segunda-feira, junho 06, 2011

Bolo de milho - Festa Junina

Olá queridos amigos!!

Espero que o fim de semana tenha sido ótimo!! E como estamos começando o mês de Junho, venho aqui mostrar a primeira receitinha junina do blog! Como moro no Nordeste, e todos sabem que a tradição do São João é forte, pois é uma festa típica que movimenta muito o turismo local e cada cidade tem a sua festa, tradição, fica aquela velha disputa entre quem é o melhor São João do Nordeste (Caruaru ou Campina Grande?) e as comidas típicas! Ahh as comidas típicas, que delicia hein! É tanta coisa gostosa: bolo de milho, pamonha, munguzá (canjica para o Sudeste/Sul) e canjica (curau para o Sudeste/Sul), pé de moleque, maçã do amor, Bolo de macaxeira (mandioca), Cocada, cachorro quente, enfim... muita comida boa! Rs Prometo que vou tentar postar todas essas receitinhas aqui para você e mostrar mais da nossa culinária nordestina!

Arrisco dizer que para boa parte dos nordestinos, o São João é a festa mais importante do ano! Rola muito forró e rastapé, fogueira, fogos de artifícios (cuidado sempre ao manuseá-los viu gente...!) Acho uma festa muito bonita e colorida, mas confesso que nunca fui muito “empolgada” com tudo isto, já que na minha família tem tradição “zero” de festa juninas...rs Mas agora vou deixar de enrolação e mostrar para vocês esse bolo de milho! É super fácil e delicioso! Rola na festa junina, mas também cai bem com um cafezinho a tarde, no café da manhã, de sobremesa... Adorei esta receitinha que estava no meu caderninho há um tempo!



Bolo de milho 

Ingredientes:
* 01 lata de milho verde
* 3 ovos
* 1 1/2 xícara de fubá
* 1 1/2 xícara de açúcar
* 2 xícara de leite
* 80 ml de óleo de milho
1 colher de sopa de fermento químico

Como preparar:
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Bata todos os ingredientes no liquidificador (procure não deixar os sólidos embaixo todos duma vez, dificulta para bater a massa) e despeje numa fôrma redonda de 25 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo (lembre-se de retirar o excesso da farinha). Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 60 minutos ou até que enfiando um palito, o mesmo saia limpo. Asse o bolo a 210 ºC.


Beijos grandes e um começo de semana !

2 comentários:

  1. Ahhhh que delíciaaaa! Adoro comida de festa junina. Coisa boa que é nesse friozinho viu... Boa semana querida! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda !!! Bolinho de milho sempre cai bem né!! Hummm!! Beijos !!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.