domingo, dezembro 18, 2011

Mousse de dois chocolates para uma ceia virtual

Hoje falta menos de 01 semana para o Natal e temos no Facebook um grupo dos foodbloggers que é delicioso, pois podemos trocar ideias, sugestões, e algumas pessoas nesse grupo acabaram se tornando mais próximas, então tiveram a ideia de fazermos uma ceia virtual. Mas porque uma ceia virtual? Porque nosso grupo apesar de nos falarmos sempre, cada pessoa mora num lugar do país! Tem gente do Rio Grande do Sul, da Bahia, da Paraíba, de São Paulo e eu (Alagoas), então formou um mix de culturas, comidas e jeitos e já que gostaríamos de nos reunir fisicamente para uma ceia todos os amigos juntos, resolvemos nos reunir virtualmente e compartilhar com vocês! Escolhemos algumas receitas bem gostosas como sugestão para sua ceia de Natal e fiz minha contribuição com esta mousse de dois chocolates, que é facílima e deliciosa! Vale a pena visitar cada uma das receitas do mosaico, porque é cada uma mais gostosa que a outra!


Mousse de dois chocolates




Ingredientes (rende 06 porções):
- 04 gemas;
- 80 g de chocolate meio amargo;
- ½ xícara de açúcar (usei cristal);
- 06 colheres de sopa de cacau em pó;
- 125 g de manteiga
- 1colher de chá de licor (usei Amarula);
- 250 ml de creme de leite fresco (não pode substituir pelo normal);
- 170 g de chocolate branco
 Como preparar:
Coloque numa tábua a barra de chocolate branco e faça raspas (procure não tocar as mãos para não derreter) até obter um pouco de raspinhas para a decoração. Pique o restante em pedacinhos pequenos para a mousse e reserve. Pique em pedaços menores o chocolate amargo e derreta em banho maria ou no micro-ondas (demorou 01 minuto e meio, mas isso varia de cada micro-ondas – a cada 30 segundos, retirava a tigelinha e mexia um pouco). Reserve até esfriar (para não cozinhar as gemas que serão adicionadas).
Numa batedeira, adicione as gemas e o açúcar, bata em velocidade alta por 03 minutos ou até ficar uma massa pálida e uniforme. Reserve. Numa panela, coloque a manteiga para derreter em fogo baixo, quando derreter totalmente, retire do fogo e adicione o cacau em pó e o licor, misture bem até ficar tudo homogêneo e brilhante. Numa só tigela misture o chocolate amargo derretido, as gemas e o açúcar batido (mistura pálida) e a manteiga com cacau e licor, misture bem com um foeut até ficar tudo homogêneo. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata por 01 minuto em velocidade alta até ele engrossar, mas não pode virar chantilly. Acrescente o creme de leite batido à mistura do chocolate até ficar homogêneo. Adicione o chocolate branco picado à mousse e transfira para uma travessa ou taças onde será servido. Salpique as raspas de chocolate branco por cima e cubra com plástico filme. Deixe na geladeira por no mínimo 04 horas ou até servir. Se desejar, enfeite com cerejas.
 Essa mousse é facílima e sucesso garantido como a sobremesa da sua ceia!! Vamos agora conhecer os outros pratos da nossa ceia virtual que estão participando desta blogagem coletiva:
Mirella Camargo: Cuscuz Paulista
Sara Graciano: Salpicão de Legumes
Ricardo Nominando: Balotinne de Frango e Chutney deManga
Carla Maicá:Panforte di Siena
Ana Gomes:  Panetone de Camarão

Beijos!


Um feliz Natal a você e toda sua família! :D

8 comentários:

  1. OLÁ QUERIDA,
    ESSA CEITA TÁ BOA DEMAIS SÓ TEM DELÍCIAS!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  2. Te minha querida, que maravilhosa essa ceia virtual dozamigos. Já andei olhando algumas receitas, apaixonantes e caprichadas. E para completar essa sua sobremesa que é sempre um sucesso. Adorei!
    muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. querida que delicia de receita vou levando ..sabe no meu natal fazemos no minimo 5 sobremesas...iamgine o alvoroço vamos começar a cozinhar na quinta de noite..de pães ..biscoitos..bolos,,,sobremesas ..salgados ..enfim uma infinidade ...exagero ..não familia árabe é assim mesmo a gente faz muita comida também tyem bastante gente para comer e vou levar esa sua receita se me permite quero fazer algo diferente e adorei a sua bjokas
    sadhia
    boa semana

    ResponderExcluir
  4. Que receita Gostosa!
    Onde está o sorteio dos livros? :)

    ResponderExcluir
  5. O meu pai adora mousse, então gosto sempre de ver as receitas para fazer de longe a longe :)

    ResponderExcluir
  6. Como é bom ver uma receita bem feitinha... sem frescura, porém deliciosa e que até dá para sentir o aroma do chocolate com amarula. Agora já decidi minha sobremesa...

    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Tê eu AMO mousse de chocolate! Adorei a sua receita com chocolate em duas versões! Foi demais de bom pra nossa ceia virtual!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tê, se quiser trazer a mousse quando vier pra SP eu aceito, viu. Bjossssssssss

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.