terça-feira, setembro 24, 2013

Utensílios básicos necessários para uma cozinha

Oi pessoal!

Hoje venho mostrar alguns utensílios que eu considero essenciais para uma cozinha! Na verdade, se eu fosse falar aqui tudo o que acho importante numa cozinha, acabaria se transformando numa longa lista (isso é ideia para outro post!)... Mas tem algumas coisinhas que acho fundamentais para o funcionamento de uma cozinha (fora panelas, tábuas e etc).
Resolvi na verdade mostrar cada um deles e comentar um pouquinho, porque muitas vezes surge a pergunta: e o que é foeut (fuê)? E para que serve? Então vamos conhecê-los um pouquinho...


Foeut , Fuê ou batedor de arames


Na verdade, o fouet nada mais é do que um batedor de arames, que podemos utilizar para bater claras em neve, misturar molhos, ovos, bolos. Ele é super útil porque consegue misturar bem e ajuda facilmente a dissolver os “grumos” que possam formar em molhos, massas de bolos... Confesso que sempre conheci ele como batedor de arames, mas de uns tempos pra cá, nunca mais vi ninguém chamá-lo assim...rs :)

Espátulas

Espátulas são um utensílio multi-uso. Servem para mexer panelas, molhos, massas de bolos (quando resolve fazer bolo na mão), fritar ovo... é uma substituta da famosa colher de pau. São super fáceis de limpar, não corre risco de ficarem feias e manchadas (como as colheres de pau), mais higiênicas, além de não arranharem sua panela! :-) Se é que pode existir isso, sou uma viciada em espátulas...tenho várias e fico querendo de todas as cores! rs Como sugestão, acho legal separar as espátulas que são usadas em receitas doces e salgadas, porque às vezes por mais bem lavadas que sejam, podem alterar o gosto da receita.

Descascador de legumes ou frutas

O descascador de legumes ou frutas é um utensílio barato, fácil de achar e super útil! Facilita a sua vida na hora de retirar a casca de batatas, abobrinha, mandioquinha, maçã, pêra, enfim,leguminosas ou frutas que você deseja retirar apenas a casca fininha, ele vai te ajudar! Muito melhor do que usar a faca, muito mais rápido! E essa pontinha fina, serve para retirar os caroços da fruta (uso para retirar as sementes de tomates, sementes da maçã, etc). Enfim, adoro!


Pincel culinário

Pincel é bem útil para untar formas que serão polvilhadas com farinha para bolos e tortas, também servem para espalhar azeite em travessas (em receitas que vão ao forno), ou ainda espalhar azeite ou manteiga quando usamos a frigideira (no caso de panquecas, por exemplo). Há quem utilize aqueles de cerdas tradicionais, eu prefiro os de silicone, acho mais higiênico, mas a função é a mesma. (Dica: para retirar a gordura do seu pincel, antes de lavar, experimente jogar sobre o pincel sujo um pouco de água quente, espere esfriar e só depois lave normalmente com água e sabão. A água quente vai quebrar as moléculas de gordura e facilitar seu trabalho!).

Espero que tenham gostado! Para maiores dúvidas, vale a pena consultar nosso glossário, onde explico vários nomes comuns na culinária!

E para você, que utensílios são indispensáveis na cozinha?

Beijos e boa semana!

Um comentário:

  1. Espatulas, Fouet são os meus preferidos, não fico sem
    Adoro cortadores de verduras, descascador aprendi a usar faz pouco tempo, ah descobri agora um ralo para ralar casca de limão, laranja que também estou usando bastante... adoro estas tranqueiras todas, respondendo a este post agora vi que não fico sem um turbilhão de coisinhas na cozinha

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.