domingo, julho 10, 2011

Cocotte de ricota versão light

Oi queridos !!


Você já viram esta receita de Cocotte que eu fiz há uns dias atrás?? Pois é, incentivada pela minha nutri , resolvi fazer uma versão light da cocotte. Como hoje é Domingo e para diminuir nossa culpa no fim de semana, deixo aqui uma receitinha "light"para vocês! Essa não é a versão original e modifiquei alguns ingredientes, mas nem por isso deixo de ser gostosa!  Essa é daquelas receitas que te salva de apuros e facilita muito sua vida, já que você demora 05 minutos para fazer tudo e o resto é só aguardar o seu forno trabalhar para você, além do que, vou confessar: blogueira também fica em dúvida de que receitas fazer, do que vai cozinhar para o jantar/almoço...


Aqui em casa é como a sua casa: as receitas dão certo, mas às vezes dão errado, tenho uma vida corrida, no dia-a-dia vão ocorrendo mil coisas e ainda tenho que  pensar “O que vou fazer para  jantar?” rsrsrs. Esse problema que  todas nós, quando temos uma casa para administrar, mas confesso, que adoro essas coisas de casa. Sempre adorei, desde pirralha! Acho que puxei a minha avozinha Estelita, que cozinhava muito e ninguém até hoje, esquece do sabor de  seu tempeiro... Quem sabe um dia, eu consiga chegar ao mínimo, um pouquinho do que esta exímia cozinheira já foi um dia! Mas, bora deixar de enrolação e passar essa receitinha!



Ingredientes:
- 04 tomates cerejas picados em cubinhos (reserve alguns para decorar);
- 02 ovos inteiros;
- 02 colheres de sopa creme de ricota (uso da Tirolez);
- Mais ou menos 50g de queijo ricota picado;
- Sal (usei flor de sal, mas pode ser sal normal) e pimenta do reino moída na hora a gosto;
- 1 pitada de noz moscada (se possível ralada na hora)- opcional;
- folhinhas de manjericão da hortinha 

Como fazer?

Primeiro que tudo se for fazer no forno, coloque uns 2 litros de água numa panela grande para ferver. Enquanto a água ferve, prepare a cocotte. Coloque o forno para pré-aquecer a 180 °C.
Coloque num ramequim grande (se for usar 02 ovos, utilize um pequeno se for apena 01 ovinho) os tomates picadinhos, algumas folhinhas de manjericão e o queijo ricota. Quebre os 02 ovos por cima dessa mistura, adicione as 02 colheres de creme de ricota e coloque um pouquinho de sal e pimenta do reino, a noz moscada e dê acabamento com mais umas folhinhas de manjericão. Está pronto!

É importante separar uma assadeira que seja fundinha. Coloque o ramequim (ou tigela) no meio da assadeira e coloque a água quente. A água quente deve ficar na metade do ramequim para que cozinhe em banho maria, então a quantidade da água vai depender da profundidade da assadeira e do ramequim utilizado. Coloque a tigelinha na assadeira e leve ao forno. Só ai você deve colocar a água quente na assadeira, para evitar que se queime. Agora é esperar! Para a gema molinha são 20 minutos em média e 30 minutos para gema mais durinha. O meu  deixei 30 minutinhos e fui fazer minhas coisitas. Quando deu o tempo certo, peguei 02 fatias de pão integral de cenoura que tinha em casa e levei para torrar no grill, cortei como torradas. Acompanhamento perfeito! Se desejar, pode molhar a torrada na cocote ou coma de colher essa delícia! Aproveite!


Já fiz esta receita de cocotte tradicional, que também fica super bom!


Beijos no coração!!

16 comentários:

  1. Maria Tereza,

    Você está certíssima em fazer substituições dos ingredientes, quando possível. A alimentação da gente é coisa muita séria, não é verdade? Gostei desta cocotte, o aspecto ficou muito bom!

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre cocotte. Achei muito interessante!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa cocotte versão light. Muito boa amiga....bjocas bom domingo

    ResponderExcluir
  4. OLÁ AMIGA!
    É MUITO BOM VARIAR AS RECEITAS E LIGHTS, MELHOR AINDA, AMEI A SUA RECEITA!

    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE DOMINGO!!
    BEIJINHOS.........

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela tua visita Maria Tereza, gostei de conhecer o teu blog;)
    Um beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. huuuummm muito bom!

    Mi
    http://culinariaereceitasmi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Tereza!

    Essa receita é nova pra mim também, gostei muito e já anotei!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Comidinha rápida, e ainda por cima light, é tudo de bom! Excelente jantar vapt-vupt :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Simplicidade é o que há! Gostei! Postei hoje lá o lanchinho que eu fiz com a sua dica do Rap10, é muito prático! Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Cara Maria Tereza
    Também gostei muito do teu trabalho!
    Essa receita ficou especial, do jeitinho que gosto.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Tereza querida! Eu nunca tinha ouvido falar em coccote! Adorei conhecer. E light! Melhor ainda.
    Tenha uma linda semana.
    bj.

    ResponderExcluir
  12. Teresa, preciso voltar para minha nutricionista urgente. Minha alimentação está totalmente gorda. Gostei muito da sua receita. Acho ricota ótimo, pois sempre dá uma leveza a pratos que são muito calóricos. Beijos, Adriana.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de conhecer as duas cocottes Tereza. Ótimas receitas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Maria Tereza, fiquei uns dias fora e foi o suficiente para vc encher sua cozinha de delícias, né? Já me atualizei e estou esperando novidades!!! beijos

    ResponderExcluir
  15. Tereza, isso é uma delícia!! Também fácil sempre por aqui, mas faço só em porções individuais. Fica uma delícia, mas eu te confesso que tenho preguiça do banho maria, sempre levo direto ao forno.

    Bjuuu!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.