terça-feira, abril 26, 2011

Pão de canela com gotas de chocolate

Olá pessoas !!!
Tudo bem com vocês?! Espero que sim! Por aqui tudo bem, estou na torcida pela recuperação de meu pai e rezando para que ele possa logo melhorar... !!!
Hoje resolvi postar uma receitinha que já fiz há um tempo atrás e ficou maravilhosa! Já repeti algumas vezes aqui e sempre acaba... Ando meio de castigo regime, pois estou num programa de reeducação alimentar. Como vocês já devem ter percebido, tem algumas receitinhas lights aqui que tento deixar a comidinha leve (e menos calóricas), menos...sem graça! Até porque comida light sempre tem a “fama” de comida sem graça, porque muitas vezes deixamos de acrescentar detalhes (tempeirinhos, etc...) E falando em tempeirinho, eu já falei para vocês que tenho uma mini horta aqui em casa?! É sim... moro em apartamento, mas nem por isso deixo de ter meus tempeirinhos que muito me ajudam na hora de deixar uma comidinha mais saborosa! Prometo depois tirar uma fotinha dela e enviar para vocês... !!Ficou um barato!!
Amanhã prometo que posto uma receitinha light bem gostosa por aqui! Hoje vamos curtir um pãozinho... Hummm!!


Essa receitinha peguei duma amiga minha, Marta.
Essa receita foi feita na máquina de pão. Tenho aquela da Britânia, essa daqui. Apesar de ser da Britânia, uma marca que já ouvi muitas gente insatisfeita, eu nunca tive problemas com a minha! Aliás, ela me deixa satisfeitissima, já que com ela possa fazer pão caseiro na hora que bem quiser, podendo até programar para o outro dia e ela faz sozinha...!


Mas não uma máquina de pão não é motivo para não fazer essa receita! Segue abaixo a receitinha no muque! rsrs
Pão de canela com gotas de chocolate
Ingredientes:

¼  xícara água
1 copo de leite
1 ovo
3 copos de farinha de trigo
3 colheres de açúcar mascavo
2 colheres de açúcar branco
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento seco para pão (não é daquele de bolo não viu!)
2 colheres de manteiga
¾  de copo de gotas de chocolate (coloquei no olhômetro!)
*Passe as gotas de chocolate na farinha de trigo, como se tivesse empanando elas, para que ao colocá-las no pão, elas não desçam e fiquem bem distribuídas.

Coloque os ingredientes na cuba da máquina sempre todos os líquidos e depois os sólidos (menos as gotas de chocolate!). Deixando a farinha de trigo por último. Com uma colher faça uma “covinha” e coloque o fermento em pó.
Selecionei o ciclo massa e deixei batendo. Dura 1 hora e meia ela batendo. Dai nesse tempo você deixa ela ligada e pode fazer suas coisinhas!  Quando terminar de bater, acrescente as gotas de chocolate e ponha numa fôrma de pão untada com margarina e enfarinhada , retirando sempre o excesso de farinha (aquelas fôrmas retangulares , tipo bolo inglês, sabe?!). Pré- aqueça o forno por uns 10 minutos e coloque o pão lá. Deixe assar por uns 40 minutos ou até enfiar um palito e ele sair limpo. Com o pão ainda quente, pincele com margarina em cima e polvilhe com um pouco de açúcar e canela. Fica perfeito !!! Não tenho máquina de pão... como eu faço?!
É só colocar numa tigela todos os ingredientes, menos as gotas de chocolate e o fermento. Dissolva o fermento em ½ xícara de água morna e coloque na massa. Amasse bem até ficar homogênea. Caso seja necessário, acrescente um pouco da farinha de trigo aos poucos até acertar o ponto (não acrescente muito senão o pão fica duro!). Coloque num armário fechado (uso muito meus armários de cozinha para isso, são perfeitos!) para que a massa fique abafada e em lugar escuro. Deixe crescer por 1 hora. Não cubra com um pano, como já ouvi falar várias vezes. Por experiência própria, quando o pão começa a crescer, acaba batendo no pano de prato e murchar. Dai vai ficar “solado”e duro...Ou seja, perdeu a massa.
Então, depois desse período de 1 hora, adicione as gotas de chocolate a massa e misture bem até ficar homogênea. Deixe descansar na tigela novamente por mais 30 minutos. Depois desse tempo,  abra a massa com um rolo de abrir numa superfície com farinha de trigo (uso a mesa da cozinha mesmo!) e modele o formato do pão que desejar. Pode ser bolinhas, mini pãezinhos, pães grandes, enfim, use sua criatividade!!
E ai ? Gostaram dessa receitinha? Muita gente diz que pão é difícil, mas não acho... dá um pouquinho de trabalho, mas compensa viu... ah se compensa !!!
Caso tenham alguma dúvida, por favor é só falar...

Beijocas !!

Um comentário:

  1. Maria Tereza, cheguei agora ao seu blog e de cara vi a receita acima, pão de canela! Amooo e nunca tinha pensado em fazer em casa, até ver seu post! Parabéns pelo blog, já estou seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.