sábado, junho 18, 2011

Bolo de macaxeira ou mandioca

Hoje vim aqui mostrar para vocês mais uma receitinha junina! Lembrando que falta apenas uma semaninha para festa de São João, vim aqui mostrar essa delícia! Esse bolo é super tradicional aqui no Nordeste, sendo aqui chamado de bolo de macaxeira e no Sul/ Sudeste é chamado de bolo de mandioca.


Sei que nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a macaxeira é chamada de mandioca ou aipim, mas o nome mandioca aqui no Nordeste tem outro sentido. A mandioca é a matéria prima para fabricar a tão popular farinha de mandioca, porém ela é tão forte que não pode ser consumida diretamente, sendo conhecida popularmente como “mandioca brava”. Buscando alguma receita legal desse bolo, encontrei esse da Lena Gasparetto, que me deixou com água na boca só de ver a foto! A única alteração que fiz a receita original foi que adicionei coco ralado a massa. É que bolo de macaxeira por aqui tem que ter coco ralado e quer saber? Ficou uma delícia !!


Ingredientes:
- 800 grs de macaxeira (ou mandioca) descascada e crua;
- 04 ovos inteiros;
-02 xícaras de açúcar;
-01 e ½  xícara de leite em temperatura ambiente;
- 1/3  xícara de manteiga derretida;
- 01 xícara de farinha de trigo peneirada;
- 01 colher de sopa de fermento em pó
- 01 colher de chá de essência de baunilha;
- 1-1/2 colher (sopa) de sementes de erva-doce (não utilizei);
- ½ colher (chá) de sal;
- 01 côco seco ralado (ou 100g de coco seco desidratado)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180°C. Retire os “fiapos” internos da mandioca crua, cortando cada pedaço menores e leve ao processador ou liquidificador com ½ xícara de água. Também existe a opção de ralar a macaxeira crua no ralador, é mais trabalhosa, mas também funciona!
Daí separe metade dessa quantidade e coloque numa peneira. Lave em água corrente, para retirar todo o amido até para de sair a água branca. Esprema com as mãos essa massa na peneira.
Coloque tudo uma tigela: a macaxeira moída, os ovos, o açúcar, o leite, a baunilha, e a manteiga derretida. Bata bem. Reserve.
Em outra tigela, peneire os ingredientes secos. Misture os líquidos aos sólidos com auxílio de um fouet ou uma espátula de silicone. Acrescente o coco ralado até que a massa fique homogênea. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio. Reserve.
Asse em forno por 1 hora e 15 minutos mais ou menos, ou até enfiar um palito e sair limpo.
Espere esfriar um pouco para desenformar. Passe uma faca em volta da forma, e certifique-se que soltou completamente da forma.

O bolo de macaxeira se caracteriza por ser mais “solado”, massudo e não tão levinho, fofinho como os outros, porém é muito gostoso. É importante lavar a macaxeira antes de utilizar para que ela deixe o bolo um pouco mais solto.

Este bolo pode ser feito para uma festinha junina na sua casa ou de amigos ou para acompanhar um café a tarde, uma sobremesa.... Fica muito saboroso!! Super recomendo !!!

Beijos e um ótimo Sábado!!

9 comentários:

  1. Tereza, adoro tudo o que leve macaxeira, até consumir cozida com um pouco da açúcar, deixo beeeem molinha quase desmanchando e esse bolo...hummmm... saborosíssimo, delícia total!beijaks

    ResponderExcluir
  2. Que delicia esse bolo Tereza, como vc, tbém gosto de adicionar coco á massa, ficou muito fofo, certamente delicioso... Um excelente final de semana querida...bjokas

    ResponderExcluir
  3. Mas esse bolo ficou tão delicadinho; que foto linda!
    Feliz que vc fez, e com coco deve ter ficado uma delícia!
    Bom fim de semana
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  4. Ai que delicia de bolo!! Não faço muito bolo, mas vou tentar essa receita qq dia desses...adorei seu blog, muitas coisas gostosas, tb já estou seguindo.
    Bjos p vc
    Karina

    ResponderExcluir
  5. Olá, que receita deliciosa esta.
    Gostei muito do seu blog, tem deliciosas receitas.
    Estarei te seguindo.
    Beijos bom final de semana
    http://blogdadonasonia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Aaah, esse ai é bem comum por aqui mesmo! Cá entre nós, não curto muito, mas esse ai tá com cara de bom!

    ResponderExcluir
  7. Oii Maisa !! Macaxeira é uma delícia né! Aqui comemos ela cozida, frita ou em algumas receitinhas como esse bolo! Que bom que você gostou!! Beijos!

    Oii Josy! Esse bolo ficou fofinho e bom..tanto que metade foi embora no mesmo dia...rsrs Um ótimo fim de semana também para você! Beijos!

    Lena!! Que bom que você gostou da fotinha!! Essa receitinha foi sua, e já disse o como é maravilhosa! Amei! Com o coco ficou muito bom também viu! Beijos e obrigada pela visitinha!

    Oii Sonia! Seja bem vinda ao blog!Que bom que gostou das receitas!!Volte sempre!! Beijos e bom fim de semana !

    Oi Davi!! Humm bolo de macaxeira eh comum no Nordeste e eu...adoro! rs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tereza!
    Adoro bolo de mandioca!
    Passando para retribuir a visita e te desejar uma semana iluminada, cheia de coisas boas.
    Ah! Recebi o apelido na internet por causa dos meus blogs, uma tia me chamava assim quando criança, meu nome é Thelma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bah Guria,
    Este nosso país é grande em tudo, inté na culinária.
    Muda um pouquinho no nome que se dá aos ingredientes MAS é tudo delicioso e fica 'mais melhor ainda' com as receitas que cada um divide com a gente.
    Aff ... tem tanta coisa 'boa' pra gente aprender todo dia né não?
    Cá, desde pequeninha, FAZ UM TEMPÃO VIU?, conheço por aipim - aquela raiz cozidinha que fica se desmanchando e com uma carninha com aquele molhinho que se come de joelhos?
    ihihih
    Ahhh, ontem cá começou o inverno e aí, então, fica 'um primor' no sopão.
    Bj♥s
    Muiiiito obrigada pelo teu apoio ao Álbum da Cozinha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.