quinta-feira, abril 07, 2011

Salada de Couscous marroquino com frango

Oii pessoal !!!


Espero que vocês tenham gostado do post de ontem sobre dicas culinárias! Depois posto mais diquinhas úteis como aquelas...! Hoje, vamos acompanhar a receitinha de uma salada de Couscous marroquino e frango desfiado.  O couscous marroquino é pouco parecido com o nosso cuscuz nordestino (que é feito de flocos de milho).
O nome couscous é originário da África, hoje sendo difundido bastante seu uso na Europa. É uma sêmola de cereais a partir da moagem de grãos como o trigo, arroz ou milho, podendo acompanhar saladas, peixes, carnes, aves, legumes...enfim o que sua imaginação mandar! Nosso cuscuz nordestino é derivado deste couscous na época da colonização, mas teve algumas modificações. O Couscous é uma massa super leve e versátil, além de prática (demora 5 minutinhos para fazê-la!) que pode ser servido quente, frio, como entrada, acompanhamento ou ainda integrar o prato principal. Pode ser encontrado nos melhores supermercados ou grandes redes. E sua caixinha rende bastante!!
Vamos à receitinha!

Rende suficiente para 02 pessoas
Ingredientes:

1 xícara de couscous marroquino

1 xicara chá suco laranja

½ tablete caldo galinha dissolvido em 1 xicara água

1 colher chá curry

1 cebola pequena picada

½ xícara uva passas pretas (opcional)

1 pimentão amarelo em cubinhos

1 cenoura pequena em cubinhos

1 colher sopa raspas de casca laranja

½ xícara salsinha picada

1/3 xícara hortelã picada

2 colheres sopa pinholis (não utilizei pois não tinha aqui)

sal e pimenta reino a gosto
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 peito de frango desfiado já cozido

Preparo da salada de couscous:

Coloque o couscous numa tigela e reserve. Numa panela pequena, leve ao fogo o suco de laranja e o caldo de galinha. Assim que começar a ferver junte o curry e despeje sobre o couscous. Deixe descansar por 15 minutos. Deixe a tigela tampada com um prato para que o couscous cozinhe com o próprio vapor.
Com um garfo afofe bem o couscous, junte o restante dos ingredientes e misture bem. Coloque uma pitada de sal e a pimenta do reino. Misture o couscous com frango desfiado já pronto. Adicione o azeite. Está pronta essa delicia!!

Não sabe como cozinhar o frango?! Aí vai a receitinha:
Ingredientes para o frango cozido:
Panela com água fervente
1 tomate em pedaços
1 cebola em pedaços
1 pimentão verde pequeno em pedaços
1 sachet de tempeiro para aves ou tempeiro
Sal a gosto
Preparo do frango:
Pegue o peito de frango, lave bem em água corrente e retire toda sua pele e passe 1 limão nele. Ponha uma panela para ferver água e jogue por cima dele, assim escaldando. Este processo é importante para evitar que o frango fique com mau cheiro. Fatie o peito em pedaços menores (para facilitar o cozimento) e ponha numa panela com 1 xicara de água ou um pouco mais. É importante não cobrir o frango com a água, senão fica mole demais. Adicione o tomate, a cebola,o pimentão verde, o tempeiro e sal. Deixe cozinhar por uns 40 minutos. Veja se ficou molinho (mas não despedaçando). Retire do fogo e espere esfriar. Desfie o frango todo.
PS: Ele pode ser feito com antecedência e deixado na geladeira aguardando a receita com o couscous. Não necessita ser feito no mesmo momento.
Pronto! Daí agora é só curtir seu couscous marroquino numa boa !!Hummm!! Além de fácil, não é um prato muito calórico !!

Beijinhos!!

Um comentário:

  1. É uma receita muito leve e saborosa, recomendo a todos !! Ficou uma delícia !!
    Beijos
    Te amo muito!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.