sábado, maio 28, 2011

Massa com salmão


Olá gente ! Bom dia !!


 Aqui em Maceió está um dia de sol lindíssimo, com direito a céu azul e calor de verão... o que é isso , meu Deus! Confesso que em alguns momentos gostaria de morar mais “fresquinho”, onde eu pudesse desfrutar de pelo menos uma brisa de vento frio...rs Mas essa semana me bateu uma vontade louca de comer salmão com massa. É eu sei, uma receita não muito sofisticada, mas é que eu adoroo! Nham Nham... Daí resolvi ir dar uma incrementada nela, até que virou esta foto! Sei que a foto pode não estar das melhores, afinal massa com um molho dificilmente resulta numa foto “linda”, mas garanto que o sabor estava DI-VI-NO !!!


Ingredientes (p/ duas pessoas):

- 250g de massa  tortellini tricolor (mas pode ser outra massa);
- 200g de salmão congelado
- 5 colheres de azeite
- Sal e pimenta do reino moída na hora ,a gosto
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 taça de vinho branco (usei tinto);
-3 colheres de sopa de amêndoas em lascas;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- Suco de 1 limão
- 1 pitada de páprica doce (opcional, mas dá um toque legal!)

Modo de preparo:
Deixe o salmão descongelar na geladeira se você retirar na véspera do preparo. Caso vá utilizar no mesmo dia, basta tirar um pouco da geladeira e no máximo 1 hora depois já descongelou (principalmente com esse calor do Nordeste!). Dai, coloque numa tigela o salmão, o suco de limão e uma pitada de sal e pimenta para dar gosto. Deixe marinando por uns 20 minutos, para pegar um pouco de gosto.
Enquanto isso, vá cozinhando a massa. Coloque numa panela grande uns 2 litros de água para ferver, dai quando começar a ferver, adicione sal e a massa. Marque uns 8 a 10 minutos e prove com cuidado para ver se está no ponto al dente. (* É quando a massa não está mole, nem muito dura, que seria crua!). Quando atingir o ponto ideal da massa, retire com cuidado e escorra massa. Dê uma jato de água fria nela para parar o cozimento da massa e reserve.
Agora é a hora do molho. Coloque numa panela , 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola e o alho até ficar transparente (uns 3 minutos). Depois acrescente o creme de leite e mexa bem. Acrescente a taça de vinho , 1 pitada de sal e pimenta. Espere ferver e mexa de vez em quando. Deixe cozinhar por mais uns 3 minutinhos, acrescente as amêndoas em lascas e reserve.
Para o salmão, retire da marinada e ponha num frigideira (de preferência anti-aderente!) o restante (3 colheres de sopa) do azeite e deixe cozinhar em fogo baixo. Frite até ficar crocante a casquinha. Eu particularmente, retiro aquela pele do salmão com ajuda de uma espátula, dai frito o salmão até aquela parte rosinha dele ficar dourada. Observe se ele cozinhou por inteiro, para que não haja partes cruas sem fritar. Quando estiver douradinho, retire. Parta em pedaços médios com auxilio da espátula.
Adicione numa mesma panela a massa e o molho. Coloque o salmão em pedaços, acrescente uma pitada de páprica doce e espere tudo ficar quentinho.
Você vai adorar !!!

Beijos e um lindo fim de semana !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.