quinta-feira, setembro 08, 2011

Tapioca de charque (carne-seca) com queijo coalho

Oi pessoal!!


Hoje vim mostrar para vocês uma receita simples, mas bem tradicional aqui na minha terra, a tapioca. A tapioca aqui no Nordeste é feita com a goma de mandioca, que encontramos em qualquer supermercado, geralmente fica próxima da parte de verduras ou frios e tem embalagem de 1 kg, rende bastante tapioca! Eu mesma não cheguei nem a usar meio quilo da goma em casa, porque fiz 04 tapiocas médias e ficou boa! Já ouvi falar que muita gente que não encontra a goma de tapioca pode substituir por polvilho doce, mas nunca testei, então fica para uma próxima! Aqui no Nordeste, muita gente come tapioca de café da manhã, lanche ou jantar, eu sou daquelas que ama tapioca, então para mim uma tapioca é boa a qualquer hora! rs :) 



Ingredientes (04 tapiocas):

- Goma de mandioca (ou massa para tapioca) – não medi, sorry- usei uns dois punhados;
- Charque ou carne-seca desfiada e já dessalgada;
- Queijo coalho cortadinho;
- ½ cebola picadinha;
- Um fio de azeite

Modo de preparo:

Primeiro que tudo, deixe o charque de molho por ao menos 12 horas na geladeira, sempre lembrando de mudar a água umas três vezes. Mas se você não tem tempo ou paciência para isso, vale a pena levar o charque em pedaços menores a uma panela com água e leve ao fogo. Quando ela começar a levantar fervura (aquelas bolinhas pequenas) retire a água toda e substitua por uma nova, até o charque ser dessalgado (no meu caso repeti o processo umas 04 vezes!). Dai desfie o charque e corte o queijo coalho em pedacinhos. Refogue o charque desfiado junto com a cebola picadinha e um fio de azeite, faça isso por uns 04 minutinhos.

 Daí, agora pegue uma frigideira grande, leve ao fogo baixinho (esse é o segredo!!) e coloque a goma de mandioca, procure espalhar em círculo, não deixando nenhuma parte mais grossa que a outra, como mostra a foto. Espere ela fica um pouquinho durinha (levanta com uma espátula). Dai, coloque na metade dela um pouco do charque desfiado, acrescente o queijo coalho picadinho e feche na metade, como uma meia lua. 




Deixe assar um pouquinho mais e vire com cuidado o outro lado para dourar por igual. Pronto! Repita o processo para fazer quantas tapiocas desejar. 

Viu como é fácil !?! E o legal é que a receita de tapioca é a mesma para todos os outros sabores, basta só ir ao gosto de cada um. Tem gente que gosta de acrescentar o coco ralado a tapioca doce ou salgada, então recomendo alguns sabores bem tradicionais de tapioca aqui na minha região: doces- coco, banana com açúcar e canela/ doce de leite e coco/ goiabada, queijo e coco e as salgadas- coco e queijo/ coco, queijo e calabresa/ camarão com catupiry/ frango com catupiry , além de outros.

Beijos e um lindo dia pra você!

20 comentários:

  1. Oi, Tereza,

    Adoro tapioca (desde muito antes de me casar com um nordestino, rsrs). Então, quando não temos a massa de mandioca, vamos mesmo de polvilho. Um dos jeitos de fazer com polvilho é cobri-lo com água e deixar a goma assentar, escorrer a água, coando a farinha num pano, espremer bem para tirar o excesso de água e depois usar, rsrs. Esta sua me deixou com vontade, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii que vontade de comer tapioca, aqui na minha terrinha, não tem a goma pronta pra vender....Água na boca total.

    Beijok Nanda

    ResponderExcluir
  3. huuuummmm! Parece que você estava adivinhando o que eu queria comer hoje :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. JÁ VI TAPIOCA Á VENDA MAS NUNCA COMPREI.
    ADOREI A TUA SUGESTÃO, TEM UM ASPECTO BEM TENTADOR...DELICIOSA MESMO.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi Marly!! Nossa, obrigada por me explicado como usar o polvilho para fazer tapioca! Mata sua vontade e a do maridao!!hahaha :) beijos!

    Nanda, como te disse que naotem goma pode usar o polvilho, que a Marly ensinou agora ai em cima! ;) beijos!!

    Queila, que bom que vc gostou! Mata a vontade rs ;) beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia!! No café da manhã nunca experimentei... :) Eu gosto muito quando recehada com banana, doce de leite e canela!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Tereza... tapioca é bom demais, até com recheio de vento vai bem!!! Deve ter ficado uma delícia.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de receita, Tereza.
    Tapioca doce ou salgada é maravilhosa.
    Minha avó fazia com polvilho quando não tinha a goma.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Meu marido adora tapioca, eu tb gosto muito, tenho goma em casa, mas não tenho carne seca.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. OLÁ TEREZA!
    HUMMMMMMMMMMMMM! QUE RECEITA BOA MENINA, FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA,DELÍCIA!

    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  11. Também amo tapioca, mas nunca tentei fazer.
    Só nesse post percebi que você está aqui pertinho de Recife.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Tereza,
    Nunca provei... Mas pelo aspecto só pode ser uma verdadeira delicia : ) Isto e' a parte boa de seguir blogs de diversos países, estamos sempre aprendendo pratos novos. Amei a receita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Teresa, eu adoro tapioca esta então de carne seca e queijo coalho me deixou com gostinho de também quero.
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Tapioca é tudo de bom! No Mais Voce a Ana Maria deu uma massa feita com polvilho doce, eu sempre faço. A sua ficou ótima. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Tê querida, vc acredita que adoro tapioca, já provei várias, de vários sabores, mas sómente as doces e a minha preferida é de coco com leite condensado (calórico que só hehe) mas vc acredita que nunca provei tapioca salgada? preciso provar, pois essa sua está com um aspecto delicioso, ainda mais com esse recheio. Amo carne seca...bjokas

    ResponderExcluir
  16. Ooi Tê, eu adoro Tapioca! Tem época que compro farinha pra tapioca para fazer de manhã, substituindo o pão. É muito bom,não acha?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Meu reino por uma tapioca de carne seca com queijo coalho! Menina, você me maltratou muito com essa receita, a-m-o tapioca! Minha mãe compra goma numa feira em nossa cidade e faz de vez em quando, está para comprar a massa para mim e estou aqui, sentada, esperando, hehe. Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Tereza, que delícia! Apesar de não ser do Nordeste, adoro uma bela tapioca a qualquer hora do dia! A sua ficou linda! beijos

    ResponderExcluir
  19. Aiii como eu amo tapioca!
    Que delícia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Hummm...adoro tapioca!
    Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.