domingo, agosto 07, 2011

Rigatoni versátil


Oi meus queridos !!


Hoje é Domingo e combina com uma receita fácil! Resolvi postar essa receita, pois faço bastante aqui em casa e dá para variar os ingredientes que quiser. Muitas vezes bate uma fome em casa e não quero pedir delivery, mas quero algo rápido e gostoso e confesso que muitas vezes quem me socorre é um pacote de massa que sempre mantenho na despensa (na verdade compro alguns tipos variados de massa, para não enjoar...rs) e uma lata de tomate pelado. São invenções maravilhosas e confesso que muitas vezes sou dependente disto, pois adoro uma massinha, mas ainda não tive coragem de fazer uma massa fresca, apesar de ter a máquina em casa, vamos ver se me animo. Mas enquanto isso, vamos para a receitinha.




Ingredientes (02 porções):

Para a massa:
- 300g de rigatoni (pode ser a massa que desejar);
- 1,5 litro de água fervente;
- 01 pitada de sal

Para o molho:
- 200g de ricota fresca picada em  cubinhos (era o queijo que tinha em casa e adoro!);
- 01 lata de 400g de pomodoro pelati (tomates pelados);
- ½ lata (200 ml) de água (usei a lata como medida);
- 01 cebola picadinha;
- 02 colheres de sopa de azeite;
- manjericão fresco;
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de preparo:

Coloque numa panela grande 1,5 litro de água e quando começar a ferver adicione a massa e 01 pitada de sal. Não adicione óleo ou azeite na água e cozinhe a massa até ficar al dente. (Al dente é o ponto ideal, pois é quando a massa ficar cozida mas firme). Esse processo de cozinhar a massa deve demorar em torno de uns 8- 10 minutos. Quando ela cozinhar, retire toda a água e reserve. Dê um jato de água fria rapidamente por cima da massa para parar o cozimento da massa e reserve.
Prepare o molho de tomate, coloque numa panela o azeite e a cebola picadinha. Frite até a cebola ficar macia. Adicione os tomates pelados, a água e vá mexendo, deixando cozinhar. Acrescente uma pitada de sal e a pimenta a gosto. Adicione algumas folhinhas de manjericão. Diminua o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Depois, monte a massa, coloque o molho por cima, acrescente a ricota picada e decore com algumas folhinhas de manjericão. Voilà!


Chamei essa massinha de versátil porque utilizei com ricota picadinha mas poderia facilmente ter sido outro ingrediente, aí vai da sua imaginação e gosto! Na verdade o molho de tomate pelado é essa receita básica que só altero alguns ingredientes de vez em quando conforme a vontade que der! Por isso, recomendo de você ainda não almoçou ou quer uma idéia fácil e deliciosa para o jantar de hoje, faz essa massinha e não irá se arrepender!



Beijos e ótimo Domingo!!

7 comentários:

  1. ADORO MASSAS E ESTA E´SIMPLES E COM UM ASPECTO SUPER TENTADOR..ADOREI.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Huumm, não bastasse ser massa, que é sempre uma boa pedida, o prato é do jeito que a gente ama: rápido, fácil e saboroso, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Adoro massa, acho que é um dos ingredientes mais versátil pois fica bem com tudo!
    A tua sugestão está deliciosa.

    ResponderExcluir
  4. Adoro uma massinha tbém Tereza, esse seu rigatone ficou fantástico com a ricota, bem a meu gosto. Se eu tivesse uma maquina de macarrão em casa, eu correria a fazer, se quiser pode doar a sua prá mim que não vou achar ruim hehehe. Beijinhos uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA TEREZA!
    QUE RESITE A UMA MASSINHA CAPRICHADA ASSIM , EU AMOOOOOO!
    BELA RECEITA, BOA D++!

    BOA NOITE!
    BEIJOS.........

    ResponderExcluir
  6. Maria, eu amo massa.
    Mas essa sua travessa, menina, é muito fofa!
    Abraços.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada queridas!! :) Tenho loucura por travessinhas com frescurinhas...rsrs

    Josy, hahaha vc quer q eu te doe minha máquina de macarrão?? rsrs vou ver se tomo vergonha e faço essa massa fresca, é q fico achando q dá mto trabalho...

    Beijos em todas! ;)

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.