quarta-feira, maio 18, 2011

Pão integral com alecrim


Oi pessoal!!
Tudo bem com vocês? Como estão indo de começo de semana? Por aqui tudo ótimo!! E dia desses deu uma vontade de um pãozinho quentinho caseiro... Dai lembrei que tinha uma receitinha que já estava no meu “to do list” há tempos e resolvi fazer!
E o melhor de fazer esse pão é o cheirinho que vai ficando pela casa... nossa, é encantador! Sabe aquele cheirinho de casa aconchegante? É assim que eu sinto quando a casa emana um cheirinho de comida preparada lá, não aquelas nossas comidinhas prontas que muitas vezes acabamos por nos render até pela correria da nossa vida. Para vocês também é assim?? Mas, agora vou parar de ficar aqui tagarelando e passar logo a receitinha para vocês!! Delícia!



Pão integral com alecrim


Receitinha do maravilhoso livro Panelinha  - Receitas que funcionam
Ingredientes:
- 2 ramos de alecrim (peguei da minha hortinha- que chique!!)
- 1 xícara de água morna
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral (vende em lojas de produtos naturais)
- 10g de fermento seco para pão (1 pacotinho)
- 3 colheres de sopa de azeite
- Óleo de canola para untar (usei azeite)
-1 pitada de sal

Como preparar:
Primeiro tire as folhinhas dos ramos de alecrim e reserve.
Numa tigela, peneire as farinhas de trigo e o fermento. Procure misturar bem as duas, daí faça um “buraco” no meio da tigela e coloque a xicara de água morna, o azeite e a pitada de sal. Misture bem todos os ingredientes até ficarem como uma bola, a massa bem homogênea. Sob uma mesa ou superfície enfarinhada, sove (trabalhe) a massa por 10 minutos até ficar lisa e elástica. Forme uma bola com a massa e unte com azeite uma tigela. Coloque a massa pincelada com azeite e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Sugiro colocar a tigela com amassa num armário fechado (uso muito meus armários de cozinha para isso, são perfeitos!) para que a massa fique abafada e em lugar escuro.
* Dica : Não cubra com um pano, como já ouvi falar várias vezes, mas por experiência própria, quando o pão começa a crescer, acaba “batendo” no pano de prato e murchar. Dai vai ficar “solado”e duro...Ou seja, perdeu a massa.
Então dai passado esse tempinho de crescimento da massa, coloque novamente numa superficie enfarinhada e achate com os dedos. Misture as folhinhas de alecrim salpicando. Dobre a massa e sove para que misture bem as folhinhas na massa. Modele o pão no formato de sua preferência (usei fôrma de bolo inglês).
Unte a fôrma com azeite e pincele bem para deixar bem uniforme. Coloque a massa do pão na fôrma e faça uns cortes (opcional) em cima para fazer charme no pão. Pincele com azeite ou manteiga e deixe novamente crescer no armário por mais uns 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Pincele o pão com mais um pouco de azeite por cima e leve ao forno por uns 45 minutos ou até que esteja dourado. Eu salpiquei um pouquinho de sal grosso por cima só para ver como ficava e achei que deu um toque bem legal! Experimenta!
Para verificar se está assado, bata na parte de baixo do pão (como se estivesse batendo numa porta) e observe se produz um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Quando pronto, coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

Só vou avisar que o cheiro de pão assando em casa com alecrim é fantástico !! Sua casa vai ficar realmente perfumada...hahaha

Beijos e uma ótima Quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.