sexta-feira, janeiro 06, 2012

Pão de ervas

Venho hoje mostrar a primeira receitinha do ano aqui do blog e para começar o dia e o ano, nada melhor do que um pão,né?! Eu sou louca por pães, adoro e confesso que poderia viver o resto da vida apenas a base de pão, frios e vinhos...rs Daí resolvi testar essa receita que ficou deliciosa e merece ser feita o quanto antes na sua casa!! Sei que você pode ter iniciado o ano com aquela promessa de eliminar aqueles “quilinhos”, mas recomendo que faça e prove ao menos 01, você não vai se arrepender! ;)




Receita adaptada do delicioso Cozinhando para amigos
Ingredientes (rendeu 20 pãezinhos):
- 01 tablete de fermento biológico seco (10g);
- 01 xicara de água morna;
- 01 colher de sopa de açúcar;
- 03 xicaras de farinha de trigo;
- 02 colheres de chá de sal;
- ¼ de xicara de azeite de oliva;
- 02 dentes de alho bem picados;
- ½ xicara de ervas picadas (orégano, sálvia, alecrim, manjericão e salsinha) – ou ainda as ervinhas que desejar;
- azeite de oliva;
- Sal e pimenta do reino moída na hora

Como fazer?
Numa tigela grande, dissolva o fermento na água morna, acrescente o açúcar e ½ xicara de farinha de trigo, misture e cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 15 minutos (deverá formar umas bolhinhas). Adicione o sal e ¼ de xicara de azeite e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo restante até que a massa fique bem macia (sove por cerca de 10 minutos pelo menos, para que o glúten se expanda e deixe o pão fofinho). Forme uma bola com a massa, pincele levemente com um pouco de azeite e leve para descansar por 01 hora ou até dobrar de tamanho (deixei crescer por cerca de 02 horas) em local abafado e escuro (armários de cozinha são perfeitos para isto). Após este tempo, polvilhe a massa com farinha de trigo se estiver pegajosa (não foi necessário mais farinha de trigo, apenas untei as mãos com um pouco de azeite antes) e separe uma assadeira grande não untada e forme bolinhas (ou no formato que quiser). Numa tigela pequena, misture o alho picado, as ervas picadinhas, sal e pimenta, adicione um pouco de azeite (cerca de 02 colheres de sopa +-), misture bem e espalhe por cima dos pães e deixe repousar por cerca de 30 minutos em local abafado e escuro, enquanto isso aqueça o forno a 180 °C. Após as bolinhas terem descansado, leve as bolinhas com as ervas ao forno por 40 minutos ou até terem dourado. Retire do forno, espere 05 minutos e coloque os pãezinhos num pano de prato limpo e forme uma trouxinha para manter o calor e sirva.

Esse pãozinho acompanha manteiga, queijinho ou mesmo sozinho, já as ervinhas dão um toque muito especial e delicioso! Aproveita que o fim de semana tá chegando e faz logo hoje!

Beijos e ótimo fim de semana !! 

9 comentários:

  1. Tereza, olhe só ver estes deliciosos paozinhos na hora do pequeno almoço deu uma vontade doida de ter aqui uma bela bandeja deles.... vou levar a receita pois eu amo pao!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Esses pãezinhos deve ter um cheirinho muito bom

    abraço e feliz 2012

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindos seus pãezinhos Tê e sua cozinha deve ter ficado um aroma delicioso. Bela sugestão. Gostei muito...beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hummm, o cheiro deve ficar delicioso!

    ResponderExcluir
  5. querida que receita divina e seus pãezinhos ficaram maravilhosos..adoro pães de ervas ..tem um sabor delicado..e o seu deve estar divino parabens pela maravilhosa receita
    bjokinhas ahh tem muffins para vc lá na minha cozinha
    bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  6. Humm...delicia de receita!
    Querida amiga, estou passando por aqui pra te desejar um feliz 2012, repleto de amor, saúde, paz e muitos posts deliciosos, como este!
    Beijo,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  7. Parece que foram feitos no vapor. Beeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Vim te desejar um ano maravilhoso, com muita paz, saude, amor, dinheiro, enfim tudo de bom!
    Fica com Deus
    bjs ;**

    ResponderExcluir
  9. Navegando sem rumo, parei aqui! E amei seu blog. Vou fazer esta receita dos pãezinhos de ervas. Vivo brigando com a balança e uma dica para engrossar sopas é usar a farinha de aveia ao invés de farinha de trigo, a aveia tem mais fibras, é mais saudável e fica bom tb. bj

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.