segunda-feira, abril 11, 2011

Dicas sobre como assar bolos

Oi amigos!!
Hoje começa a nossa semaninha...Segundona!! Dia oficial da preguiça e da dieta... rsrs E para começar bem a nossa semana vem aí mais umas diquinhas!
Lembro que muitas pessoas conhecidas já me falaram ter problemas em assar bolos! Alguns dizem que simplesmente “solam”, outros ficam duros ou fofos demais que chegam a quebrar.  Para que esses problemas acabem é necessário prestar atenção em alguns detalhes básicos:
* Seu forno está regulado? Primeiro é necessário saber disso! Dependendo do tempo de uso do seu fogão vale a pena dar uma “revisão” nele, mas se for novo, acredito que já venham regulados. O tempo de cozimento de um bolo ou qualquer prato de forno varia muito de marca. Por exemplo, alguns pratos ou mesmo bolos que nas receitas dizem 40 minutos, cansei de ter que esperar 1 hora e 20 minutos para conseguir ele chegar ao ponto. Devemos lembrar que muitas vezes essas receitas são feitas e testadas em fornos industriais, que são muito mais quentes ! Ou seja, o problema do bolo solar nem sempre é seu!
* Outro ponto muito importante é usar ingredientes de boa qualidade, separá-los direitinho numa mesa tudo o que será usado na receita, para que não ocorram imprevistos e  no meio da receita você perceba : “Ih! Acabou a margarina ou a farinha de trigo!”. Confesso que isso já ocorreu comigo algumas vezes e não fiquei feliz, portanto para evitar que o mesmo ocorra com vocês... vale  a pena separar tudo antes de começar.
* Antes de começar a receita de bolos, pré aqueça o forno a 180 °C ou 200 °C. Porque insisto nisso? Simplesmente porque enquanto você está batendo o bolo, o forno está sendo preparado para receber sua obra-prima. E você resolver aquecer o forno na mesma hora do bolo, seu bolo além de provavelmente solar irá ficar com cheiro de fumaça. Acredito que você não deseja isso né amiga?!
* Unte generosamente a fôrma (sei que agora é sem ^ ,mas não me conformo! rsrs ) e polvilhe com farinha de trigo. Retire todo o excesso dando umas batidinhas de leve na fôrma até sair tudo, para que seu bolo não saia com excesso de farinha por cima.
* Nunca, nunquinha mesmo abra o forno com um bolo dentro pelos primeiros 30 minutos (a não ser que seja petit gateau que é bem mais rápido!). Eles são importantes para o crescimento da massa, então já sabe, acompanha só pela luzinha do forno e só depois desse tempo é permitido abrir o forno. Eu normalmente só abro o forno quando já passou esse tempo e já sinto aquele delicioso cheirinho de bolo pela casa...!
* Antes de colocar e rechear um bolo, coloque ele numa grade (pode ser grade de confeiteiro, ou até mesmo uma grade de forno que não tenha sido usada) para que o bolo possa esfriar por baixo também. É ideal que espere o bolo esfriar para confeitar ou rechear para que ele não derreta a cobertura.

Bem acho que essas dicas já ajudam né!?!  Depois posto mais algumas..!!
E aí o que acharam das dicas? Quero a opinião de vocês, afinal é para vocês que faço esse blog, a colaboração de vocês só aumenta meu saber...

Beijinhos com carinho!! E boa semana !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.