segunda-feira, julho 18, 2016

Iogurte natural com ou sem lactose

Oi pessoal!

Esta receita é realmente uma receita que faço toda semana em casa, às vezes até com menos tempo porque realmente todo mundo aqui em casa adora e toma bastante iogurte caseiro... Já fiz esta receita com leite de saco (tipo A), já testei com leite de caixinha (UHT) e ultimamente tenho feito com leite sem lactose (de caixa mesmo) por restrição necessária a lactose e sempre dá certo! Muita gente tem me falado que não sabia que fazer iogurte em casa era tão simples e mais barato , além de não precisar de máquina iogurteira para fazer! Viciante fazer isso!;)


Ingredientes :
- 01 litro de leite (se desejar sem lactose basta utilizar leite zero lactose);
- 01 potinho de iogurte natural (170g) – (para sem lactose usar iogurte zero lactose);
- 02 colheres de sopa de leite em pó (para sem lactose use sem lactose- usei o Ninho zero lactose).
Separe uma panela só para este fim (para evitar passar o gosto de comida para o iogurte). Dê uma aquecida no leite (se usar leite tipo A de saco, gosto de ferver antes). Espere amornar de maneira que consiga deixar um dedinho dentro por pelo menos 10 segundos (deve estar quente mais não demais). Então adicione o potinho de iogurte natural e o leite em pó e misture bem até dissolver tudo. Tampe a panela, embrulhe com uma toalha ou pano de prato e deixe em local escuro e abafado por ao menos 12 horas. Após esse tempo, misture com uma espátula e leve para a geladeira. Já está pronto para o consumo se desejar!

Você pode fazer até 04 litros de iogurte de uma só vez utilizando um potinho de iogurte natural. Geralmente faço 02 litros por vez e fica ótimo! Na segunda vez que for fazer o iogurte, não precisa comprar o potinho novamente, guarde a embalagem e basta utilizar o iogurte que você fez a primeira vez como fermento para o próximo! É realmente muito econômico e gostoso! Tenho uma garrafa separada só para colocar o iogurte, porque quando colocamos talher dentro geralmente pode azedar, então assim evito que contamine. Nunca adoço o iogurte quando faço, porque não sirvo açúcar para meus filhos ainda, então deixo que cada um adoce como preferir.

Sugestão de consumo: Utilizar iogurte natural com um fio de mel com frutas e cereais, ou bater o iogurte natural com uma fruta de sua preferência (já bati com banana , maçã e mel / banana, pêra e mel/ frutas vermelhas / goiaba/ banana e canela) e todas se transformaram em iogurte com sabores diferentes e deliciosos! Já postei algumas delas no instagram @blogcozinhaperfumada. Confere lá! 

Façam e depois me conta! Você vai se arrepender...se não fizer! ;)

Boa semana! <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.