quarta-feira, maio 18, 2016

Pão de multigrãos


Oi pessoal!

 Essa receita que trago hoje é muito saborosa e saudável! Quem não curte um pão caseiro para comer de manhã, de lanche ou jantar? Já faz um tempo desde que postei aqui uma receita de pão, e até quase não tenho feito pão caseiro porque com crianças pequenas sempre é um pouco mais complicado né?! ;) Eu sou muito fã de pães, embora não costumo comer no dia a dia, mas este pão é tão fácil e saboroso que fiquei até com vontade de fazer em casa mais algumas vezes! J Os grãos utilizados nesse pão podem ser substituídos pelo que você tiver em casa ou preferir. Vamos lá:


- 01 xícara de farinha de trigo branca;
- 01 e ½ xicaras de farinha de trigo integral;
- 01 xicara de farinha de linhaça (usei esta mais pode substituir por outra farinha saudável que quiser);
- 10g de fermento em pó seco (um saquinho );
- 01 e ½ xicara de água em temperatura ambiente;
- 02 colheres de sopa de óleo de coco (pode substituir pode azeite);
- 02 colheres de chá de sal;
- 02 colheres de sopa de mel;
- 2/3 de xicara de aveia em flocos
- Coloquei sem medir – sementes de abóbora, sementes de girassol, gergelim preto, linhaça dourada, aveia – cerca de umas 04 colheres de sopa no total

Levei tudo para a batedeira com aquele batedor em formato de gancho até a massa ficar bem homogênea (por uns 05 minutos), ou pode fazer na mão misturando tudo bem. Deixei a massa numa tigela crescendo por 01 hora (coloco sempre dentro do forno para não levar vento, ficando abafando e escuro cresce melhor), então moldei os pães numa superfície levemente polvilhada com farinha de trigo. Separei duas fôrmas retangulares (19cm) de pão ou bolo inglês pinceladas com óleo de coco e coloquei os pães moldados (polvilhei em cima com um pouco de aveia, gergelim preto, linhaça dourada, sementes de abóbora e girassol), deixei descansar por mais 40 min- 60 min abafados novamente. Pré-aqueci o forno a 180ºC por uns 10 minutos e levei os pães para assar até dourar (cerca de 40 minutos , dependendo do forno).

Renderam dois pães deliciosos e super saudáveis!! Ficou bem saborosos e perfeito para comer com queijo, geleias ou mesmo fazer um sanduiche gostoso! Dá para ir variando os grãos que preferir... Recomendo muito !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.