sopa de creme de leite (usei o fresco, mas pode ser normal!);
- 02 fatias de peito de peru picadinho;
- 02 fatias de queijo mussarela picadinho;
- Sal (usei flor de sal, mas pode ser sal normal) e pimenta do reino moída na hora a gosto;
- 1 pitada de noz moscada (se possível ralada na hora)- opcional;
- folhinhas de manjericão da hortinha 

Como fazer?

Primeiro que tudo, se for fazer no forno, coloque uns 2 litros de água numa panela grande para ferver. Enquanto a água ferve, prepare a cocotte. Coloque o forno para pré-aquecer a 180 °C.
Coloque num ramequim grande (se for usar 02 ovos, utilize um pequeno se for apena 01 ovinho) o tomate picadinho, algumas folhinhas de manjericão, o queijo mussarela, o peito de peru picadinho. Quebre os 02 ovos por cima disso tudo, as 02 colheres de creme de leite e coloque um pouquinho de sal e pimenta do reino, a noz moscada e dê acabamento com mais umas folhinhas de manjericão (é que eu adoro!!).  Pronto!

Agora todo seu trabalho será, separe uma assadeira que seja fundinha. Coloque o ramequim (ou tigela) no meio da assadeira e coloque a água quente. A água quente deve ficar na metade do ramequim para que cozinhe em banho maria, então a quantidade da água vai depender da profundidade da assadeira e do ramequim utilizado. Coloque a tigelinha na assadeira e leve ao forno. Só ai você deve colocar a água quente na assadeira, para evitar que se queime. Agora é esperar! Para a gema molinha são 20 minutos em média e 30 minutos para gema mais durinha. O meu  deixei 30 minutinhos e fui cuidar da vida. Quando deu o tempo certo, peguei 2 fatias de pão integral de cenoura que tinha em casa e levei para torrar no grill. Acompanhamento perfeito! Pode usar torradas para acompanhar também!

Segundo a Rita Lobo do Panelinha, pode-se fazer essa receita no microondas ou no forno. Para quem desejar fazer no microondas, o tempo de assar para a gema mole é de 02 minutos e 03 minutos para gema durinha. Lembre-se de furar com um garfo a gema, porque dizem que gema explode no microondas quando assada...desculpa, mas nunca testei!
Eu resolvi fazer no sistema convencional, no banho-maria no forno porque aprovei para deixar lá assando e ir tomar um banhinho gostoso! rs Facilita demais a sua vida esse pratinho! Esse prato pode ser seu jantar como prato único com uma salada ou ainda acompanhar outros pratinhos como uma carne, salada e arroz. Ou ainda ser uma café da manhã caprichado para um dia de Domingo ...já pensou?! Humm! Fica aí a sugestão!


E ai o que acharam ?? Eu só que irei repetir mais vezes esta receitinha, sempre variando os ingredientes do recheio, pois dá para você adaptar tranquilamente ao que você tem em casa! Recomendo demais !!


Beijos e ótima Quinta-feira para vocês !!


13 comentários:

  1. Eu achei uma ótima sugestão,principalmente porque aqui em casa rola bastante ovinho caipira que eu não dispenso por nada...E deve ficar muuuito gostoso!Adorei!beijkas

    ResponderExcluir
  2. Tereza, adoro seus posts e suas receitas, mas hoje em especial achei muito bacana a sugestão de comidinhas para a pessoa que mora ou se vê sózinha por alguns dias, realmente é dificil fazer alguma receita que rende para 1 pessoa mesmo, sempre acaba sobrando né? Vou dar as dicas para algumas pessoas que conheço, adorei essa receita deve ficar uma delicia, super rapidinho e além de tudo fica lindo o prato....bjocas

    ResponderExcluir
  3. Humm tenho esse dilema vez ou outra para o almoço. O que fazer só para mim... Achei esta opção deliciosa! parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  4. Que ótima sugestão, pode ser usado como entrada.
    Gostei do seu modo didático de explicar a receita.
    Parabéns pelo seu blog, é uma delícia vir aqui ver as novidades.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. UMA SUGESTÃO DELICIOSA QUANDO SE ESTA SOZINHA.
    FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de sugestão Maria Teresa, vou levar comigo,

    beijos e obrigado pela partilha!!

    ResponderExcluir
  7. Tereza
    De fato, por menos ingredientes que a gente use sempre sobra. Boa ideia sua dica de hoje. Além do quê, sempre rola uma preguiçinha de cozinhar só para nós mesmas, as vezes também fico perdida. Vou anotar, obrigada querida.
    Ah, sobre o carinho, você merece receber pela sua simpatia de sempre!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Adorei a visita e o post! Realmente é muito gostoso conhecer pessoas com os mesmos gostos e afinidades, de diferentes lugares...
    Quanto às refeições para 1, a própria indústria alimentícia não dá atenção para esse nicho... Muitas coisas acabam estragando na minha geladeira, pois cozinho só para mim e meu namorido, e as porções dos produtos vendidos em supermercado são sempre grandes...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que receita prática! Eu não tenho a menor preguiça de fazer comida só para mim, mas quanto mais prática, melhor :-) Aliás, adoro praticidade cozinhando para 1 ou para 10, rss. Beijo, seu cocote salva os sozinhos :-)

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita. Amei seu blog. tbm estou seguindo
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Grata pela visita ao Naco.
    Realmente, quanto menos gente pra cozinhar, mais desanima. Haja inspiração!
    Então você é mais uma que se rendeu aos encantos de ter um blog! Tenho certeza que você terá muitas alegrias, fazendo o que gosta com carinho e gentileza para com as pessoas, não é mesmo?
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada minhas queridas !!:D Vocês são uns amores! Beijos !

    ResponderExcluir
  13. hummm q delicia!!!

    excelente sugestão!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.